Camisetas com frete grátis

A Origem é a obra-prima de Nolan :: Crítica


O diretor e roteirista Christopher Nolan é o responsável pelos dois últimos filmes da franquia Batman, os melhores do homem-morcego. Além desses, ainda dirigiu Following, Insônia, o cultuadíssimo Amnésia e O Grande Truque.


A Origem, como todo bom filme de Nolan, explora o labirinto da mente humana. Dom Cobb – vivido eximiamente por Leonardo DiCaprio – invade os sonhos alheios e rouba informações. É como o filme se inicia, quando recebe uma proposta de Saito (Ken Watanabe) para fazer o trabalho contrário, inserir uma ideia no subconsciente de um terceiro (Cillian Murphy).

Escrever a sinopse foi simples, ao contrário do filme. A começar pelo gênero, pois é difícil classificá-lo somente em um. Eu o classificaria como thriller de ação psicológico. Algumas pessoas classificaram-no como drama, mas ele não sustenta o gênero.

A figura do anti-herói e a discussão iniciada em The Dark Knight é evidenciada com personagens imorais. Marion Cotillard é Mal, o fantasma de Cobb; seu talento a torna crível, exibindo a personalidade autodestrutiva e desequilibrada da mulher traída. O casting é brilhante: DiCaprio, Ellen Page, Tom Hardy e Pete Postlethwaite, além dos já familiarizados com a linguagem do diretor: Michael Caine, Cillian Murphy e Ken Watanabe. Temos também Joseph Gordon-Levitt – que supostamente será o próximo vilão do Batman, o Charada – e outros igualmente bem.


O pensamento é contínuo, segundo Cobb; partindo dessa premissa é possível traçar um paralelo com a trilha sonora. A música nos transporta às dimensões da mente, estando ausente em raríssimos momentos, e é um dos elementos fundamentais no filme. Criada pelo ganhador do Oscar Hans Zimmer, nos transporta ao psíquico das personagens. Hans se apossa de “Non je ne regrette rien” (Eu não me arrependo de nada) de Edith Piaf, que seria uma “deixa” que eles utilizam para os seus retornos à realidade, quando imersos nos sonhos.

A Origem - O melhor preço

O filme confunde, intriga e perturba o espectador. É montado como um quebra cabeça, que cria ilusões. Além disso, as sequências de ação acontecem continuamente e inesperadamente. Tratando-se de uma história que invade a mente humana podemos esperar muitas surpresas, inclusive tecnológicas. O longa é um espetáculo de efeitos visuais.

Li em muitos blogs a respeito da expectativa do longa ser premiado com o Oscar de melhor filme. Não sei se ele será indicado, mas acredito que nas categorias de melhor roteiro original, edição, trilha sonora, diretor, direção de arte, efeitos visuais e mixagem de som, ele seja um potencial ganhador.

A Origem é, por enquanto, a obra-prima de Christopher Nolan e o filme do ano.

Texto da colaboradora Thais Nepomuceno - @thaisNepo_

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme de A Origem




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO