Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes da Pixar


Como o dia foi corrido e cansativo, hoje vou preparar uma lista de quinta daquelas fáceis: Os 5 filmes essenciais da Pixar.

Para mim, a Pixar revolucionou o mundo das animações, não apenas com sua incrível tecnologia 3D, que foi ficando mais espetacular a cada filme e elevou o padrão de toda a indústria de desenhos, mas também ao criar desenhos que enfeitiçavam as crianças e agradavam aos adultos.

Com a Pixar eu pude levar meu filho ao cinema sem medo de me aborrecer com tramas bobocas e piadas escatológicas (vide Robôs)... Vejam aqui os (meus) filmes essenciais da empresa de animação que já foi do George Lucas e do Steve Jobs.

Update: Atualizei a lista pois deixei o meu segundo filme preferido de fora. Culpa do sono.


Toy Story (Toy Story, 1995)Dirigido por John Lasseter - Vozes de Tom Hanks e Tim Allen.

O que os brinquedos fazem quando estão sozinhos? Toy Story nos conta justamente isso. Woody é o preferido de Andy e é o “dono do pedaço”, mas a chegada de um boneco eletrônico, o Buzz Lightwear, muda tudo.

Buzz é tão real que não sabe que não é gente. E Woody fica muito tempo tentando convencê-lo disso.

Quando caem nas mãos de Syd, um destruidor de brinquedos profissional, Buzz e Woody têm que unir forças para voltar para casa.

Uma animação que mostra bem qual seria o estilo da Pixar. Tem de tudo: aventura, tensão, amizade e uma ótima trilha sonora.


Monstros S.A. (Monsters, Inc., 2001)Dirigido por Pete Docter e David Silverman – Vozes de John Goodman, Billy Crystal, Steve Buscemi, Frank Oz, Bonnie Hunt e Jennifer Tilly.

Seis anos depois de Toy Story, a Pixar surpreende a todos com um filme recheado de jazz e com uma história que consegue prender a atenção de todos os adultos, mas sem esquecer das crianças.

Em um mundo paralelo, os monstros vivem e trabalham normalmente. Eles morrem de medo de crianças (segundo a lenda, elas são altamente venenosas), mas precisam de seu grito para gerar energia elétrica.

A Monstros S.A. conta com “assustadores” prontos para conseguir arrancar os gritos necessários, mas a invasão de Boo, uma simpática bebezinha, vira tudo de pernas para o ar.

Billy Cristal e John Goodman dão um show fazendo as vozes de Mike e Sully.


Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003)Dirigido por Andrew Stanton e Lee Unkrich - Vozes de Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Willen Dafoe, Allison Janney e Geoffrey Rush.

Quando Nemo é capturado por um mergulhador, Marlin, seu pai, um peixe-palhaço, parte em uma busca desesperada para encontrá-lo.

Ao conhecer Dory, uma peixe que sofre de perda de memória recente, ele consegue a ajuda de que necessita para chegar até Sidney, para onde Nemo foi levado.

Uma bela história sobre amor familiar, amizade e companheirismo, mas recheada de personagens divertidos e situações muito engraçadas.

Para mim, a Dory é uma das melhores personagens de todos os tempos.


Carros (Cars, 2006)Dirigido por John Lasseter e Joe Ranft – Vozes de Owen Wilson, Paul Newman, Bonnie Hunt e Tony Shalhoub.

Eis um filme que eu via o trailer e pensava: desta vez não vai dar, a Pixar não vai conseguir fazer um filme de carros que falam ficar interessante.

Queimei a língua. Assisti Carros no cinema e pirei.

A história da chegada acidental do mascarado carro de corrida, Relâmpago McQueen, a uma pequena cidade, esquecida pelo mundo, é comovente.

Em Radiator Springs tudo é obsoleto: as casas, as ruas, os letreiros e, especialmente, os carros que vivem por lá. Como ninguém visita a cidade, as coisas mudam muito devagar.

Quando McQueen se perde e destrói, sem querer, a principal avenida, é forçado a ficar por lá para reconstruí-la. É aí que ele tem a chance de, finalmente, perceber que não pode fazer tudo sozinho.


Wall-E (Wall-E, 2008)Dirigido por Andrew Stanton – Vozes de Fred Willard, Kathy Najimy, Sigourney Weaver, Jeff Garlin e Elissa Knight.

O ser humano finalmente conseguiu deixar o mundo inabitável e fugiu para o espaço, deixando robôs para limparem a Terra. Depois de muitos anos, apenas um está em funcionamento: o pequeno e solitário Wall-E.

Quando Eva, uma robô bem mais avançada, chega à Terra para ver se há algum vestígio de vida, Wall-e se apaixona e a segue para a nave onde os seres humanos (agora gordos e molengas) vivem.

Enquanto Eva quer mostrar a todos que encontrou vida por aqui, o computador central da nave quer impedi-la, em uma clara referência a 2001. Já Wall-e quer apenas ficar com Eva.

Tudo neste filme é impressionante, da trama, quase sem diálogos, à trilha sonora, mas o que mais chama a atenção é quanta expressão eles conseguem colocar no “rosto” de Wall-e, mesmo ele sendo apenas um par de olhos.

Para mim, Wall-E foi o filme de 2008.


Discorda da lista? Eu assisti a todos os outros filmes da Pixar e gosto de todos, mas estes 5, para mim, são especiais.

Deixe seus comentários aí abaixo.

Leia também:
Procurando Nemo: trailer e ficha técnica
Wall-E: trailer e ficha técnica
Toy Story 3: trailer e ficha técnica


Listas de Quinta: 5 Filmes da Pixar é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO