Camisetas com frete grátis

A Origem: O melhor lançamento dos últimos tempos :: Crítica


Logo que as primeiras imagens de A Origem foram lançadas, as pessoas endoidaram. Foram meses de comentários, que foram crescendo em número conforme a data do lançamento ficava mais perto. Quando o filme saiu lá fora, as críticas e a recepção por parte do público foram muito boas, o que aumentou ainda mais a expectativa.

A Origem finalmente estreou no Brasil nesta sexta-feira e já dá para dizer que foi o melhor lançamento dos últimos tempos. Nenhum dos filmes lançados em 2010, até agora, consegue fazer frente a este misto de thriller com ficção científica, que tem tantos detalhes, tantas implicações, que é capaz de gerar horas de discussão.

A história gira em torno de um grupo de ladrões, liderados por Cobb (Leonardo DiCaprio) especializados em roubar segredos (pessoais ou industriais) dos sonhos de outras pessoas. Logo de início ficamos sabendo como é a técnica deles, enquanto somos apresentados aos personagens.

A Origem - O melhor preço

Apesar deles sempre extraírem informações dos sonhos, Saito (Ken Watanabe), um rico e influente empresário, quer que eles efetuem um serviço diferente: plantem uma ideia na cabeça do herdeiro da empresa rival à sua. Uma tarefa incrivelmente difícil e que pode sofrer todo o tipo de interferência no mundo dos sonhos. É essa a premissa que fará com que você mergulhe em cenários inacreditáveis, onde tudo é possível. Vamos entrando cada vez mais fundo no subconsciente da vítima, que deve ser enganada para que, ao acordar, pense que a tal ideia foi sua.

Sei que esta descrição beira o incompreensível, mas achei o filme bem menos complicado do que eu pensava no início. Muitas das coisas que poderiam atrapalhar no entendimento são explicadas pelos próprios personagens, mas sem nunca tornar o filme chato ou didático.

Christopher Nolan é daqueles diretores que sempre atraem a atenção da crítica e do público. Em sua curta carreira, criou obras do calibre de Amnésia e Batman – O Cavaleiro das Trevas, apenas para ficar nos meus favoritos, filmes que demonstram como ele consegue criar tramas envolventes, que não fazem concessões e que não tratam o público como um bando de imbecis. A Origem não foge dessa regra.

Quando a execução do plano começa, você não pode mais piscar. São vários detalhes na tela, com efeitos especiais sendo muito bem utilizados, fazendo com que nós nunca esqueçamos de que estamos em um mundo completamente diferente do nosso.

O elenco também foi bem escolhido, com atuações convincentes. Destaque para Joseph Gordon-Levitt (500 Dias Com Ela), Marion Cotillard (Piaf), além dos já citados Watanabe e DiCaprio. Temos também Ellen Page (Juno), Cillian Murphy (Batman), Tom Berenger (Platoon) e o grande Michael Caine, em uma curta participação.

Fui assistir no dia da estreia com vários seguidores do Grandes Filmes e depois ficamos um bom tempo discutindo tudo o que vimos na tela. Vale citar que as pessoas entenderam o final de maneira diferente e, ainda assim, todos gostaram do filme. Conversamos sobre vários pontos e uma das poucas críticas que ouvi foi sobre o excesso de explosões. Por outro lado, o que mais agradou a todos foram justamente as cenas em que os sonhos ficam “estranhos”: falta de gravidade, prédios se retorcendo, pontes surgindo do nada... Como eles decidem criar várias camadas de sonho dentro do sonho, o tempo começa a passar de maneira diferente para cada um dos ladrões, o que torna tudo ainda mais interessante. Enfim, não dá para descrever, tem que assistir.

A Origem é um grande filme e é daqueles que temos que ver mais de uma vez para “pegar” todos os detalhes. Depois disso, você ainda pode procurar centenas de informações e dicas pela internet. E com certeza vai querer fazer isso.

Altamente recomendado.

Trailer e ficha técnica de A Origem



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO