Listas de Quinta: 8 filmes de terror com crianças
Alejandro Amenabar, FritzKiersch, JackClayton, Lista, Listas de Quinta, M Night Shyamalan, Melhores Filmes, Richard Donner, Stanley Kubrick, Tomas Alfredson, WilliamFriedkinO assunto da lista de quinta desta semana é bem específico: filmes de terror com crianças.
Este é um tipo de filme em que vira e mexe saem novas boas obras. Quando bem explorada, a figura de crianças estranhas, desajustadas ou malvadas consegue causar arrepios na platéia.
Segue uma lista de 8 filmes que têm crianças entre seus protagonistas e que estão entre os meus favoritos no gênero terror:
Os Inocentes (The Innocents, de Jack Clayton, 1961) – Uma governanta (Deborah Kerr) chega a um casarão onde deverá cuidar de duas crianças, filhas de um rico e ausente viúvo. Logo ela começa a perceber que existe algo muito sinistro na casa e que as crianças podem estar envolvidas. O filme não tem nenhuma cena explícita mas consegue criar um clima realmente assustador. Baseado no conto A Volta do Parafuso, de Henry James.
O Exorcista (The Exorcist, de William Friedkin, 1973) – Uma garota normal começa a apresentar transformações comportamentais e físicas, fazendo com que sua mãe comece a desconfiar de que ela está com algum tipo de possessão, o que a leva a procurar a ajuda da igreja. O filme tem muitas cenas inesquecíveis, como a do crucifixo e da garota flutuando. Baseado no livro de William Peter Blatty.
A Profecia (The Omen, de Richard Donner, 1976) – Estranhos acidentes cercam a vida de Damien, um garoto de 5 anos, filho de Robert Thorn, o embaixador americano em Londres (Gregory Peck). Um fotógrafo começa a investigar a vida de Damien e tenta convencer Robert de que existe algo muito errado com a criança.
O Iluminado (The Shining, de Stanley Kubrick, 1980) – Uma família se muda para um hotel que ficará todo o inverno isolado pela neve. Conforme o tempo passa, o pai (Jack Nicholson) começa a agir de maneira cada vez mais estranha, enquanto o filho de 5 anos passa a ter visões de duas irmãs mortas no hotel, entre outras coisas bizarras. Baseado no livro de Stephen King.
A Colheita Maldita (Children of the Corn, de Fritz Kiersch, 1984) – Casal chega a uma cidade, aparentemente abandonada, onde as crianças fazem parte de uma seita. Liderados por um pastor mirim chamado Isaac, o grupo passa a perseguir os forasteiros. Também baseado em conto de Stephen King.
O Sexto Sentido (The Sixty Sense, de M. Night Shyamalan, 1999) – Um renomado psiquiatra é baleado por um antigo paciente, que se suicida em seguida. Depois disso, ele emprega todo seu tempo para tentar tratar de um garoto (Haley Joel Osment) que possui sintomas idênticos ao do rapaz que se matou, negligenciando outros aspectos de sua vida. Conforme vai se aprofundando nos problemas do menino, descobre que existem muito mais coisas acontecendo do que ele podia imaginar. É impossível descrever a reação de quem assiste este filme pela primeira vez.
Os Outros (The Others, de Alejandro Amenábar, 2001) - Nicole Kidman mora em um casarão com seus dois filhos. Eles possuem uma rara doença que não permite que tomem sol, o que faz com que a casa esteja sempre iluminada apenas pela luz de lampiões. É neste clima soturno que os três começam a ser assombrados por seres invisíveis, além de desconfiarem que os novos empregados da casa também não são o que disseram ser. Lembrei de Os Inocentes na primeira vez que assisti.
Deixa Ela Entrar (Låt den rätte komma, de Tomas Alfredson, 2008) – Um menino que sofre “bullying” na escola conhece sua nova vizinha Eli (Lina Leandersson), uma garota misteriosa que na verdade é uma vampira. Apesar de ser um filme de terror, com cenas fortes de ataques e mortes, a trama tem uma forma toda delicada de tratar o laço criado entre o casal de crianças. Imperdível.
E estes são alguns dos meus filmes preferidos deste tema.
Deixem comentários dizendo quais as crianças que assustaram vocês no cinema.
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |