Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes com Alec Guinness


A lista de quinta desta semana (atrasada, por sinal) é uma homenagem a um dos maiores atores de todos os tempos. Um cara que simplesmente não vi interpretando um papel ruim: Sir Alec Guinness.

Já conhecia Guinness por ter passado a infância assistindo Star Wars, mas foi quando comecei a buscar bons filmes antigos que me espantei com o fato dele estar em vários deles, sempre com personagens importantes, sempre atuando com maestria.

Sou fã de Sir Alec Guinness, a quem reconheço só de ouvir a voz. Segue uma pequena (minúscula, na verdade) lista de películas imperdíveis em que ele atuou. Não é, em hipótese alguma, uma lista do melhores filmes, mas sem dúvida são obras que todos devem assistir:

O Quinteto da Morte (The Ladykillers, de Alexander Mackendrick, 1955) - Cinco ladrões querem usar a casa de uma senhora como "base" para um assalto, disfarçados de músicos. Quando ela está a ponto de descobrir o plano, eles decidem matá-la, mas as coisas nem sempre saem como se espera. O filme teve uma refilmagem bem fraca, dos Irmãos Coen, em 2004. Difícil repetir a química do elenco original, que tem Alec como líder

A Ponte do Rio Kwai (The Bridge on the River Kwai, de David Lean, 1957) - Um dos grandes filmes de todos os tempos. Os japoneses obrigam um grupo de soldados ingleses, prisioneiros de guerra, a construírem uma ponte importantíssima para as tropas nipônicas. Enquanto conspiram para sabotar os planos, os ingleses tentam sobreviver sob a guarda de um oficial muito cruel. A melhor atuação que vi de Guinness.

Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, de David Lean, 1962) - Mais um filmaço de David Lean. Conta a história de Lawrence, oficial inglês que acaba se tornando essencial na unificação das tribos árabes na luta contra os turcos, durante a Primeira Guerra Mundial. Guinness, ótimo como sempre, acaba ficando em segundo plano, com a atuação extremamente marcante de Peter O'Toole.


Assassinato por Morte (Murder by Death, de Robert Moore, 1976) - Uma sátira aos livros de detetive, onde incontáveis reviravoltas sempre "enganam" leitores desavisados. Um grupo composto pelos maiores detetives do mundo (cada um deles semelhante a algum detetive literário) é levado a um casarão onde terão que descobrir quem é o responsável por um assassinato que ainda não aconteceu. O filme rende muitas risadas e Alec está impagável como Jamesir Bensonmum, o mordomo cego da mansão.

Guerra nas Estrelas: Episódio 4 - Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV - A New Hope, de George Lucas, 1977) - O grande nome do primeiro filme da saga Star Wars, Alec Guinnes foi o escalado para dar credibilidade ao projeto de Lucas. Encarna perfeitamente o mestre sábio, que tenta passar seu conhecimento para um novo discípulo. Apesar de ter uma participação relativamente pequena na história, recebeu sua quarta de cinco indicações ao Oscar (venceu uma vez, por A Ponte do Rio Kwai) e acabou ficando eternizado na cabeça de toda uma geração como o grande cavaleiro Jedi.

Em uma carreira longa e espetacular como a de Alec Guinness, com certeza tive que deixar uma série de ótimos filmes de fora. Qual vocês incluiriam aqui?



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO