Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes do Woody Allen


Lá vamos nós para mais uma Lista de Quinta. E eu prevejo polêmica... Como selecionar 5 filmes de um cineasta que dirigiu 45 trabalhos? Muitos deles mais do que ótimos?

Como na lista anterior, 4 filmes entraram fácil. Meus preferidos disparados: Annie Hall (que, para manter o padrão, infelizmente vou chamar pelo nome em português: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa), Manhattan, A Rosa Púrpura do Cairo e Poderosa Afrodite. Faltava 1.

Aí existiam vários bons filmes que poderiam entrar: A Última Noite de Boris Grushenko, Zelig, Hannah e Suas Irmãs, A Era do Rádio... Mas resolvi incluir um que considero tão bom quanto estes, só que dos anos 2000: Ponto Final - Match Point.

Com Match Point, a lista cobre praticamente todo o período criativo de Woody Allen e faz uma homenagem ao que considero o “renascimento” do grande diretor, que andou me decepcionando por um bom tempo.

Confiram a lista dos 5 filmes essenciais (para mim) dirigidos por Woody Allen:


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall, 1977)Roteiro de Woody Allen e Marshall Brickman – Estrelado por: Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Carol Kane e Christopher Walken.

Meu filme preferido do diretor foi lançado no ano em que nasci.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa possui os melhores diálogos de Woody Allen, a química entre ele e Diane Keaton está incrível e todo o roteiro é primoroso, desde o momento em que o casal se conhece até a piada contada na cena final.

Sempre cito a fala de Allen sobre os nazistas: “Um artigo de jornal ‘destruindo’ os nazistas é interessante, mas ainda acho tacos de baseball mais efetivos.”

E Annie Hall também pode levar o prêmio de tradução mais estúpida da história. “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” não só é um título rebuscado, enorme e ridículo, como ainda por cima é falso, já que eles em momento algum foram noivos...



Manhattan (Manhattan, 1979)Roteiro de Woody Allen e Marshall Brickman – Estrelado por: Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy, Mariel Hemingway e Meryl Streep.

Dois anos depois de Annie Hall, Woody Allen volta a estrelar um filme com Diane Keaton.

Desta vez, Allen interpreta um roteirista de comédia que odeia o que escreve, por considerar estúpido. Ele namora uma garota de 17 anos, feita pela doce Mariel Hemingway. Um relacionamento complicado, por motivos óbvios.

Tudo vira de pernas para o ar quando ele conhece a amante de seu melhor amigo, interpretada por Diane. O ódio inicial logo se torna uma paixão ardente que, assim como em Annie Hall, rende ótimas tiradas e diálogos muito interessantes.



A Rosa Púrpura do Cairo (The Purple Rose of Cairo, 1985)Roteiro de Woody Allen – Estrelado por: Woody Allen, Diane Keaton, Michael Murphy, Mariel Hemingway e Meryl Streep.

Cecília é uma mulher sonhadora, cuja única fuga é ir ao cinema todos os dias para assistir aos filmes de aventura, com seus protagonistas heróicos. Um dia, Tom Baxter (Jeff Daniels) resolve sair da tela para falar com ela, deixando para trás os companheiros de filme e gerando caos.

Tom age com o heroísmo próprio dos protagonistas de aventuras dos anos 30 e não consegue entender porque, no mundo real, os carros não andam automaticamente ou não existe fade-out quando o casal se beija.

Durante toda minha adolescência, adorei este filme sem saber que era do Woody Allen, que logicamente eu achava esquisito. A Rosa Púrpura do Cairo é uma grande homenagem de Allen ao cinema.



Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite, 1995)Roteiro de Woody Allen – Estrelado por: Woody Allen, Mira Sorvino, F. Murray Abraham, Helena Bonham Carter e Peter Weller.

Filmado com a estrutura de uma comédia grega (ou uma tragédia, dependendo do ponto de vista), Poderosa Afrodite é mais um filme de Allen sobre os relacionamentos humanos e todas as suas complicações.

Lenny (Woody Allen) fica obcecado com a idéia de saber de onde vem a inteligência de seu filho adotivo e, sem contar para a esposa, vai atrás da mãe do menino, que ele descobre ser uma prostituta.

Ele marca um encontro com Linda (Mira Sorvino), sem contar sobre o filho, e resolve tentar convencê-la a largar o "emprego", se envolvendo cada vez mais com a garota.

Uma comédia romântica inteligente como poucas.



Ponto Final – Match Point (Match Point, 2005)Roteiro de Woody Allen – Estrelado por: Scarlett Johansson, Jonathan Rhys Meyers, Emily Mortimer e Brian Cox.

Jonathan Rhys Meyers interpreta Chris Wilton, um instrutor de tênis que inicia um romance com a rica Chloe (Emily Mortimer). Educado e sedutor, Chris parece ser o rapaz perfeito e cai nas graças da família da moça.

O plano dele para enriquecer seria ótimo se não existisse Nola Rice (Scarlett Johansson), a bela cunhada de Chloe. Uma atriz iniciante que, ao contrário de Chris, não consegue agradar à familia da garota. A atração entre Nola e Chris é visível desde o primeiro momento e ele poderá ter que escolher entre a linda garota ou uma vida de luxos.

Match Point é um drama livremente inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski. O resultado final é um soco no estômago e, para mim, marcou a volta de Allen à sua boa forma. Provavelmente faltava uma musa...



Woody Allen foi o nome desta semana por causa da Mostra que está rolando aqui em São Paulo (www.woodyallen.com.br) e termina neste final de semana.

Esta é minha lista de filmes essenciais do Woody Allen. Você incluiria algum? Qual você tiraria? Deixe seu comentário.

Leia também:
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa: trailer e ficha técnica
Manhattan: trailer e ficha técnica
Zelig: trailer e ficha técnica
Vicky Cristina Barcelona: trailer e ficha técnica




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO