Camisetas com frete grátis

Os 10 melhores filmes que vi na Mostra SP


Em virtude da proximidade da 33a. Mostra Internacional de Cinema de SP, resolvi fazer uma lista com os 10 filmes que assisti, desde 2003, quando comecei a frequentar o evento.

Vi mais de 80 filmes nestas 5 edições (desconsidero 2008, pois não vi nenhum filme). Grande parte deles bons.

Considero problemático fazer uma lista, pois depende muito do meu humor no momento da escolha dos filmes, mas posso dizer, sem dúvida, que os 4 primeiros filmes eu não mudaria, independente de qualquer coisa.

Confiram os 10 filmes, lembrando que só entram na lista filmes que vi DURANTE a Mostra. E comentem...



10 - Maria Cheia de Graça, de Joshua Marston (Colômbia / USA) - 28a. Mostra - 2004

Conta a história de Maria, uma bela jovem colombiana que acaba virando "mula" para conseguir dinheiro, a fim de criar o filho que está esperando.

Atuação marcande de Catalina Sandino Moreno. (+ informações)



9 - À Prova de Morte, de Quentin Tarantino (USA) - 31a. Mostra - 2007

Um velho dublê vaga pelas estradas, buscando garotas bonitas e indefesas para aterrorizar. Até que chega o momento da vingança.

Era a primeira que eu assitiria naquele dia e estava um trânsito terrível em São Paulo. Cheguei no Espaço Unibanco com as luzes apagadas e os créditos iniciais na tela. Tive que assistir o filme sentado no corredor, encostado no pilar, com mais uma dezena de pessoas. Inesquecível. (+ informações)



8 - A Retirada, de Amos Gitaï (Israel / Alemanha / Itália / França) - 31a. Mostra - 2007

Francesa de origem judaica tem que reencontrar com sua filha após a morte de seu pai. Entao, vai até Israel encontrá-la, justamente quando o governo está desocupando o alojamento em que a moça vive.

Filme extremamente interessante e com ótima atuação de Juliette Binoche. (+ informações)




7 - O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia (Brasil) - 30a. Mostra - 2006

Lourenço, dono de uma loja de penhores, é um sujeito amargo, que não gosta de ninguém. Ao se apaixonar pela bunda da garçonete de um boteco onde costuma lanchar, ele começa a repensar sua vida; enquanto isso, é atormentado pelo cheiro do ralo do banheiro de seu escritório, que está entupido.

Só por esta sinopse, o filme merecia estar no TOP 10. Para melhorar, Selton Mello que faz o Lourenço... (+ informações)



6 - XXY, de Lucía Puenzo (Argentina / Espanha / França) - 31a. Mostra - 2007

Alex é hermafrodita, mas foi criada como uma menina. Com a adolescência, a garota passa a questionar se é realmente uma garota ou um garoto.

Apesar do tema espinhoso, a diretora consegue fazer um filme extremamente belo. Temas como sexualidade, adolescência, amor, família e intolerância são tratados de maneira primorosa. (+ informações)



5 - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, de Cristian Mungiu (Romênia) - 31a. Mostra - 2007

Jovem tem que ajudar amiga que está grávida de 4 meses a abortar. Procedimento arriscado e proibido na velha Romênia, que vive o ocaso do comunismo.

Um filme forte e tenso, que fez tanto sucesso nesta Mostra que gerou briga na fila do cinema... Ele anda passando na HBO, fiquem de olho. (+ informações)



4 - Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson (USA) - 31a. Mostra - 2007

Três irmãos se reencontram em um trem que vai cruzar a Íncia, supostamente para realizar uma "busca espiritual". Enquanto diversas confusões vão acontecendo, os irmãos vão revivendo os dramas que envolveram o enterro de seu pai.

Diferente, como tudo o que Wes Anderson faz. Com um humor fino, o filme nos faz rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a jornada de suas personagens. Ótima atuação de Adrien Brody. (+ informações)



3 - Ninguém Pode Saber, de Hirokazu Kore-eda (Japão) - 28a. Mostra - 2004

Jovem mãe se muda com os 4 filhos (secretamente, já que disse ao proprietário que tinha apenas 1) para um apartamento. Depois de algum tempo, os abandona, deixando dinheiro para que eles sobrevivam.

O irmão mais velho, de cerca de 12 anos, toma conta dos demais, a princípio com sucesso. Conforme o dinheiro começa a faltar, porém, as coisas mudam e as crianças começam a sentir na pele o abandono.

Filme brilhante de Kore-eda, que fica ainda mais triste ao sabermos que a história é baseada em fatos reais. A figura infantil da mãe contrasta com a maturidade (até certo ponto), do filho mais velho. Imperdível e inesquecível. (+ informações)



2 - Dogville, de Lars Von Trier (Dinamarca / Suécia / Inglaterra / França) - 27a. Mostra - 2003

Durante a grande depressão, Grace é perseguida por bandidos e acaba chegando a Dogville. Acaba fazendo um trato com seus pobres moradores: enquanto eles a esconderem de seus perseguidores, ela trabalhará de graça para toda a cidade.

Conforme o tempo vai passando, a verdadeira face de cada morador de Dogville vai aparecendo e a garota passa a sofrer todo o tipo de abuso.

Filme de encerramento da primeira Mostra que fui. O filme não tem cenários, os atores trabalham em marcações no chão, que representam paredes, móveis e até o cachorro. Muita gente saiu na metade do filme. Eu achei excepcional, uma linguagem completamente diferente, algo que realmente eu não estava acostumado.

Se não tiver polêmica, não é Lars Von Trier, certo? (+ informações)


1 - As Invasões Bárbaras, de Denys Arcand (Canadá / França) - 27a. Mostra - 2003

Professor universitário descobre que está com câncer terminal e resolve acertar as contas com a família. Conforme a notícia se espalha, amigos que há muito não se viam voltam a se reunir para passar os últimos momentos com o protagonista.

O filme é uma continuação, 16 anos depois, de O Declínio do Império Americano, reunindo novamente o mesmo elenco. Apesar do primeiro filme ser bem interessante, a continuação é infinitamente melhor.

Não só é o melhor filme que já assisti em uma Mostra, como, certamente, é um dos melhores que já vi em toda minha vida. Muita gente saiu chorando da sessão, muita mesmo...

A maior ironia, com relação a esta lista, é que este também foi o PRIMEIRO filme que assisti em uma Mostra, até hoje não conseguiram superá-lo. (+ informações)


*****

E esta foi minha lista. Algumas escolhas são bem óbvias, outras nem tanto, inclusive para mim. Deixei de fora ótimos filmes que adorei ter assistido, entre eles: Os Educadores, Alila, Ouro Carmim, Questão de Imagem, Whisky, El Viento, 3 Irmãos de Sangue, Desejo Perigo, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias e Casa das Belas Adormecidas.




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO