Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes do Tim Burton


A Lista de Quinta desta semana é sobre um diretor que anda bombando na internet: Tim Burton.

Não dá pra ficar indiferente às imagens de Alice no País das Maravilhas, que será lançado em 2010. Cada vez que vejo os trailers, fotos, cartazes, penso que será a obra prima do diretor.

Perguntei aos perseguidores qual o filme mais esperado por eles em 2010 e deu Alice disparado: 18 citações contra 2 dos segundos colocados.

Confira a minha lista de filmes essenciais de Tim Burton:

Batman (Batman, 1989)Roteiro de Sam Hamm e Warren Skaaren – Estrelado por: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger e Billy Dee Williams.

Sem dúvida, o filme mais fraco desta lista. É odiado por praticamente todos os fãs do Batman, devido a uma série de liberdades tomadas por Burton quanto ao passado de Bruce Waine. Outra coisa que pouca gente engoliu foi a escolha de Michael Keaton para interpretar o herói.

Ainda assim, não dá para negar como ele foi importante na época de seu lançamento. É o primeiro filme que lembro de ter visto receber um marketing ultra-agressivo. Na minha sala de aula, todos os meninos tinham o sinal do Batman nos cadernos. Mesmo aqueles que, como eu, não se interessavam por quadrinhos.


Ed Wood (Ed Wood, 1994)Roteiro Scott Alexander e Larry Karaszewski – Estrelado por: Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette, Jeffrey Jones e Bill Murray.

Em Ed Wood, Burton brinca com o fato do retratado ser considerado o pior diretor de todos os tempos, fazendo um filme falsamente trash. Acompanhamos todo o "processo criativo" do Cidadão Kane dos filmes ruins, o infame "Plano 9 do Espaço Sideral", o que já valeria o filme.

Ótimo roteiro, elenco afinado e interpretações memoráveis, como a de Martin Landau, que é nada menos do que uma homenagem a Bela Lugosi, o eterno Drácula.

Uma biografia que é a cara do biografado. Um dos meus filmes favoritos.


A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999)Roteiro Kevin Yagher e Andrew Kevin Walker – Estrelado por: Johnny Depp, Christina Ricci, Miranda Richardson, Michael Gambon, Jeffrey Jones, Ian McDiarmid e Christopher Walken.

A parceria entre Depp e Burton segue cada vez melhor. Aqui, o ator interpreta um impagável e covarde detetive forense que, para tentar resolver uma série de crimes, utiliza métodos ultramodernos para a época.

No entanto, toda a lógica é abandonada quando ele percebe que existe realmente uma maldição assolando o vilarejo.

Vale ressaltar o elenco estelar que acompanha Burton em praticamente todos os seus filmes.


A Noiva Cadáver (Corpse Bride, 2005)Roteiro Tim Burton, Carlos Grangel, John August, Caroline Thompson e Pamela Pettler – Estrelado por: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Tracey Ullman, Albert Finney e Christopher Lee.

Burton volta ao stop motion, desta vez como diretor, e faz uma das melhores animações dos últimos tempos.

A Noiva Cadáver conta uma história original, que chega até a ser mais indicada para adultos do que para crianças pequenas.

Ao treinar para pedir sua amada em casamento, Victor (voz de Depp) acaba ficando noivo de uma garota que foi brutalmente assassinada. Com isso, os mundos dos mortos e dos vivos acabam se encontrando em uma estranha cerimônia de casamento.


Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, 2007)Roteiro John Logan – Estrelado por: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall e Sacha Baron Cohen.

Depp e Bonham-Carter podem elevar ao máximo a loucura que percebemos na maioria dos personagens que eles representam. Ele interpretando um barbeiro em busca de vingança, que se torna um serial killer, e ela como a cozinheira que utiliza os corpos para fazer as tortas mais deliciosas da cidade.

Alguns musicais são meio cansativos, mas a maioria é ótima, com destaque para o espetacular “A Little Priest”, onde o casal discute quais as profissões que dariam uma carne mais saborosa para as tortas.


Discorda de algum filme? Acha que faltou algum? Deixe os seus comentários.

Update em 19/12:09:

Fiquei surpreso pois a lista acima gerou muita polêmica. Vários posts "apaixonados" no twitter falando que esqueci este ou aquele filme.

Foram todos os tipos de reclamações mas, no geral, duas se destacaram: não inclui Edward Mãos de Tesoura e Peixe Grande; e inclui Batman na lista.

Aqui vão algumas explicações a respeito da lista:


  • Como disse acima, não acho que Batman figura entre os melhores do Burton, mas incluo nesta lista devido a todo o frenesi criado pelo filme na época do lançamento. Nos dias de hoje é normal um filme mobilizar toda a mídia e grudar nas cabeças das pessoas, com lançamento de bonecos, cadernos, canecas e todo tipo de produtos, mas em 1989 não era assim. Batman foi um sucesso de público e trouxe os super-heróis de volta ao imaginário popular, 12 anos depois do primeiro Superman.
     
  • Peixe Grande, Edward Mãos de Tesoura, Os Fantasmas se Divertem, A Fantástica Fábrica de Chocolate, vários filmes poderiam entrar na lista. Tim Burton tem muitos filmes bons, e quase todos no mesmo nível. Tirando o Batman, os outros que coloquei na lista são meus quatro preferidos, não significa que não gosto dos outros.
     
  • O Estranho Mundo de Jack e Coraline, não poderiam estar na lista pois não são dirigidos por Tim Burton, assim como 9 - A Salvação.

Deixem aqui nos comentários quais seriam os 5 filmes que você deixaria na lista. Participem da discussão.

Para saber mais sobre o Johnny Depp, acesse o site brasileiro sobre o ator: www.johnnydepp.com.br




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO