Camisetas com frete grátis

Apenas o Fim: A bela e o nerd :: Crítica


Apenas o Fim começa com a garota (Érika Mader) chegando à universidade e comunicando ao namorado (Gregório Duvivier) que está indo embora. Apesar da insistência dele, ela não quer contar para onde vai e nem os motivos. Está partindo e isso basta.

Gregório Duvivier, Matheus Souza e Érika Mader
Gregório Duvivier, Matheus Souza e Érika Mader
Durante os próximos 80 minutos, eles caminharão pela PUC/RJ discutindo o que deu certo e o que deu errado em seu namoro. Ela, bonita e com seu estilo maluquete, tenta justificar sua busca por uma liberdade que soa utópica, já ele, um nerd de óculos gigantes, lamenta o fato de que jamais encontrará outra garota igual.

A caminhada é preenchida com curtos flashbacks do casal no quarto, conversando sobre tudo e sobre o nada, mais ou menos como na vida real. Pequenos diálogos sobre videogame, Vovó Mafalda, Britney Spears, Transformers e “action figures”, que dizem muito sobre a experiência deles desde a infância e que, fatalmente, remeterão às própria memórias do espectador. Os dois representam, cada um a seu modo, grande parte dessa geração criada brincando na frente da TV e que hoje está na faixa dos 20 aos 30 anos (talvez até um pouco mais).

Apenas o Fim é um trabalho de faculdade que, devido à competência do jovem roteirista e diretor Matheus Souza, conseguiu destaque em diversos festivais, entre eles a Mostra de São Paulo e o Festival do Rio, onde foi escolhido pelo público como melhor filme, além de levar uma menção honrosa do júri.

Alguns pontos interessantes merecem ser citados. Em primeiro lugar, Matheus e seus amigos estavam usando equipamentos da PUC, então não poderiam sair de dentro dela com os mesmos. O que era para ser uma dificuldade acabou se tornando um trunfo do roteiro, já que a universidade faz parte da trama e não é apenas seu cenário. Dá para acreditar naqueles dois alunos discutindo a relação, enquanto passeiam pelo campus.

Em entrevistas, Matheus contou que Apenas o Fim custou cerca de 8 mil reais, dinheiro conseguido principalmente com a rifa de uma garrafa de whisky. Valor irrisório para uma obra cinematográfica.

Apenas o Fim, de Matheus Souza
Apenas o Fim
Mesmo sem uma atuação bombástica, o casal protagonista trabalha bem e não compromete a fita. Eu tenho lembranças de Gregório em comerciais de TV e participações em diversos filmes, como Mulher Invisível, já Érika, bela como sua tia Malu Mader, pode ser vista apresentando os programas Lugar Incomum e Bastidores, no Multishow.

Os diálogos e as referências à cultura pop remetem a diversos filmes, como O Balconista (Kevin Smith) e Alta Fidelidade (Nick Hornby). É um filme nacional diferente, que deixa de lado os três temas recorrentes: violência / miséria / comédia Globofilmes. Não deixe de conferir.

Para saber mais sobre a produção do filme, leiam este post das Garotas Nerds. Ouçam também o Nerdcast - Profissão: Cineasta, com participação do Matheus Souza.

Veja o trailer e a ficha técnica de Apenas o Fim




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO