Camisetas com frete grátis

Volta ao Mundo em 80 Filmes: Tangerines (Estônia)


No ano passado, assisti a filmes de 28 países diferentes. Há algumas semanas, tive essa ideia para aumentar o número de países em 2015 e, ao mesmo tempo, voltar a atualizar o blog: assistir e resenhar obras de 80 países diferentes. Como um Phileas Fogg, que apostou com seus amigos ingleses que conseguiria dar a volta ao mundo em 80 dias, apostei comigo mesmo que posso dar a "volta ao mundo em 80 filmes". Será que consigo, até o final do ano, ver pelo menos um filme de 80 países diferentes e escrever sobre eles?

Não sei se o blog ainda tem algum leitor, mas espero que quem acompanhar minha jornada possa se entreter e pegar dicas sobre bons filmes do cinema mundial. Apertem os cintos, pois vamos começar nossa viagem indo direto para a Estônia (errr...  mais ou menos isso), um dos países bálticos, colado ali na Rússia.

Poster de Tangerines (Mandariinid)


Tangerines (Mandariinid) é um filme de 2013, do diretor Zaza Urushadze. Sua trama se passa durante a Guerra da Abecásia, em 1992, em uma pequena vila de estonianos que moravam na região próxima da fronteira entre a Geórgia e a Rússia. Com a explosão da guerra, quase todos os estonianos fugiram de volta para o seu país, mas dois deles ficaram para colher suas tangerinas, já que não queriam perder o trabalho que tiveram deixando tudo para trás.

Depois de um tiroteio na frente de suas propriedades, os estonianos acabam salvando dois soldados, um checheno (separatista) e um georgiano, trazendo os dois para dentro da casa e cuidando de seus ferimentos, um em cada quarto. À medida que eles melhoram, as animosidades começam a aumentar, ao mesmo tempo em que a preocupação dos dois moradores da vila cresce, pois eles temem não conseguir colher todas as tangerinas.

O filme fala de uma maneira bem poética sobre a estupidez da guerra. O ódio anônimo dos combates, onde um grupo de soldados atira em inimigos desconhecidos, perde todo o sentido quando dois deles, feridos, se ofendem em volta de uma mesa, tomando café da manhã, um sabendo o nome do outro. Eles prometem a seu salvador que não irão se matar enquanto estiverem dentro da casa, mas ficam se ameaçando toda vez que se encontram na sala. Mas será que a diferença de raça, nacionalidade e/ou religião é suficiente para alimentar o ódio de dois indivíduos que passam a conviver e se conhecer como pessoas?

A estupidez da guerra em Tangerines (Mandariinid)


A obra foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro 2015 de filme estrangeiro, além de ganhar prêmios em diversos festivais ao redor do mundo.

Gostei muito de Tangerines, um filme de roteiro enxuto, sem furos e com um final digno e sem concessões. Não percam a chance de assisti-lo. A volta ao mundo começou bem.

PS. Apenas uma pequena explicação, Tangerines é uma coprodução entre a Estônia e a Geórgia e se passa em uma vila da Geórgia, mas foi indicado aos prêmios pela Estônia. Além disso, conta principalmente o drama de dois estonianos e a maioria das suas falas é em estoniano, por isso resolvi considerá-lo como um filme estoniano. Por fim, já tenho um filme georgiano incrível para indicar para vocês, mas isso fica para outra viagem.


Tangerines (Mandariinid) - Protagonista calado e humano


TANGERINES

Título original: Mandariinid

Direção: Zaza Urushadze

Roteiro: Zaza Urushadze

Atores principais: Lembit Ulfsak, Elmo Nüganen, Giorgi Nakashidze e Misha Meskhi

Falado em: estoniano, russo e georgiano




VOLTA AO MUNDO EM OITENTA FILMES

1 país visitado: Estônia




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO