Camisetas com frete grátis

Onde moravam personagens de filmes e livros?


Quando estou assistindo a filmes ou lendo algum livro, fico imaginando se o lugar em que a história se passa realmente existe e, se existe, o que há hoje por lá. Pensando nisso resolvi selecionar alguns dos personagens que marcaram minha memória e procurar um pouco sobre os cenários que eram plano de fundo para esses enredos. Quer conhecê-los? Continue lendo e quem sabe alguns dos lugares que despertaram minha curiosidade não instigam a sua também..


Sherlock Holmes da BBC


Sherlock Holmes é um ícone da literatura britânica criado pelo autor Sir Arthur Conan Doyle. A história do investigador se passa entre o final do século XIX e começo do século XX. O primeiro livro foi publicado em meados de 1887 e levava o nome de Um Estudo em Vermelho. Os anos se passaram e outras edições das histórias de Holmes foram publicadas, assim como filmes e séries. Dono de uma personalidade forte, Sherlock resolve seus casos com  lógica, conhecimentos científicos e muita sagacidade, o que lhe rendeu uma uma verdadeira legião de fãs.

Conhecida por ser a casa do investigador, a famosa Baker Street 221b, localizada em Londres, na Inglaterra, é um endereço real e dá nome a estação de metrô da região.

O número da casa na vida real não é  221b, mas o 237-241. Aos curiosos sobre o personagem, vale a visitar o Sherlock Holmes Museum. O lugar tenta trazer todas as características de sua casa  e  escritório de forma muito fiel.

Muitos dos visitantes defendem que o Museu é para quem realmente lê os contos de Sherlock Holmes, pois cada item que está exposto por lá (e que serviram de referência para as aventuras do detetive) não acompanham explicações para que ainda é leigo. De qualquer forma, o lugar é incrível como ponto turístico e merece visitação.

É aberto diariamente e custa por volta de £ 8 (libras) para público adulto.

Romeu + Julieta


Romeu e Julieta - A famosa tragédia escrita por William Shakespeare entre os anos de 1591 e 1595. Todos conhecem a história de dois adolescentes proibidos de viver um romance, pela rixa que existia entre suas famílias.

O que não é de conhecimento da maioria, é que a peça possui diálogos do conto italiano “A trágica história de Romeu e Julieta” criado por Arthur Broke em 1562 e também algumas referências de “Palácio do Prazer” criado em 1582 por William Painter. A história inspirou muitos outros trabalhos, inclusive produções em Hollywood em adaptações, obras fieis e contos modernos.

Quem pretende visitar a Itália tem chance de conhecer a “Casa de Julieta” (ou Casa di Giullieta) localizada na cidade de Verona. Logo na entrada, os visitantes se deparam com o brasão da família ainda exposto. No endereço, há a cama usada para a gravação de algumas produções cinematográficas que remontam a história, além é claro, da encantadora  varanda onde Julieta e Romeu namoravam. É provável que ela tenha sido construída bem depois, apenas para dar mais veracidade à história. Trechos, fotos e outros objetos podem ser vistos por lá.

A casa fica aberta ao público de Segunda a Domingo e a entrada custa por volta de 8 euros.

Dom, com Maria Fernanda Cândido


Dom Casmurro - Bentinho e Capitu são personagens do romance Brasileiro Dom Casmurro, clássico escrito em 1899.

O livro fez parte das obras de realismo de Machado de Assis, as outras foram “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”.

A história é contada em primeira pessoa pelo personagem Bento Santiago (Bentinho). A ideia é mostrar sua vida desde o inicio da juventude até os dias em que começa a escrever o livro, na fase adulta. A personagem Capitu, com quem foi casado e de quem carregava um ciúmes incontrolável, é elemento chave na construção da história.

Bentinho viveu na Rua Riachuelo, próximo a região da Lapa no Rio de Janeiro. Segundo empresas de setor imobiliário, o local atrai turistas de todos os lugares não só porque é onde podemos encontrar os famosos Arcos da Lapa mas também pela referencia literária. A rua em si traz uma diversidade histórica incrível, seja sobre arquitetura, política, artes, etc.

Um aplicativo foi desenvolvido para que os lugares onde as obras de Machado de Assis foram retratadas sejam encontradas facilmente. Esse app se chama Rio de Machado, está disponível para dispositivos móveis (tablets, smartphones) e é gratuito.

Um Lugar Chamado Notting Hill


Um Lugar Chamado Hotting Hill - William Tracker ou Will é o personagem do filme Um lugar Chamado Notthing Hill.

O filme é britânico e foi lançado em 1999, dirigido por Roger Mitchell e escrito por Richard Curtis. Na história temos Will (Hugh Grant), dono de uma livraria especializada em guias de viagens, localizada no bairro de Notting Hill, em Londres, Inglaterra. Em sua loja, ele recebe a atriz americana Anna Scott (Julia Roberts) e, logo depois, o romance se inicia.

A grande referência do filme em se tratando de cenário, é a tal porta da casa de Will na cor azul. Ela está localizada na 280 Westbourne Park Road, na mesma região onde se passa o filme. A casa pertencia ao autor, mas foi vendida por aproximadamente 1,3 milhões de libras, na época do lançamento da comédia romântica.

Não é possível entrar no local, mas quem tem afinidade pelo filme e passou por Londres nos últimos tempos, certamente se lembrou de tirar uma foto da entrada com porta azul.

Se quiser ir além na visita, a livraria The Travel Bookshop também fica localizada em Notting Hill. A original fechou, mas há uma nova no local. As filmagens, no entanto, ocorreram na mesma região mas em outro endereço.

Se souber sobre os lugares dos seus títulos favoritos, compartilhe com a gente. É só comentar!



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO