Todos Os Outros, de Maren Ade (2009) :: Crítica
2009, BirgitMinichmayr, Crítica, Drama, HansJochenWagner, LarsEidinger, MarenAde, Mostra SP, Mostra SP 2009, NicoleMarischka, Resenha, Romance, TextoAlle Anderen
Direção: Maren Ade
Roteiro: Maren Ade
Elenco: Birgit Minichmayr / Lars Eidinger / Hans-Jochen Wagner / Nicole Marischka
Sinopse:
Chris e Gitti estão em um aparente idílio amoroso durante férias na Sardenha. Porém, em meio às brincadeiras, rituais íntimos e hábitos fúteis, esconde-se uma tensão. Cheia de entusiasmo, ela não teme expressar seu amor por Chris, enquanto ele é mais reservado em relação à exposição de sua vida pessoal e profissional, demonstrando certa insegurança. Numa tola tentativa de viver perigosamente, Chris começa a revelar seu gênio voluntarioso, querendo mostrar à namorada quem domina a relação. Com isso, a confiança que ela tinha por ele sofre um duro golpe. Gitti tenta se conformar com o novo comportamento de Chris, mas o que começara como uma experiência lúdica logo se transforma numa luta contra sua própria personalidade. Enquanto ele se afirma como o mais forte da relação, ela começa a perder a cabeça.
Opinião:
O premiado Todos os Outros era uma das minhas apostas para a Mostra deste ano.
Ao contar uma história aparentemente fútil, a estada de um casal de namorados em uma mansão na beira da praia, a diretora Maren Ade consegue criar muita tensão.
No começo do filme, Gitti se mostra ativa e parece dominar o relacionamento, já Chris parece fraco e hesitante. Porém, conforme outras pessoas vão entrando na trama, o rapaz começa a se impor, e Gitti, pouco a pouco, vai ficando à sombra do namorado.
Essa mudança ocorre tão lentamente, que quando nos damos conta, o filme parece virado ao contrário. A chegada de um casal de amigos de Chris, um homem extremamente chato e inconveniente e uma garota bonita e deslumbrada, que está grávida de poucos meses, acaba agravando o conflito entre os protagonistas.
O ritmo do filme é lento, e por vezes chega a ficar bem arrastado, mas o resultado final é bem interessante.
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |