Camisetas com frete grátis

Yojimbo - O Guarda-Costas (Japão) - Volta ao Mundo em 80 Filmes


A segunda parada em nossa volta pelo mundo é uma viagem pelo espaço-tempo. Vamos para o Japão, no ano de 1860, acompanhar a história de um ronin que quer se aproveitar da guerra entre duas gangues rivais para ganhar dinheiro fácil.

Yojimbo - O Guarda-Costas é um dos melhores filmes do grande diretor japonês Akira Kurosawa. Kurosawa inspirou vários cineastas ocidentais, a partir dos anos 60 e 70, servindo de referência para faroestes, ficções científicas e até animações (como em Vida de Inseto).

Yojimbo - O Guarda-Costas, de Akira Kurosawa


Yojimbo conta a história de Sanjuro, vivido brilhantemente por Toshiro Mifune, um samurai sem mestre que chega em uma pequena cidade do interior do Japão e encontra a mesma dividida em uma guerra. Dois senhores, cada um com sua gangue de samurais foras da lei, vivem nos cantos opostos dessa cidade, que contém apenas uma rua principal. Sanjuro se aloja no comércio de um assustado taberneiro e começa a enganar os dois chefes, oferecendo seus serviços hora para um, hora para o outro, sempre tentando arrancar mais dinheiro deles.

Apesar de parecer alguém sem nenhuma honra, vemos que Sanjuro (nome, aliás, inventado pelo samurai) é muito mais do que alguém que mata para quem pagar melhor. Ele é um personagem humano e que se importa com as poucas pessoas que vivem à margem daquela disputa.

Sanjuro tem apenas um inimigo à sua altura nessa guerra, Unosuke (Tatsuya Nakadai), o irmão mais novo de um dos chefes, que volta para a cidade trazendo um revólver. Como um samurai com uma espada poderia enfrentar alguém carregando uma arma de fogo?

Yojimbo - Katana vs revólver


O filme foi lançado em 1961 e ganhou uma versão faroeste não autorizada, dirigida por Sergio Leone, em 1964: Por Um Punhado de Dólares, estrelada por Clint Eastwood, que fazia o papel do "Homem Sem Nome". Assim que Por Um Punhado de Dólares foi lançado, Kurosawa exigiu uma reparação por parte de seus produtores, chegando a escrever que Leone tinha feito "um bom filme, mas é MEU filme". Depois de muita controvérsia, os italianos foram condenados a pagar US$ 100.000 de reparação para os produtores de Yojimbo.

A verdade é que mesmo que as duas obras tenham sido feitas a partir de uma mesma fonte: o livro Seara Vermelha, de Dashiell Hammett, não dá para Leone negar que diversas cenas de seu filme são muito parecidas com as de Yojimbo, não apenas a história.

Yojimbo - O Guarda-Costas é uma daquelas obras-primas do cinema. Quem gosta da sétima arte, não deve deixar de assistir.

Em 1962, Kurosawa filmou Sanjuro, que é uma ótima continuação para Yojimbo. Estrelado novamente por Mifune, Sanjuro conta uma nova história, independente do primeiro filme, mas em que o personagem pode ser facilmente reconhecido por suas atitudes.


Yojimbo - O guerreiro solitário


Para os fãs de Star Wars, algumas curiosidades. Muito se fala da influência de Kurosawa na saga de George Lucas. O capacete do Darth Vader, a forma como os jedis seguram seus sabres de luz, a influência de A Fortaleza Escondida na criação de R2-D2 e C-3PO, mas aqui em Yojimbo podemos reparar em três outras coisas:

1 - os cortes de cena, onde a nova vem se sobrepondo à anterior lateralmente (já vi gente reclamando disso em Star Wars);

2 - o emblema que Sanjuro tem em seu quimono, que me lembrou muito o símbolo do Império Galáctico;

3 - o principal vilão do filme usa uma arma de fogo contra os outros samurais, isso é tão "não civilizado"...

Será que são apenas coincidências?

Sanjuro e o emblema do Império Galáctico - Inspiração?


YOJIMBO - O GUARDA-COSTAS

Título original: Yôjinbô

Ano de lançamento: 1961

Diretor: Akira Kurosawa

Roteiro:  Akira Kurosawa e Ryûzô Kikushima

Atores principais: Toshirô Mifune, Eijirô Tôno e Tatsuya Nakadai

Falado em: japonês




VOLTA AO MUNDO EM OITENTA FILMES

2 países visitados: Estônia / Japão



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO