Camisetas com frete grátis

Educação :: Crítica


O primeiro amor é sempre avassalador. No cinema, é sempre um tema com várias nuances a serem exploradas. Seja o namorinho inocente entre duas crianças (“Meu Primeiro Amor”, de 1991), seja com um toque de fantasia e simbologia (“Peixe Grande”, de 2003), seja em sua forma platônica (“O Profissional, de 1994) ou da forma tradicional (“Diários de Uma Paixão”, 2004). No último ano, um dos títulos mais comentados pelos Oscar-Buzzers do mundo virtual era justamente um que tratava deste tema – ou melhor, falava sobre o famigerado “coming of age”, também um assunto bastante recorrente em obras Hollywoodianas.

Estou falando sobre o filme britânico “Educação” (An Education, 2009), dirigido pela dinamarquesa Lone Scherfig, e indicado a 3 categorias no Oscar deste ano, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para a então desconhecida Carey Mulligan. Mulligan interpreta Jenny, uma menina de 16 anos (detalhe: a atriz tinha 23 ao fazer o papel) que se prepara para estudar na prestigiosa universidade de Oxford, quando se apaixona por um homem bem mais velho.

David (Peter Saarsgard) e Jenny se encontram por uma felicidade do acaso, em meio à chuva, logo no início da película. Há um encantamento mútuo – Jenny se deslumbra com David, tão diferente dos rapazes da sua idade; e ele pensa o mesmo em relação a ela, uma verdadeira raridade mesmo entre as mulheres mais velhas, uma menina que se adora música, artes plásticas e cinema, especialmente quando são oriundos da França. O grande obstáculo para que o amor se concretize seria, em teoria, o conservador pai de Jenny, Jack (Alfred Molina em um brilhante desempenho).

Jenny vai, então, recebendo a educação que nunca teve (e que nunca teria) na escola, deixando seus professores e a diretora da instituição (uma pequena participação da sempre ótima Emma Thompson) de cabelos em pé.

“Educação” foi roteirizado por Nick Hornby, um autor literário que eu particularmente amo, e é baseado nas memórias de Lynn Barber. É um belo filme, muito bem cuidado nos aspectos técnicos (trilha sonora, edição, e principalmente figurinos e direção de arte), mas cuja grande atração é mesmo o elenco. Emma Thompson ótima com o pouco tempo que lhe foi dado, Saarsgard está competente como de costume, e temos uma rápida aparição de Sally Hawkins (de “Simplesmente Feliz”), interpretando uma personagem-chave na história.

Mas o filme pertence mesmo a dois atores. Alfred Molina foi injustamente esquecido pela Academia por seu emocionante trabalho como o pai de Jenny. Stanley Tucci merecia uma indicação há tempos, mas seu trabalho em todo “Um Olhar do Paraíso” não chega a 10% do que Molina fez em uma única cena (um diálogo especialmente marcante com a personagem de Carey).

E falando em Carey, que revelação! A menina dá conta do recado lindamente ao conseguir nos envolver no mundo de sua personagem. Poucas vezes vi uma atriz jovem fazer isso. Nos últimos 5 anos, pelo menos, pouquíssimas conseguiram. É um daqueles momentos mágicos onde você assiste ao filme e pensa: “nasce uma estrela”. Talvez por isso, e não pela semelhança física (que neste filme existe, de fato), que choveram comparações com a eterna diva Audrey Hepburn, em seu primeiro grande filme, “A Princesa e o Plebeu”. Não sou muito fã deste tipo de comparação, ainda mais quando vem dos próprios críticos de cinema. Isso é sinônimo de pressão para que Carey siga essa linha “Audrey” de agora em diante. E é por isso que eu espero que ela recuse o papel de Eliza Doolittle, no remake de “My Fair Lady”.

Mas algo me diz que, independente do que ela faça no futuro, vamos ouvir falar bastante de Carey Mulligan...

Texto da colaboradora Camila Henriques - @scarlettdubois

Trailer e ficha técnica de Educação

Educação :: Crítica é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO