Camisetas com frete grátis

Programa Casé – O Que a Gente Não Inventa, Não Existe (2010) - Trailer



Programa Casé – O Que a Gente Não Inventa, Não Existe

Direção: Estevão Ciavatta

Roteiro: Estevão Ciavatta

Elenco: Adhemar Casé / Braguinha / Dorival Caymmi / Orlando Silva / Nássara / Almirante / Carmem Miranda / Sílvio Caldas / Noel Rosa / Ciro Monteiro / Roquette Pinto.

Imagens:




Sinopse:

A história do rádio e sua ligação com a música popular brasileira por meio da trajetória de Adhemar Casé (avô de Regina Casé), responsável pelo primeiro programa comercial do país, em 1932. O pernambucano Casé abriu os caminhos do showbiz nacional com seu programa dominical. O próprio Casé é o narrador, guiando o espectador pela década de 1930 - quando inventou o primeiro jingle, o contrato de exclusividade e transmitiu a primeira novela -, até os primeiros passos da TV nos anos 1950.

Machete (2010) - Trailer

Machete era só um trailer de "mentirinha" que passava antes da sessão de Grindhouse - Planeta Terror, de Robert Rodriguez, de um filme B com a seguinte trama rocambolesca: um empresário evil (Jeff Fahey, o Lapidus do Lost) contrata um mexicano ilegal chamado Machete (Danny Trejo) para matar um senador, sem saber que este é, na verdade, um agente federal. Traído, o assustador mexicano quer justiça.

O trailer era incrível e eu, particularmente, achei melhor do que o filme em si (que também gostei). Confiram:



Acontece que ele fez tanto sucesso que Robert Rodriguez decidiu lançar realmente o filme.

Confira abaixo o primeiro trailer verdadeiro de Machete, que estreiará nos USA em setembro. Atenção para o elenco, que é um caso à parte:



Atualização em 23/07/10:

Confira o trailer proibido para menores, com muita violência e nudez:



Atualização em 30/08/2010:

Mais um trailer proibido para menores. Várias decapitações e headshots. Assista por sua conta e risco:



Machete

Direção: Ethan Maniquis / Robert Rodriguez

Roteiro: Álvaro Rodríguez / Robert Rodriguez

Elenco: Danny Trejo / Michelle Rodriguez / Jessica Alba / Robert De Niro / Lindsay Lohan / Cheech Marin / Jeff Fahey / Steven Seagal / Don Johnson / Electra Avellan / Elise Avellan

Imagens:



Machete (2010) - Trailer é um post original do blog dos Grandes Filmes.

[REC] 2 - Possuídos (2009) - Trailer


[Rec] 2

Direção: Jaume Balagueró / Paco Plaza

Roteiro: Jaume Balagueró / Manu Díez / Paco Plaza

Elenco: Manuela Velasco / Ferran Terraza / Pablo Rosso / Javier Botet / Àlex Batllori / Jonathan Mellor / Claudia Font / Ariel Casas

Imagens:


Sinopse:

Já faz quinze minutos que as autoridades perderam o contato com as pessoas trancadas dentro do prédio sob quarentena. Ninguém sabe o que se passa lá dentro. Do lado de fora, o caos...
Uma unidade da SWAT entra no interior da casa para monitorar a situação e descobrir o que está acontecendo. Uma tarefa aparentemente fácil e rápida. Mas todo mundo sabe. As vezes as aparências enganam...

[REC] 2 - Possuídos (2009) - Trailer é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Karate Kid traz de volta os anos 80 :: Crítica

Refilmagem da trilogia de grande sucesso dos anos 80:Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), Karatê Kid – A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid – O Desafio Final (1989). Os três trouxeram os personagens lendários: Daniel Larusso (Ralph Macchio) e seu mestre Senhor Miyagi (Pat Morita).

Quem, com mais de 25 anos hoje, não lembra ou já não tentou imitar na sua infância o famoso "golpe da garça"?

No filme de 2010, o personagem principal é Dre Parker (Jaden Smith, filho de Will Smith), que se muda para a China com sua mãe Sherry Parker (Taraji P. Henson), por questões profissionais. Dre viaja contrariado e já no país oriental se acha completamente perdido na linguagem, sofrendo um grande choque cultural. Ao se envolver em uma briga com um garoto local e seu grupo de amigos, por fazer amizade com Mei Yinj (Han Wenwen), passa a ser perseguido e ameaçado pelos meninos.

No meio de uma surra, Dre acaba “ganhando” um professor de kung fu: Sr. Han (Jackie Chan), que é conhecido por “o homem da manutenção”. Um sujeito calado, estranho e com um grande conflito emocional.

O filme tem muitas cenas divertidas e engraçadas, a maioria vindas da espontaneidade de Jaden Smith. Também temos cenas de forte emoção, como a do carro do Sr. Han, que termina em um treinamento que aparece apenas em sombras. Simplesmente linda!

Jaden Smith não compromete como protagonista e consegue mostrar boas nuances nas interpretações e mudanças de humor, além de ser uma simpatia. Já Taraji P. Henson infelizmente não tem espaço para desenvolver sua personagem e acaba não dizendo a que veio, diferentemente do que ocorreu em “O Curioso Caso de Benjamin Button”, onde foi indicada ao Oscar.

A trilha composta por James Horner (de Titanic e Avatar) é inspiradora e muito adequada às paisagens e treinamentos. A fita custou cerca de US$ 40 milhões e foi dirigida pelo holandês Harald Zwart (de Agente Teen e A Pantera Cor de Rosa).

Karate Kid traz, sim, a nostalgia e a magia dos anos 80 de volta.

Texto do colaborador Luciano Silva Rocha - @lucianosrocha

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme de Karate Kid

Curta o Curta: Pica-Pau - Momentos musicais de Chopin, de Dick Lundy (1946)

Como falei via twitter, nesta semana vou fazer um post duplo do Curta o Curta.

O motivo para isto foi eu ter achado este cartoon no youtube, na semana passada, quando procurava Vincent.

Apesar de ele ter concorrido ao Oscar de Melhor Curta / Cartoon em 1947, não dá para dizer que Momentos Musicais de Chopin é um curta-metragem, é "apenas" mais um desenho feito para a televisão, por isso estou postanto o mesmo com um bônus.

Poucos desenhos marcaram tanto minha infância quanto este. Claro que eu era fã do Pica-Pau no geral, mas nenhum outro episódio deixou tantas memórias quanto o cavalo bêbado cambaleando, botando fogo no celeiro, enquanto tentava acender seu charuto.

Bons tempos em que a criança aprendia a gostar de Chopin enquanto assistia às loucuras do Pica-Pau, não é mesmo?





Woody Woodpecker - Musical Moments from Chopin

Direção: Dick Lundy

Roteiro: Ben Hardaway / Milt Schaffer

Produzido e criado por: Walter Lantz

CURTA O CURTA: veja todos os curtas publicados

Imagens:


Sinopse:

Andy Panda está tocando a Polonaise de Chopin em um celeiro. Pica-pau chega e decide se juntar a ele, com outro piano. O concerto acaba quando um cavalo alcoolizado começa um incêndio ao tentar acender o charuto com o lampião que ilumina o lugar.

Curta o Curta: Pai e Filha, de Michael Dudok de Wit (2000)




Father and Daughter

Direção: Michael Dudok de Wit

Roteiro: Michael Dudok de Wit

CURTA O CURTA: veja todos os curtas publicados

Imagens:


Sinopse:

Uma pequena garota chega com o pai, de bicicleta, à beira de um rio e o vê indo embora. Ano após ano, ela vai àquele mesmo lugar, sempre esperando pela sua volta.

A passagem do tempo pode ser sentida pelas folhas, o vento e o movimento quase constante das rodas da bicicleta, que são acompanhadas pela trilha sonora que se repete. Enquanto isso, o traço simples e melancólico transmite uma inevitável sensação de perda.

Esta animação de Michael Dudok de Wit foi premiada com o Oscar de Curta de Animação de 2001, além de vencer uma série de outros prêmios importantes: Anima Mundi 2001, Annecy 2001, BAFTA 2001, BAA 2002, Cartoon Forum 2001, Cinanima 2000, Clermont-Ferrand 2001, Cracow 2001, Dresden 2001, Hiroshima 2002, Nederlands 2001, Odense 2001, Ottawa 2000, World Animation 2001 e Zagreb 2002.

Infelizmente o site do Michael Dudok de Wit está em construção.

Estréias da semana - 27/08/2010

Seis filmes entram em cartaz nos cinemas brasileiros hoje, dia 27/08.

Para começar, temos Karate Kid, de Harald Zwart, livremente inspirado no clássico adolescente dos anos 80. Estrelado por Jaden Smith e Jackie Chan, conta a história de um menino americano que se muda para a China e passa a sofrer bullying, tendo que aprender Kung Fu para se defender.

Também entra em cartaz Par Perfeito, de Robert Luketic, mais um filme desta nova moda de Hollywood de fazer comédias românticas de ação. Ashton Kutcher e Katherine Heigl em "mais do mesmo".

5x Favela - Agora Por Nós Mesmos é um elogiado projeto nacional, onde temos 5 curtas filmados em diferentes favelas do Rio de janeiro. Roteirizado e dirigido por vários realizadores, parece ser uma boa pedida.

Os cariocas poderão conferir também o nacional Bellini e o Demônio, de Marcelo Galvão. Baseado no livro do titã Toni Bellotto, é a continuação de Bellini e a Esfinge.

Enquanto isso, os paulistas terão a estreia e outro nacional, Fluidos, de Alexandre Carvalho, onde três histórias distintas se desenrolam na tela.

Para encerrar, Quando Me Apaixono, de Helen Hunt, entra em cartaz no Rio de Janeiro. Ele estreou na capital paulista no começo do mês. O mais bizarro é que o filme está chegando aos cinemas com 3 anos de atraso e já está sendo exibido no Tele Cine.

Clique nos cartazes para assistir aos trailers e deixe comentários:


Karate Kid
Harald Zwart


Bellini e o Demônio
Marcelo Galvão
No Rio de Janeiro


5x Favela - Agora Por Nós Mesmos
Vários diretores


Par Perfeito
Robert Luketic


Fluidos
Alexandre Carvalho
Em São Paulo


Quando Me Apaixono
Helen Hunt
No Rio de Janeiro


Estréias da semana - 27/08/2010 é um post original do blog dos Grandes Filmes.

5x Favela - Agora Por Nós Mesmos (2010) - Trailer



5x Favela - Agora Por Nós Mesmos

Direção: Cacau Amaral / Cadu Barcelos / Luciana Bezerra / Manaira Carneiro / Rodrigo Felha / Wagner Novais / Luciano Vidigal

Elenco: João Carlos Artigos / Flavio Bauraqui / Zózimo Bulbul / Vitor Carvalho / Hugo Carvana / Samuel de Assis / Edyr de Castro / Jayme del Cueto / Fátima Domingues / Gregório Duvivier

Imagens:


Sinopse:

5x Favela, Agora por Nós Mesmos é formado por cinco histórias independentes entre si, cômicas e trágicas, que refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores das favelas e fogem dos estereótipos violentos que costumam se perpetuar na representação da vida nas comunidades.


Listas de Quinta: Filmes Mais Aguardados de Setembro

Não temos muitos lançamentos programados para setembro de 2010. Seguem alguns filmes que chegarão aos cinemas no mês que vem, que penso que vale a pena destacar.

O italiano Baaria – A Porta do Vento, de Giuseppe Tornatore, deve finalmente chegar às salas brasileiras. Foi indicado ao Globo de Ouro de filme em língua estrangeira e parece ser bem interessante. Ele já estava entre os mais aguardados de agosto mas, para variar, a estreia foi adiada.

Assim como O Refúgio, de François Ozon, que também devia ter saído neste mês, mas ficou para setembro. Gosto dos filmes de Ozon, sempre com muita confusão entre fantasia e realidade.

Temos ainda outro francês: As Múmias do Faraó, do conhecido diretor Luc Besson. O filme é baseado na história em quadrinhos da personagem Adèle Blanc-Sec.

Do Reino Unido, temos Nanny McPhee e As Lições Mágicas, de Susanna White, a segunda aventura da babá mais feia que já apareceu no cinema. As crianças devem adorar.

Os Coletores, de Miguel Sapochnik, é uma ficção científica onde as pessoas podem comprar órgãos artificiais para receberem em transplantes. Com Jude Law, Forest Whitaker e Alice Braga, ele chamou minha atenção. É um dos que pretendo conferir.

Para quem gosta da série Resident Evil, chega ao cinema mais uma aventura estrelada pela Milla Jovovich, Resident Evil 4: Recomeço, dirigido por Paul W. S. Anderson.

Finalizando, temos Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme, de Oliver Stone. O filme é uma continuação tardia de Wall Street, de 1987. Espero que marque o retorno de Stone aos bons filmes, já que é muito chato ver o diretor babando ovo para Hugo Chávez.


Baaria - A Porta do Vento
Giuseppe Tornatore
10/09


O Refúgio
François Ozon
10/09


Nanny McPhee e As Lições Mágicas
Susanna White
17/09



Os Coletores
Miguel Sapochnik
17/09


Resident Evil 4: Recomeço
Paul W.S. Anderson
17/09


Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme
Oliver Stone
24/09


As Múmias do Faraó
Luc Besson
24/09

Esqueci de algum filme? Deixe comentários.

Bellini e o Demônio (2008) - Trailer



Bellini e o Demônio

Direção: Marcelo Galvão

Roteiro: Marcelo Galvão (baseado em Toni Bellotto)

Elenco: Fábio Assunção / Rosane Mulholland / Marilia Gabriela / Caroline Abras / Luiza Curvo / Nill Marcondes / Christiano Cochrane / Beto Coville / Jack Militello

Imagens:


Sinopse:

Enquanto Bellini (Fábio Assunção) toma conta do escritório de uma amiga, o detetive é contratado por uma pessoa misteriosa que deseja que ele encontre um manuscrito perdido por Dashiell Hammett. Segundo ela, os escritos revelam uma série de crimes brutais que ocorrem ao longo dos anos. Ao mesmo tempo, a jornalista Gala (Rosanne Mulholland), que já teve um caso com Bellini, investiga a morte de uma garota brutalmente assassinada no banheiro de um colégio de classe média. Ela e Bellini acabam se reencontrando e passam a trabalhar juntos na busca do manuscrito.


Bellini e o Demônio (2008) - Trailer é um post original do blog dos Grandes Filmes.

A melancolia de Mary e Max :: Crítica

Em 2004, Adam Elliot ganhou o Oscar de melhor curta de animação com Harvie Krumpet, vencendo a ovelha saltitante da Pixar e o esquilo maluco da Era do Gelo. Cinco anos depois, o cineasta lança este Mary & Max, uma animação incrível feita inteiramente com massinha.

Mary é uma garota deslocada, meio feiosa, gordinha, com uma mancha na testa. A vida sem amigos, em uma escola da Austrália, não é muito interessante. Em casa, as coisas não são melhores, já que sua mãe alcoólatra adora depreciá-la, enquanto o pai trabalha dia após dia em uma fábrica, operando a máquina de colocar corda em saquinhos de chá.

Movida por dúvidas que ninguém  responde, um dia Mary resolve mandar uma carta para um endereço aleatório, pego na lista de Nova York que ela achou na agência de Correios. É assim que ela passa a se comunicar com Max.

Max Horovitz é um homem bem estranho, obeso, com crises de ansiedade, que não consegue se relacionar e é avesso a qualquer novidade. Ao receber a carta de Mary, primeiro ele teve uma de suas crises, depois decide responder à menina. Talvez essa seja a primeira amizade de sua longa e triste vida.

Assistimos a história destes “pen pals” por décadas, com todas as suas agruras. O mundo de Mary, na Austrália, é mostrado em tons marrons, dando uma impressão de algo velho e ultrapassado, que ficou para trás no tempo. Já as cenas de Max são todas em preto e branco, como sua vida. A exceção fica por conta dos itens que um envia ao outro, como latas de leite condensado, pompons, chocolates, entre outras coisas. Este detalhe das cores, demonstrando um mundo invadindo o outro, foi o que mais ficou marcado na minha mente.

A animação não me parece para crianças. Trata de temas difíceis de serem entendidos até mesmo por adultos. Ainda assim, não é difícil que os pequenos se encantem com a técnica de stop motion.

O filme é cativante mas, por vezes, dá um soco no nosso estômago: bulling, depressão, alcoolismo, sexualidade, homossexualismo, ódio, amor, suicídio e morte são apenas alguns dos muitos assuntos que vêm à tona através das cartas de Mary e Max, muitas vezes sem que haja qualquer desenvolvimento. Nem tudo precisa ser explicado.

As vozes da Mary adulta e de Max são feitas por Toni Collette (Sexto Sentido e Little Miss Sunshine) e Philip Seymour Hoffman (Dragão Vermelho e Capote), atores conhecidos por darem preferência a personagens estranhos e desajustados.

Espanta-me que Mary & Max tenha sido ignorado pelas principais premiações. Foi, para mim, uma das grandes animações de 2009 e já tem um lugar reservado na minha filmoteca.

Assista o mais rápido que puder.

Veja o trailer e a ficha técnica de Mary & Max


A melancolia de Mary e Max :: Crítica é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Karate Kid (2010) - Trailer






Karate Kid

Direção: Harald Zwart

Roteiro: Christopher Murphey (baseado em Robert Mark Kamen)

Elenco: Jaden Smith / Jackie Chan / Taraji P. Henson / Wenwen Han / Rongguang Yu / Zhensu Wu / Zhiheng Wang / Zhenwei Wang

Imagens:



Sinopse:

No filme Karate Kid, da Columbia Pictures, Dre Parker (Jaden Smith), um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu Cheng torne-se seu inimigo. Sem amigos numa nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Dre que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.

Karate Kid (2010) - Trailer é um post original do blog dos Grandes Filmes.

A vida de Chico Xavier :: Crítica

Filme baseado na biografia "As Muitas Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior. Tenta nos dar um apanhado do que foi a vida do mais famoso médium brasileiro, que completaria 100 anos em 2010. Tenta... talvez, dependendo do ponto de vista, até consegue, mas de forma muito superficial.


Orlando (Tony Ramos) é o diretor de um famoso programa de TV da década de 70, onde Chico Xavier estava participando da sabatina dos convidados. Enquanto Chico responde às perguntas e conta suas histórias, o filme se desenvolve em flashbacks.

O problema é que Orlando não convence como personagem, assim como a maioria, tirando os atores Ângelo Antônio (Chico Xavier na juventude) e Nélson Xavier (Chico Xavier mais velho), este muito semelhante fisicamente com o Chico real. Os dois conseguiram passar o que sempre pudemos observar de Chico: serenidade, sinceridade e carisma.

Destaque também para a reconstituição de época, o figurino e a montagem, onde o filme não segue linha cronológica.

O espírito que seguiu Chico Xavier, Emmanuel (André Dias), foi outro ponto fraco do filme, já que não teve grandes cenas, emoções e revelações importantes para a trama.

Independente da religião que seguem muitas pessoas admiram Chico Xavier, não como espírita e sim como um grande ser humano. Nem isso o filme conseguiu retratar com maior emoção ou fidelidade, pois tentou mostrar tudo sobre a vida dele e se perdeu em um vazio que não enfatizou nada em especial.

As sessões espíritas, que deveriam ser um dos pontos altos do filme, são mostradas em poucas cenas que não convencem e não passam a ideia maior do protagonista. Assim como suas obras de caridade também não são mostradas com maior fidelidade e desenvoltura.

Em dado momento do filme Chico Xavier (Ângelo Antônio) diz: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.".

Fica a mensagem...

Texto do colaborador Luciano Silva Rocha - @lucianosrocha

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme de Chico Xavier


A vida de Chico Xavier :: Crítica é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Par Perfeito, de Robert Luketic (2010)



Killers

Direção: Robert Luketic

Roteiro: Bob DeRosa / Ted Griffin

Elenco: Ashton Kutcher / Katherine Heigl / Tom Selleck / Catherine O'Hara / Katheryn Winnick / Kevin Sussman / Lisa Ann Walter / Casey Wilson

Imagens:



Sinopse

Jen (Katherine Heigl), conhece o homem perfeito. Seu nome é Spencer (Ashton Kutcher), ele é bonitão, educado e inteligente. Mas o que Jen não sabe, é que Spencer ganha a vida como matador de aluguel, contratado pelo governo. Eles vivem o casamento dos sonhos até que em uma bela manhã, o casal descobre que Spencer é o alvo de um golpe milionário. O que parecia ser um Par Perfeito transforma -se num jogo de vida ou morte, enquanto eles tentam lidar com sogros, sogras, casamento, manter as aparências e ainda sobreviver.


Par Perfeito, de Robert Luketic (2010) é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Curta o Curta: Vincent, de Tim Burton



Atenção: Existem pequenos erros na legenda, como no nome do escritor Edgar Allan Poe.


Vincent

Direção: Tim Burton

Roteiro: Tim Burton

Narração: Vincent Price

CURTA O CURTA: veja todos os curtas publicados

Imagens:


Vincent, de Tim Burton

Vincent, de Tim BurtonVincent, de Tim Burton

Sinopse:

Vincent Malloy é um garoto de 7 anos que sonha em ser Vincent Price, o que faz com que ele se perca em devaneios aterrorizantes e isto pode lhe causar problemas com sua mãe.

O filme é em forma de um poema, escrito por Tim Burton, e narrado pelo próprio Vincent Price.

Fonte: Wikipedia

Não deixem de acessar The Tim Burton Official Website. É bem interessante!


Curta o Curta: Vincent, de Tim Burton é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Estréias da semana - 20/08/2010

Cinco filmes entram em cartaz nos cinemas brasileiros hoje, dia 20/08.

Temos O Último Mestre do Ar, de M. Night Shyamalan, que vem cercado de expectativa, já que anda difícil do diretor emplacar algo de bom ultimamente. O problema é que as críticas internacionais foram altamente destrutivas e os comentários do público não foram melhores. Pelo jeito...

Outro filme que entra em cartaz é Coco Chanel & Igor Stravinsky, filme francês que gira em torno do romance da estilista e do músico. Pelo trailer, o filme é cheio de cenas tórridas.

A Epidemia, de Breck Eisner, é uma adaptação da obra de George A. Romero, O Exército do Extermínio. Assisti na SP Terror e a história começa bem legal, mas tem o problema de ser pessimamente protagonizado por Timothy Olyphant e Radha Mitchell, casal que não consegue segurar o filme. Se você já assistiu, deixe comentários falando o que achou.

Algumas capitais poderão conferir a estreia de Marco Ricca na direção com Cabeça A Prêmio, que está sendo bem recebido pela crítica. O filme conta com Alice Braga, a mais internacional das atrizes brasileiras. Pelos comentários, deve valer uma conferida. Pretendo assistir.

Para finalizar, chega aos cinemas Um Doce Olhar, filme turco que venceu o Urso de Ouro de 2010. Uma história de poucos diálogos, sobre um garoto que espera a volta de seu pai apicultor, que entrou na floresta e desapareceu. Outro que pretendo assistir.

Clique nos cartazes para assistir aos trailers e deixe comentários:




O Último Mestre do Ar
M. Night Shyamalan


Coco Chanel & Igor Stravinsky
Jan Kounen


A Epidemia
Breck Eisner



Cabeça a Prêmio
Marco Ricca
Em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campo Grande

Um Doce Olhar
Semih Kaplanoglu



Estréias da semana - 20/08/2010 é um post original do blog dos Grandes Filmes.

Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca (2009)



Cabeça a Prêmio

Direção: Marco Ricca

Roteiro: Felipe Braga / Marco Ricca

Elenco: Alice Braga / Ana Braga / Cássio Gabus Mendes / Daniel Hendler / Eduardo Moscovis / Otávio Muller / Fúlvio Stefanini

Imagens





Sinopse

Miro e Abílio são poderosos pecuaristas do Mato Grosso do Sul envolvidos com tráfico de drogas. Denis é o piloto responsável por atravessar os tóxicos pela fronteira, que começa a ter um caso com a filha de Miro.

Listas de Quinta: 6 Filmes de Alfred Hitchcock

A Lista de Quinta desta semana já foi muito pedida via twitter: filmes imperdíveis de Alfred Hitchcock.

O diretor ficou conhecido como "O Mestre do Suspense" devido às suas incontáveis tramas que explodiam a cabeça das plateias no cinema.

Minha primeira lembrança de Hitchcock são os episódios do seriado Alfred Hitchcock Apresenta, que passavam no SBT, se não me engano. Eram contos de suspense, às vezes até horror, que tinham o diretor como apresentador. O que eu não sabia é que eram imagens de arquivo, já que a versão que passava aqui era a de 1985. Hitchcock morreu em 1980.

Claro que fica difícil escolher alguns poucos filmes na longa filmografia dele, mas listo aqui seis obras que todos devem assistir:


Rebecca - A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940) - Uma humilde garota se casa com um rico viúvo, vivido por Laurence Olivier. Ao se mudar para o casarão do noivo, ela se depara com a forte presença da falecida primeira esposa de seu novo amor.

Além do atormentado marido, que parece não ter esquecido de sua antiga mulher, ela tem que lidar também com a governanta da casa, que é obcecada pela memória da ex-patroa e faz de tudo para lembrá-la que aquele não é seu lugar.

Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) – James Stewart vive um fotógrafo que se acidentou ao tentar tirar a fotografia perfeita. Como não consegue sair do apartamento por estar com a perna engessada, passa o dia fotografando os vários vizinhos do prédio de trás do seu.

Tudo se complica quando ele pensa ter visto um desses vizinhos matando a esposa. Apesar da incerteza, ele tenta convencer as pessoas de que aconteceu um crime naquele prédio, ao mesmo tempo que usa os poucos recursos que tem para tentar resolvê-lo.

Destaque para Grace Kelly, como a namorada do protagonista, no auge de sua beleza. Junto com Vertigo, meu filme preferido do diretor.

Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) – James Stewart também estrela Um Corpo Que Cai, na pele de um investigador que sofre de vertigem após ficar pendurado em um prédio e ver seu parceiro morrendo na queda.

Sem conseguir trabalhar, ele é contratado por um rico empresário que teme que sua mulher possa cometer suicídio, pois se diz possuída pelo espírito de uma antepassada que era incrivelmente parecida com ela.

Enquanto se envolve na vida da estranha garota, o detetive tem que enfrentar seus próprios medos, com consequências que podem ser desastrosas para todos.

Intriga Internacional (North by Northwest , 1959) – Publicitário (Cary Grant) é confundido com um agente secreto e acaba envolvido em uma complicada trama de espionagem. Acusado de assassinato, ele deve fugir tanto da polícia quanto de perigosos agentes de uma organização criminosa, enquanto tenta provar sua inocência.

Considerado um dos melhores filmes do diretor, mescla com perfeição suspense e ação.

Psicose (Psycho, 1960) – Ao dar um desfalque na empresa em que trabalha, uma secretária (Janet Leigh) acaba indo parar no Bates Motel, um hotel de beira de estrada administrado por Norman Bates (Anthony Perkins) e sua velha mãe doente. É no Bates Motel que acontece uma das cenas mais famosas e copiadas da história do cinema, a “cena da banheira”.

Com Psicose, Hitchcock inova ao não permitir que os espectadores entrem no cinema no meio da sessão, o que era comum na época. Além disso, poucos diretores teriam a coragem de matar a suposta mocinha antes da metade do filme.

Norman Bates é, ainda hoje, um dos vilões mais assustadores da história do cinema.

Os Pássaros (The Byrds, 1963) – Quando chega à tranquila cidade de Bodega Bay, a mimada Melanie (Tippi Hedren) não sabe que está prestes a testemunhar um dos maiores terrores de sua vida: os pássaros do lugar, sem qualquer explicação, vão se tornando mais e mais agressivos, atacando a todos os moradores de maneira implacável.

Hitchcock consegue, com maestria, transformar até insossas gaivotas em um instrumento de medo e horror. Muita gente critica o final, mas eu acho que é uma das sequências mais tensas da história.

Deixem comentários falando quais seus filmes preferidos do Mestre do Suspense.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO