Listas de Quinta: 7 filmes sobre perda de memória
Andrew Stanton, AriFolman, Christopher Nolan, DougLiman, Lee Unkrich, Lista, Listas de Quinta, Melhores Filmes, Michel Gondry, Peter Segal, Todd PhillipsAinda no embalo de A Origem, de Christopher Nolan, resolvi (re)assistir Amnésia, daí para esta Lista de Quinta foi um pulo.
Existem ótimos filmes, de todos os estilos, que se utilizam do tema da perda de memória. Segue aqui uma lista de filmes relativamente recentes (todos lançados depois do ano 2000) que giram em torno disso. Três deles estão entre os meus preferidos de todos os tempos: Amnésia, Procurando Nemo e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, além de uma menção honrosa ao incrível Valsa Com Bashir.
Mas chega de papo e vamos à lista de 7 filmes imperdíveis cujo tema é perda da memória.
Amnésia (Memento, Christopher Nolan, 2000) - Um homem sofre de perda de memória recente mas, mesmo assim, tenta resolver o assassinato de sua esposa. Para se lembrar dos fatos de seu dia-a-dia, faz uso de uma polaroide. Já os fatos sobre o crime estão tatuados em sua pele. O filme começa com um assassinato e depois vai todo sendo passado de trás para frente, nos dando a mesma impressão que o protagonista sente, já que nunca sabemos de antemão o que aconteceu para ele chegar até aquele ponto. Um dos meus filmes favoritos. Simplesmente espetacular.
A Identidade Bourne (The Bourne Identity, Doug Liman, 2002) - Um rapaz é retirado de alto-mar quase morto, com dois tiros nas costas. Quando retoma a consciência, ele não lembra quem é e como chegou até ali. Seguindo uma pista, ele parte atrás de sua própria identidade e acaba se envolvendo em uma complicada trama de espionagem e traição. Matt Damon dá show neste filme que conta com ótimas cenas de perseguição e fuga.
Procurando Nemo (Finding Nemo, Andrew Stanton e Lee Unkrich, 2003) – Quando o pequeno peixe-palhaço Nemo é capturado por um humano, seu pai Marlin parte em uma busca desesperada para encontrá-lo. No caminho, tromba com Dori, peixe que sofre de perda de memória recente e não consegue andar mais de dois minutos sem esquecer do que estava fazendo. Dori é, de longe, a personagem mais engraçada da trama. Curiosamente, apesar de seu problema, ela consegue decorar o endereço que estava na máscara de mergulho do pescador, sendo uma ajuda crucial para Marlin. Uma das melhores animações da Pixar.
Como Se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, Peter Segal, 2004) - Um biólogo mulherengo se apaixona por uma garota que, devido a uma batida de carro, não consegue mais reter nenhuma memória recente. Como a família dela prefere privá-la do sofrimento de conhecer sua própria tragédia, ela vive eternamente o mesmo dia. Assim, o rapaz tem que conquistá-la diariamente, usando a criatividade para gerar situações em que eles possam se apaixonar. O filme mostra que o Adam Sandler "contido" consegue resultados muito melhores. Não é espetacular, mas dá para se divertir.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, Michel Gondry, 2004) - Como conviver com todas aquelas lembranças desagradáveis que sobram no fim de um relacionamento? Graças à Lacuna Inc. você pode se livrar delas, em Brilho Eterno. E é isso que Joel (Jim Carey) resolve fazer ao descobrir que sua ex-namorada Clementine (Kate Winslet) também usou os serviços da empresa. Só que, no meio do processo, ele percebe que não pode apagá-la de sua memória e sua vida. Um filme incrível sobre lembranças (boas e ruins) e as implicações de não sabermos lidar com elas.
Valsa Com Bashir (Vals Im Bashir, Ari Folman, 2008) - Quando o cineasta israelense Ari Folman percebeu que praticamente não tinha lembranças do período em que lutou na Guerra do Líbano, partiu atrás de seus companheiros para tentar descobrir o que cada um lembrava do conflito. Esse apanhado de vários cacos de memória gerou Valsa com Bashir, uma espécie de documentário, em forma de animação, que mostra como a mente procura proteger a pessoa de memórias especialmente dolorosas. Uma animação para adultos, densa e marcante.
Se Beber, Não Case (The Hangover, Todd Phillips, 2009) – Esta comédia escrachada foi uma das grandes surpresas de 2009. Para quem esperava apenas mais um besteirol, Se Beber rendeu muita diversão. A história gira em torno de 3 amigos que perdem a memória depois de uma noite “selvagem” em Las Vegas, na despedida de solteiro de um quarto companheiro. Para piorar, eles não conseguem encontrar o noivo e têm que refazer seus passos, para tentar lembrar-se dos acontecimentos e, assim, achar o rapaz perdido, a fim de levá-lo de volta a tempo do casamento.
E você? Gosta de algum filme cujo tema é a perda da memória? Deixe seu comentário.
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |