Camisetas com frete grátis

Piores filmes de 2010 :: Retrospectiva 2010


Estamos chegando ao final de 2010 e nada como publicar uma bela lista daqueles filmes que fizeram as pessoas terem vontade de quebrar as poltronas do cinema e atirar os DVDs na parede.

Como de costume fiz a seguinte pergunta no twitter: Qual o pior filme que você assistiu em 2010?

Uma coisa é interessante se notar: são poucos os filmes citados mais de uma vez, o que demonstra que não houve nenhuma obra que tenha sido tão ruim a ponto de ser lembrada pela maioria das pessoas.

Toda lista de melhores e piores filmes é questionável, já que cada pessoa tem o seu gosto, mas tentei fazer um apanhado mais ou menos universal entre os filmes votados pelos seguidores do @GrandesFilmes. Confiram:


Top 5

Fúria de Titãs

Fúria de Titãs (Louis Leterrier) - A refilmagem do clássico de 1981 teve vários problemas. As atuações foram consideradas péssimas e o 3D, feito na pós-produção do filme, teve um resultado muito ruim, incluindo as famosas cenas em que as cabeças parecem estar fora do pescoço dos atores. Sem dúvida merece a honra de estar entre os piores.

A Caixa

A Caixa (Richard Kelly) – O diretor Richard Kelly, de Donnie Darko, tentou repetir o sucesso Cult do filme de 2001 em A Caixa, mas ao colocar Cameron Diaz e James Marsden nos papéis principais, acabou atraindo para o cinema um público que não tem muito a ver com este tipo de trama. A verdade é que o filme realmente é bem estranho e por vezes se perde no meio de tanta informação. Na minha opinião, ele não estaria na lista, mas várias pessoas votaram nele como o pior filme de 2010 e eu não poderia ignorá-lo.

O Último Mestre do Ar

O Último Mestre do Ar (M. Night Shyamalan) – O que aconteceu com Shyamalan? O Último Mestre do Ar é desinteressante e cansativo, recheado de diálogos bobos, mas pretensamente cheios de simbolismo. Foi um dos grandes micos do ano, já que custou US$ 150 milhões e arrecadou apenas US$ 133 milhões (nos EUA).

Segurança Nacional

Segurança Nacional (Roberto Carminati) - Outro que foi bem votado no twitter, apesar de poucas pessoas terem visto (quem viu não esquece). Segurança Nacional reúne tudo o que há de pior no cinema. Roteiro risível, atuações fracas e uma vontade ridícula de ser um filme de ação de padrões internacionais, o que definitivamente não é. Uma mostra de que nem sempre o problema do cinema nacional é a falta de dinheiro.

Leia a crítica de Segurança Nacional.

Marmaduke

Marmaduke (Tom Dey) – É raro um filme ser lançado e entrar direto nos “100 piores” do IMDb, mas essa versão live action de Marmaduke, o cartoon criado nos anos 50, conseguiu a façanha. Tudo é muito ruim, a começar pelo trailer. É um daqueles filmes infantis que parecem dizer o tempo todo: “não se preocupem com roteiro, as crianças engolem qualquer coisa”.


Trash

Existe um tipo de filme que não dá para levar a sério, cujos títulos parecem ser feitos para figurar nas listas “o melhor do pior”. Claro que nem todo mundo consegue reagir com bom humor depois de pagar 26 reais para entrar no cinema. Sendo assim, não podiam faltar na lista:

Piranha 3D

Piranha 3D (Alexandre Aja) – Uma releitura dos filmes trashs do final dos anos 70 e começo dos anos 80. Muita mulher peituda de biquíni, rapazes sarados e sangue. Daqui a 20 anos será exibido em convenções, como “clássico trash” dos anos 2010. É um daqueles casos de filme que é tão ruim que dá a volta...

A Centopéia Humana

A Centopéia Humana (Tom Six) – Bom, se você se propõe a assistir a um filme chamado A Centopéia Humana, não pode estar querendo um filme cabeça, não é? É um dos piores filmes de 2010 e, sem dúvida, foi feito para isto mesmo! Atingiu o objetivo em 100%! Mais um que vai entrar para a história.


Comédia

No quesito comédia, o ano foi bem fraco. Não lembro de ter visto nenhuma realmente divertida em 2010. Por estranho que possa parecer, os filmes de ação estão mais engraçados que as comédias. Veja algumas das piores de 2010:

Tiras em Apuros

Tiras em Apuros (Kevin Smith) – Em poucas palavras e repetindo a pergunta que fiz sobre o Shyamalan: O que aconteceu com o Kevin Smith? E Bruce Willis? E Tracy Morgan? Sem comentários...

Plano B

Plano B (Alan Poul) – Existe alguma coisa pior e mais clichê do que comédias românticas que começam com uma garota que não quer mais saber de relacionamentos? Sim. Comédias românticas com este roteiro, estreladas por Jennifer Lopez. Por mais carismática que ela seja, seus filmes são sempre iguais. Como bem disse o cartaz de Esquadrão Classe A: “Não existe plano B”...

O Caçador de Recompensas

Caçador de Recompensas (Andy Tennant) – Jennifer Aniston se especializou em comédias românticas sem graça. Em Caçador de Recompensas ela junta forças com Gerard Butler, que parece querer enveredar pelo mesmo caminho, para fazer um filme que beira o inacreditável. O melhor comentário a respeito foi feito pelo Omelete: “Quem diria que uma comédia pode ser também um filme-catástrofe”.

Os Vampiros Que Se Mordam

Os Vampiros Que Se Mordam (Jason Friedberg / Aaron Seltzer) – Mais um daqueles que passam uma hora e meia tirando sarro de outros filmes. Os Vampiros Que Se Mordam insiste em um gênero que, ano após ano, nos brinda com bobagens cada vez maiores. E ainda cai no principal problema que uma comédia pode ter: todas as cenas engraçadas estão no trailer.


Terror

O Último Exorcismo

O Último Exorcismo (Daniel Stamm) – O que dizer de um filme que coloca uma cena de ponta-cabeça no trailer e pinta ela de vermelho, para parecer mais assustador? O Último Exorcismo faz isso. O filme aposta no estilo “falso-documentário” e até que consegue criar um clima tenso, mas não consegue mantê-lo. O filme anda, anda e não chega a lugar nenhum. E o final... deixa para lá.

Atividade Paranormal 2

Atividade Paranormal 2 (Tod Williams) – Ao repetir o formato do primeiro filme em praticamente toda a segunda parte, os criadores da franquia deram um tiro n'água: não atraíram mais público e acabaram desagradando muita gente que tinha gostado do original. Resta saber o que nos espera com a terceira parte, já confirmada.

[REC] 2 - Possuídos

[REC] 2 - Possuídos (Jaume Balagueró / Paco Plaza) – REC tinha sido um dos filmes de terror mais interessantes dos últimos tempos. Só que tudo o que havia de legal no original se perde nesta continuação. O filme tem diversos problemas, como a entrada de novos personagens durante a trama, por exemplo, que não faz o menor sentido. Além disso, a explicação para a “doença” também não agrada. Será que teremos mais filmes?


E para você? Qual o pior filme de 2010? Deixe seu comentário e ajude aos outros leitores a passarem longe dessas bombas cinematográficas. Com certeza faltou muita coisa na lista, filme ruim é o que mais tem por aí.

Gostou do texto? Não esqueça de divulgá-lo no twitter.







Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO