A vida de Chico Xavier :: Crítica
Chico Xavier, Colabore, Crítica, Daniel Filho, Resenha, Texto, Trailer
Filme baseado na biografia "As Muitas Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior. Tenta nos dar um apanhado do que foi a vida do mais famoso médium brasileiro, que completaria 100 anos em 2010. Tenta... talvez, dependendo do ponto de vista, até consegue, mas de forma muito superficial.
Orlando (Tony Ramos) é o diretor de um famoso programa de TV da década de 70, onde Chico Xavier estava participando da sabatina dos convidados. Enquanto Chico responde às perguntas e conta suas histórias, o filme se desenvolve em flashbacks.
O problema é que Orlando não convence como personagem, assim como a maioria, tirando os atores Ângelo Antônio (Chico Xavier na juventude) e Nélson Xavier (Chico Xavier mais velho), este muito semelhante fisicamente com o Chico real. Os dois conseguiram passar o que sempre pudemos observar de Chico: serenidade, sinceridade e carisma.
Destaque também para a reconstituição de época, o figurino e a montagem, onde o filme não segue linha cronológica.
O espírito que seguiu Chico Xavier, Emmanuel (André Dias), foi outro ponto fraco do filme, já que não teve grandes cenas, emoções e revelações importantes para a trama.
Independente da religião que seguem muitas pessoas admiram Chico Xavier, não como espírita e sim como um grande ser humano. Nem isso o filme conseguiu retratar com maior emoção ou fidelidade, pois tentou mostrar tudo sobre a vida dele e se perdeu em um vazio que não enfatizou nada em especial.
As sessões espíritas, que deveriam ser um dos pontos altos do filme, são mostradas em poucas cenas que não convencem e não passam a ideia maior do protagonista. Assim como suas obras de caridade também não são mostradas com maior fidelidade e desenvoltura.
Em dado momento do filme Chico Xavier (Ângelo Antônio) diz: "Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim.".
Fica a mensagem...
Texto do colaborador Luciano Silva Rocha - @lucianosrocha
Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.
Veja o trailer e a ficha do filme de Chico Xavier
![]() |
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |
|