Francesa, de Souad El-Bouhati (2008) :: Crítica
2008, Crítica, Drama, FaridaKhelfa, HafsiaHerzi, MaherKamoun, Mostra SP, Mostra SP 2009, Resenha, SihameSani, SouadElBouhati, TextoFrançaise
Direção: Souad El-Bouhati
Roteiro: Souad El-Bouhati
Elenco: Hafsia Herzi / Maher Kamoun / Farida Khelfa / Sihame Sani
Sinopse:
Sofia, menina nascida na França de pais vindos do norte da África, vive uma infância feliz em uma cidade do subúrbio francês. Um dia, seu pai sente saudades de casa, e ela se vê de repente morando em uma fazenda no Marrocos. Com apenas dez anos, promete a si mesma que vai fazer todas as provas para poder voltar a morar na França quando fizer 18. A vida, no entanto, sempre destrói seus planos.
Opinião
Francesa é um daqueles filmes que não causam grandes reações, nem para o bem, nem para o mal.
Conta a história de Sofia, uma menina francesa cujos pais, marroquinos, são obrigados a voltar para a África, devido à falta de emprego na França.
10 anos depois, Sofia é uma bonita garota prestes a se formar e que tem apenas uma idéia: mudar para a França novamente, contrariando a vontade da família.
O filme poderia ter explorado mais a fundo a questão de Sofia se sentir uma estrangeira no Marrocos, ao contrário do restante de sua família. Apesar dela achar todas as pessoas de sua relação "provincianas" e consequentemente ser taxada (com uma certa razão) de esnobe, este conflito só aparece uma vez, em uma discussão dela com sua melhor amiga, de longe a melhor cena do longa.
No final, fica a impressão de que faltou algo.
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |