Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 6 Filmes de Alfred Hitchcock


A Lista de Quinta desta semana já foi muito pedida via twitter: filmes imperdíveis de Alfred Hitchcock.

O diretor ficou conhecido como "O Mestre do Suspense" devido às suas incontáveis tramas que explodiam a cabeça das plateias no cinema.

Minha primeira lembrança de Hitchcock são os episódios do seriado Alfred Hitchcock Apresenta, que passavam no SBT, se não me engano. Eram contos de suspense, às vezes até horror, que tinham o diretor como apresentador. O que eu não sabia é que eram imagens de arquivo, já que a versão que passava aqui era a de 1985. Hitchcock morreu em 1980.

Claro que fica difícil escolher alguns poucos filmes na longa filmografia dele, mas listo aqui seis obras que todos devem assistir:


Rebecca - A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940) - Uma humilde garota se casa com um rico viúvo, vivido por Laurence Olivier. Ao se mudar para o casarão do noivo, ela se depara com a forte presença da falecida primeira esposa de seu novo amor.

Além do atormentado marido, que parece não ter esquecido de sua antiga mulher, ela tem que lidar também com a governanta da casa, que é obcecada pela memória da ex-patroa e faz de tudo para lembrá-la que aquele não é seu lugar.

Janela Indiscreta (Rear Window, 1954) – James Stewart vive um fotógrafo que se acidentou ao tentar tirar a fotografia perfeita. Como não consegue sair do apartamento por estar com a perna engessada, passa o dia fotografando os vários vizinhos do prédio de trás do seu.

Tudo se complica quando ele pensa ter visto um desses vizinhos matando a esposa. Apesar da incerteza, ele tenta convencer as pessoas de que aconteceu um crime naquele prédio, ao mesmo tempo que usa os poucos recursos que tem para tentar resolvê-lo.

Destaque para Grace Kelly, como a namorada do protagonista, no auge de sua beleza. Junto com Vertigo, meu filme preferido do diretor.

Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958) – James Stewart também estrela Um Corpo Que Cai, na pele de um investigador que sofre de vertigem após ficar pendurado em um prédio e ver seu parceiro morrendo na queda.

Sem conseguir trabalhar, ele é contratado por um rico empresário que teme que sua mulher possa cometer suicídio, pois se diz possuída pelo espírito de uma antepassada que era incrivelmente parecida com ela.

Enquanto se envolve na vida da estranha garota, o detetive tem que enfrentar seus próprios medos, com consequências que podem ser desastrosas para todos.

Intriga Internacional (North by Northwest , 1959) – Publicitário (Cary Grant) é confundido com um agente secreto e acaba envolvido em uma complicada trama de espionagem. Acusado de assassinato, ele deve fugir tanto da polícia quanto de perigosos agentes de uma organização criminosa, enquanto tenta provar sua inocência.

Considerado um dos melhores filmes do diretor, mescla com perfeição suspense e ação.

Psicose (Psycho, 1960) – Ao dar um desfalque na empresa em que trabalha, uma secretária (Janet Leigh) acaba indo parar no Bates Motel, um hotel de beira de estrada administrado por Norman Bates (Anthony Perkins) e sua velha mãe doente. É no Bates Motel que acontece uma das cenas mais famosas e copiadas da história do cinema, a “cena da banheira”.

Com Psicose, Hitchcock inova ao não permitir que os espectadores entrem no cinema no meio da sessão, o que era comum na época. Além disso, poucos diretores teriam a coragem de matar a suposta mocinha antes da metade do filme.

Norman Bates é, ainda hoje, um dos vilões mais assustadores da história do cinema.

Os Pássaros (The Byrds, 1963) – Quando chega à tranquila cidade de Bodega Bay, a mimada Melanie (Tippi Hedren) não sabe que está prestes a testemunhar um dos maiores terrores de sua vida: os pássaros do lugar, sem qualquer explicação, vão se tornando mais e mais agressivos, atacando a todos os moradores de maneira implacável.

Hitchcock consegue, com maestria, transformar até insossas gaivotas em um instrumento de medo e horror. Muita gente critica o final, mas eu acho que é uma das sequências mais tensas da história.

Deixem comentários falando quais seus filmes preferidos do Mestre do Suspense.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO