Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: Os melhores filmes que vi na Mostra SP


Depois de duas semanas sem Lista de Quinta (e não é que teve gente que perguntou? Por essa eu não esperava...), não podia deixar de fazer uma lista especial sobre os melhores filmes que vi na Mostra SP.

Resolvi listar aqui o filme que mais gostei em cada ano que freqüentei à Mostra.

Sempre trabalhei e estudei à noite, então acabava sempre deixando o festival para “outro dia” e acabava nunca vendo filme algum. Depois de me formar (em Administração de Empresas, em 2002), resolvi que estava na hora de começar a ir mais a eventos como este e a 27ª Mostra, de 2003, foi onde começou esse verdadeiro vício que tomou conta de mim.

Segue, então, uma lista do melhor filme que assisti em cada festival, de 2003 até 2009.


27ª Mostra (2003)
27ª Mostra (2003): As Invasões Bárbaras (Les Invasions Barbares, de Denys Arcand, 2003) – Um professor universitário descobre que está com câncer. Com a chegada de seus familiares e amigos, ele terá que espiar velhos pecados, ao mesmo tempo em que luta contra a dor causada pela doença. Um dos filmes mais tocantes que já vi no cinema e o único que me fez chorar.

28ª Mostra (2004)
28ª Mostra (2004): Ninguém Pode Saber (Dare Mo Shiranai, de Hirokazu Kore-Eda, 2004) – Uma mãe abandona seus filhos sozinhos no apartamento, pedindo ao mais velho que tome conta dos outros. Apesar da situação bizarra, eles até se saem bem no começo, mas conforme o dinheiro vai acabando, o caos vai se instaurando, pouco a pouco, na vida das crianças. Quanto mais o tempo passa, mais gosto deste filme. Imperdível.

29ª Mostra (2005)
29ª Mostra (2005): El Viento (El Viento, de Eduardo Mignogna, 2005) – Em 2005 assisti a poucos filmes por estar com um projeto complicado na empresa. Nunca conseguia sair no horário. Dos que assisti, este El Viento foi o que mais me agradou. Um velho senhor muda-se para Buenos Aires para tentar se aproximar da neta, depois que sua filha (e mãe da garota) morre. Seu jeito caipira logo entra em conflito com a vida independente que a neta leva. Apesar de ter sido o que mais gostei naquele ano, é um filme que não entraria na lista dos meus preferidos da Mostra.

30ª Mostra (2006)
30ª Mostra (2006): O Cheiro do Ralo (O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia, 2006) - Depois de ficar quase uma hora na fila, solão na cabeça, em plena Rua Augusta, esperando o Cinesesc abrir para comprar ingresso para O Cheiro do Ralo, entrei no cinema esperando que ele realmente fosse tudo aquilo que estavam falando, uma vez que já estava irritado. Logo de cara, uma surpresa: o carequinha que estava na minha frente na fila era o segurança do protagonista no filme (ao chegar em casa descobri que ele era também o escritor do livro no qual o filme foi baseado, Lourenço Mutarelli). Em tempo, achei o filme espetacular. Não tem como eu não gostar de um filme em que um cara mega-escroto se apaixona perdidamente por uma bunda. E que bunda!

31ª Mostra (2007)
31ª Mostra (2007): 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (4 Luni, 3 Saptamâni si 2 Zile, de Cristian Mungiu, 2007) – Este também rendeu uma fila homérica na Rua Augusta, no sol, mas para tentar comprar ingresso para a @tatinhaz (o meu já estava garantido). Uma garota tenta ajudar sua amiga a realizar um aborto, em plena velha Romênia comunista. Um aborto tardio, por sinal, já que a amiga já está grávida de quase 5 meses. Um filme forte e muito tenso, que nos faz mergulhar em assuntos bem indigestos.

32ª Mostra (2008)
32ª Mostra (2008) – Como estava fazendo o curso de fotografia e completamente enrolado com diversos trabalhos para entregar, não consegui assistir a nenhum filme neste ano.

33ª Mostra (2009)
33ª Mostra (2009): A Fita Branca (Das Weisse Band - Eine Deutsche Kindergeschichte, de Michael Haneke, 2009) – Assim como em 2006 e 2007, vi vários bons filmes no ano passado. Dois acabaram se destacando para mim e tenho dificuldade para escolher entre eles: Vencer e A Fita Branca. Hoje fiquei com A Fita Branca, de Michael Haneke, uma história de suspense narrada pelo professor de uma pequena vila, no interior da Alemanha, onde fatos estranhos começam a acontecer. Temas como educação, castigo e fanatismo religioso vêm à tona na obra que tem uma das fotografias mais belas que já vi na telona.



Deixem comentários dizendo quais foram os grandes filmes que vocês assistiram na Mostra.




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO