Karate Kid traz de volta os anos 80 :: Crítica
Colabore, Crítica, Harald Zwart, Jackie Chan, Jaden Smith, Pat Morita, Resenha, Texto, Trailer, Will SmithRefilmagem da trilogia de grande sucesso dos anos 80:Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984), Karatê Kid – A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid – O Desafio Final (1989). Os três trouxeram os personagens lendários: Daniel Larusso (Ralph Macchio) e seu mestre Senhor Miyagi (Pat Morita).
Quem, com mais de 25 anos hoje, não lembra ou já não tentou imitar na sua infância o famoso "golpe da garça"?
No filme de 2010, o personagem principal é Dre Parker (Jaden Smith, filho de Will Smith), que se muda para a China com sua mãe Sherry Parker (Taraji P. Henson), por questões profissionais. Dre viaja contrariado e já no país oriental se acha completamente perdido na linguagem, sofrendo um grande choque cultural. Ao se envolver em uma briga com um garoto local e seu grupo de amigos, por fazer amizade com Mei Yinj (Han Wenwen), passa a ser perseguido e ameaçado pelos meninos.
No meio de uma surra, Dre acaba “ganhando” um professor de kung fu: Sr. Han (Jackie Chan), que é conhecido por “o homem da manutenção”. Um sujeito calado, estranho e com um grande conflito emocional.
O filme tem muitas cenas divertidas e engraçadas, a maioria vindas da espontaneidade de Jaden Smith. Também temos cenas de forte emoção, como a do carro do Sr. Han, que termina em um treinamento que aparece apenas em sombras. Simplesmente linda!
Jaden Smith não compromete como protagonista e consegue mostrar boas nuances nas interpretações e mudanças de humor, além de ser uma simpatia. Já Taraji P. Henson infelizmente não tem espaço para desenvolver sua personagem e acaba não dizendo a que veio, diferentemente do que ocorreu em “O Curioso Caso de Benjamin Button”, onde foi indicada ao Oscar.
A trilha composta por James Horner (de Titanic e Avatar) é inspiradora e muito adequada às paisagens e treinamentos. A fita custou cerca de US$ 40 milhões e foi dirigida pelo holandês Harald Zwart (de Agente Teen e A Pantera Cor de Rosa).
Karate Kid traz, sim, a nostalgia e a magia dos anos 80 de volta.
Texto do colaborador Luciano Silva Rocha - @lucianosrocha
Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.
Veja o trailer e a ficha do filme de Karate Kid
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |