Top 12 filmes para o Natal
Chris Columbus, Frank Capra, Lista, Listas de Quinta, Melhores Filmes, Robert Zemeckis, Texto
Sabe aquela hora depois do almoço de Natal, em que está todo mundo de barriga tão cheia que não cabe nem mais uma uva passa? É a hora de assistir a um bom filme!
Segue uma lista de 12 filmes que irão deixar o seu dia 25 de dezembro muito mais divertido. Passe na locadora e prepare-se para o pós-ceia!
Animação:
Rudolph - A Rena do Nariz Vermelho (1964) – Clássico repetido à exaustão pelo SBT, nos anos 80. A Rena do Nariz Vermelho foi uma animação stop motion, produzida para a TV americana em um especial patrocinado pela General Electric. Conta a história de Rudolph, uma pequena rena que é humilhada pelos seus amiguinhos por ter o nariz vermelho. Quando o Natal é ameaçado devido a uma terrível tempestade de neve que impede o Papai Noel de entregar os presentes, Rudolph tem a chance de provar seu valor. Eu assistia todos os anos!
O Natal de Charlie Brown (1965) - Outra animação que sempre passava na TV, durante a minha infância. Charlie Brown se sente frustrado com a forma como as pessoas estão encarando o Natal. Ao procurar uma árvore para a peça escolar que está montando, o garoto pode finalmente encontrar o verdadeiro espírito natalino. Um dos grandes desenhos de todos os tempos. Imperdível!
O Conto de Natal do Mickey (1983) – Adaptação feita pela Disney de Um Conto de Natal de Charles Dickens. Scrooge (Tio Patinhas) é um velho avarento e infeliz que trata mal a todos à sua volta, além de tratar seu funcionário Cratchit (Mickey) como um escravo. Na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita dos três Espíritos do Natal, que vão lhe mostrar o que será de sua vida se não mudar sua atitude.
Clique aqui para ver O Conto de Natal do Mickey
O Estranho Mundo de Jack (1993) – Fábula imaginada por Tim Burton. Em O Estranho Mundo de Jack, um esqueleto morador da Cidade do Halloween se encanta com o Natal e decide tomar para si a responsabilidade por esta data tão festiva. Ao seqüestrar o Papai Noel para substituí-lo na entrega dos presentes, Jack acaba criando uma série de problemas que poderão destruir o Natal. Uma curiosidade: muita gente acha que a animação é dirigida por Tim Burton, o que está errado; seu diretor é Henry Sellick, que também dirigiu Coraline e O Mundo Secreto.
O Expresso Polar (2004) – Baseado no livro de Chris Van Allsburg, O Expresso Polar conta a história de um menino que não acredita mais em Papai Noel, mas acaba embarcando em uma viagem mágica, que tem por objetivo trazer de volta a magia do Natal para crianças incrédulas. Apesar de ser uma animação muito bonita e bem feita, dá para perceber que em 6 anos, as animações de seres humanos ficaram infinitamente melhores. Ainda assim, vale a pena ver.
Anos 80:
Gremlins (1984) - Este é um filme de Natal que subverte tudo. Em vez de uma história feliz e edificante, temos um presente que acaba gerando centenas (talvez milhares) de monstrinhos assassinos, prontos para devorar a tudo e a todos. Quando um garoto ganha um Mogwai de presente de Natal, não imagina o que acontecerá caso não siga as regras básicas de criação do bichinho: 1) nunca molhá-lo; 2) não expô-lo à luz forte; 3) nunca alimentá-lo depois da meia-noite. Filme que não é especificamente sobre o Natal, mas que diverte muito às crianças.
Santa Claus - A Verdadeira História do Papai Noel (1985) – Outro “clássico do SBT”, que passava em absolutamente todos os natais. Um duende (Dudley Moore) se sente desprestigiado pelo Papai Noel e acaba fugindo do Pólo Norte. No mundo “normal”, se junta a um empresário ganancioso e sem escrúpulos e é enganado por ele, colocando em risco a vida de diversas crianças no mundo todo.
Esqueceram de Mim (1990) – Ao sair em sua viagem de Natal, uma família com várias crianças “esquece” o filho mais novo em casa. Para piorar a situação, uma dupla de ladrões resolveu usar o feriado, onde diversas famílias viajam e deixam a casa vazia, para roubar todas as mansões da vizinhança, colocando a vida do pequeno Kevin (Macaulay Culkin, engraçadinho em um de seus primeiros papéis) em perigo. Ver o Macaulay escrotizando o Joe Pesci durante mais da metade do filme é bizarro, mas bem divertido.
Clássicos:
A Felicidade Não se Compra (1946) – Um verdadeiro “grande filme” de Frank Capra. Um candidato a anjo recebe a missão de salvar a vida de um empresário que acaba de ir à falência e pretende se suicidar na véspera de Natal. O homem (James Stewart) acha que é um fracassado cuja vida não faria falta a ninguém, mas o anjo mostra a ele todo o mal que aconteceria às várias pessoas à sua volta, caso ele deixe de existir. Um filme belíssimo e inesquecível.
O Milagre na Rua 34 (1947) – Um velho bondoso e barrigudo é contratado para ser o Papai Noel de uma grande loja em Nova Iorque. Ele contagia a todos, exceto sua chefe, com seu jeito gentil e verdadeiro, mas acaba sendo internado como louco ao insistir em afirmar que realmente é o Papai Noel. Quando um advogado tenta provar que ele não está maluco, apenas uma garota, a filha da chefe, parece acreditar nele.
Natal de mulherzinha: (Alarme de sarcasmo e ironia)
Simplesmente Amor (2003) – Uma comédia romântica saborosa, com diversas histórias de amor que se cruzam, na Inglaterra, às vésperas do Natal. Vários tipos de amor são mostrados no filme: primeiro amor, amor entre irmãos, entre pai e filho, platônico, arrebatador, etc. Tudo isso com ótimos atores e atrizes. Gosto muito deste!
Natal de macho: (Alarme de sarcasmo e ironia)
Duro de Matar (1988) – O policial John McClane acabou de chegar à festa de Natal da empresa em que sua esposa trabalha. O que ele não sabe é que o prédio está prestes a ser invadido por terroristas em busca de... Bem, isto não é importante. O importante é ver o Bruce Willis andando pelos tubos de ventilação do Nakatomi Plaza e acabando com os homens de Hansssss (um dos maiores vilões do cinema). Em toda festa de final de ano que eu vou, fico esperando ansiosamente por John McClane invadindo o local pela janela, estourando o vidro com uma metralhadora na mão... Sempre torna a festa mais divertida para mim!
E vocês? Quais os filmes que não podem faltar no seu dia de natal? Digam nos comentários!
![]() |
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |
|