Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee (2009) :: Crítica
2009, AngLee, Comédia, Crítica, DemetriMartin, EdwardHibbert, ElliotTiber, EmileHirsch, HenryGoodman, ImeldaStaunton, JamesSchamus, Mostra SP, Mostra SP 2009, Musical, Resenha, SoniaTeichberg, Texto, TrailerUpdate: trailer legendado:
Taking Woodstock
Direção: Ang Lee
Roteiro: James Schamus (baseado em Elliot Tiber / Tom Monte)
Elenco: Henry Goodman / Edward Hibbert / Imelda Staunton / Sonia Teichberg / Demetri Martin / Emile Hirsch
Sinopse:
Elliot trabalha como designer de interiores em Nova York. Ele está empolgado com o movimento dos direitos gays, mas ao mesmo tempo está preso ao negócio da família - o El Monaco, um hotel decadente que acumula dívidas. No verão de 1969, Elliot volta ao hotel para evitar que seja tomado pelo banco. Quando descobre que um festival de música e artes que aconteceria numa cidade vizinha à dele perdeu a licença para a realização, entra em contato com o produtor Michael Lang, vislumbrando no evento a salvação do hotel. Rapidamente, a equipe do festival de Woodstock muda-se para o El Monaco, e meio milhão de pessoas se dirige à fazenda vizinha ao hotel para "três dias de paz e música em White Lake".
Opinião:
Depois de ter visto Desejo e Perigo, me tornei fã de Ang Lee. E é claro que um filme sobre Woodstock sempre vai atrair a minha atenção, a princípio porque é impossível a trilha sonora não ser boa. E foi neste espírito que entrei no cinema para assistir Aconteceu em Woodstock, na Mostra de Cinema.
O filme começa e, logo, todos estão dando muita risada. Ótimas tiradas a respeito da vida pacata e sem futuro de Elliot, um rapaz que voltou da cidade grande para ajudar os pais, vão dando à história um ar divertido que eu não esperaria ver em uma obra de Ang Lee.
O casal de velhos está prestes a perder sua pousada decadente, devido à não possibilidade de pagar a hipoteca.
Enquanto isso, Elliot tem a autorização para organizar um pequeno festival musical na cidade. E é aí que ele vê a notícia que o Festival de Woodstock foi expulso de onde seria realizado, devido à bagunça que poderia gerar. Elliot tem a brilhante idéia de oferecer a cidade aos organizadores.
É claro que um evento desses começa a atrair um bando de malucos, cada vez maior conforme o tempo vai passando, e o rapaz tem que lidar com a ira dos moradores locais.
Assim, vamos acompanhando toda a montagem de Woodstock, e a chegada das pessoas àquele que seria o evento mais marcante de todos os tempos. Apesar de vários pequenos dramas aparecerem na história (guerra, homossexualidade, conflitos familiares), tudo é mostrado com muita leveza e bom humor.
Além de Elliot, interpretado por Demetri Martin, os destaques ficam com Imelda Staunton e Emile Hirsch. A ótima Imelda faz a mãe, uma mulher mal humorada e avarenta, total contraponto ao protagonista. Já Emile, conhecido por seus papéis em Milk e Na Natureza Selvagem, interpreta um amigo que acabou de voltar da guerra e não consegue se encaixar na sociedade.
Aconteceu em Woodstock é um dos grandes filmes de 2009.
Mais informações sobre este filme no FilmeCast #001
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |