Camisetas com frete grátis

Uma Noite em 67 :: Crítica


Uma Noite em 67 marca a estreia da dupla de cineastas Renato Terra e Ricardo Calil e é um dos filmes que mostra o cinema brasileiro em sua melhor forma. O longa fala sobre o III Festival da Música, realizado em 67 pela TV Record, com imagens históricas dos jovens Caetano Veloso, Edu Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Rita Lee, Roberto Carlos, entre muitos outros.


O ano de 67 foi decisivo na música brasileira, quando introduziram as guitarras na MPB e se iniciaram as manifestações contra elas, quando germinou a semente da Tropicália, quando os Mutantes estavam começando a se tornar Mutantes… enfim, um período de mudanças.

Através de entrevistas e imagens dos artistas e também do próprio diretor da TV Record (que mostra um envolvimento paternal com o Festival), a dupla de cineastas conduz a plateia na ambientação do painel musical e político da época. Com os depoimentos incisivos e dubitáveis, o panorama é mostrado: uma luta pela identidade musical brasileira.

As cenas nos levam aos bastidores da música e do Festival, em que percebemos que os artistas tinham também suas inseguranças e receios. E também que até no Festival havia a manipulação da imagem dos artistas envolvidos.


A plateia era muito crítica, tendo a rebeldia em comum com a de hoje em dia. Podemos perceber também que os jovens Caetano, Gilberto e Chico (no auge dos seus 20 e poucos anos) tinham um engajamento político-cultural que fez mudar o pensamento artístico da época e que até hoje influencia a arte por aqui..

O longa é mais uma prova da qualitativa safra do cinema brasileiro, em especial os documentários. Seria uma boa pedida vê-los exibidos na escola, já que o seu uso na educação pode ser fundamental.

Texto da colaboradora Thais Nepomuceno - @thaisNepo_

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme de Uma Noite em 67










Uma Noite em 67 :: Crítica é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO