Camisetas com frete grátis

A vida de Chico Xavier :: Crítica


Filme baseado na biografia "As Muitas Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior. Tenta nos dar um apanhado do que foi a vida do mais famoso médium brasileiro, que completaria 100 anos em 2010. Tenta... talvez, dependendo do ponto de vista, até consegue, mas de forma muito superficial.


Orlando (Tony Ramos) é o diretor de um famoso programa de TV da década de 70, onde Chico Xavier estava participando da sabatina dos convidados. Enquanto Chico responde às perguntas e conta suas histórias, o filme se desenvolve em flashbacks.

O problema é que Orlando não convence como personagem, assim como a maioria, tirando os atores Ângelo Antônio (Chico Xavier na juventude) e Nélson Xavier (Chico Xavier mais velho), este muito semelhante fisicamente com o Chico real. Os dois conseguiram passar o que sempre pudemos observar de Chico: serenidade, sinceridade e carisma.

Destaque também para a reconstituição de época, o figurino e a montagem, onde o filme não segue linha cronológica.

O espírito que seguiu Chico Xavier, Emmanuel (André Dias), foi outro ponto fraco do filme, já que não teve grandes cenas, emoções e revelações importantes para a trama.

Independente da religião que seguem muitas pessoas admiram Chico Xavier, não como espírita e sim como um grande ser humano. Nem isso o filme conseguiu retratar com maior emoção ou fidelidade, pois tentou mostrar tudo sobre a vida dele e se perdeu em um vazio que não enfatizou nada em especial.

As sessões espíritas, que deveriam ser um dos pontos altos do filme, são mostradas em poucas cenas que não convencem e não passam a ideia maior do protagonista. Assim como suas obras de caridade também não são mostradas com maior fidelidade e desenvoltura.

Em dado momento do filme Chico Xavier (Ângelo Antônio) diz: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.".

Fica a mensagem...

Texto do colaborador Luciano Silva Rocha - @lucianosrocha

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme de Chico Xavier


A vida de Chico Xavier :: Crítica é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO