Camisetas com frete grátis

Livro Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - parte 2


Como disse no primeiro texto, Jogador Número 1, de Ernest Cline, possui centenas (talvez até milhares) de referências a tudo o que diz respeito aos anos 80. O livro já começa com uma citação obscura de Os Caça-Fantasmas e segue passeando por filmes e séries da minha infância.

Tosqueira de infância

O Último Guerreiro das Estrelas - Tosqueira dos anos 80

Continuando a leitura, logo em seguida tive a grata surpresa de ver que um dos filmes que eu mais adorava quando era criança tem uma posição de destaque na história. Ao se logar no Oasis (para saber o que é o Oasis, leia Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas – parte 1), a frase de verificação de Wade Watts é tirada do ultra-tosco O Último Guerreiro das Estrelas.

Durante muito tempo sonhei em “zerar” um jogo e descobrir que, na verdade, ele era um programa de recrutamento para uma armada estelar.

O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter, de Nick Castle, 1984) - Um adolescente consegue chegar no final de um jogo de fliperama, que na verdade é uma máquina que testa possíveis futuros guerreiros estelares. Quando a tropa é destruída, o terráqueo passa a ser a última esperança da galáxia. Estrelado por Lance Guest, Robert Preston e Dan O'Herlihy. (pag 37)


Dá-lhe John Hughes

Na página 50 são citados nada menos que 6 comédias / dramas adolescentes dirigidos ou escritos por John Hughes. Três deles são classificados como “fantasias de menina tola”: Gatinhas e Gatões, A Garota de Rosa-Shocking e Alguém Muito Especial. Os outros três como “fantasias de menino tolo”: Mulher Nota Mil, Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, o maior clássico de Hughes.

Gatinhas e Gatões

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles, de John Hughes, 1984) – Uma garota está completando 16 anos, mas toda sua família esquece disso, por causa do casamento da irmã mais velha. Enquanto sonha em namorar o menino mais bonito da escola, ela tenta lutar contra a impopularidade - Estrelado por Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Justin Henry e John Cusack.

Clube dos Cinco

Clube dos Cinco (The Breakfast Club, de John Hughes, 1985) – Cinco adolescentes de grupos diferentes acabam ficando em detenção juntos. Apesar de a princípio não se suportarem, acabam tendo que se conhecer melhor para lidar com suas diferenças - Estrelado por Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Emilio Estevez e Paul Gleason.

Mulher Nota 1000

Mulher Nota Mil (Weird Science, de John Hughes, 1985) – Dois geeks decidem utilizar toda sua inteligência para criar a mulher perfeita. E nada mais perfeita, no anos 80, que a Kelly LeBrock - Estrelado por Anthony Michael Hall, Ilan Mitchell-Smith, Kelly LeBrock, Bill Paxton e Robert Downey Jr.

Curtindo a Vida Adoidado

Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, de John Hughes, 1986) – Prestes a se formar no colégio, o popular Ferris Bueller decide matar aula e levar sua namorada e o melhor amigo para um dia de diversão na cidade. Twist and Shout na veia. - Estrelado por Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey e Charlie Sheen.

A Garota de Rosa-Shocking

A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, de Howard Deutch, 1986) – Garota pobre, que estuda em uma escola de riquinhos, sonha em conseguir um lindo vestido para o baile do colégio. Enquanto ela sonha com o bonitão da escola, seu melhor amigo se mostra totalmente fiel a ela - Estrelado por Molly Ringwald, Harry Dean Stanton, Jon Cryer, James Spader e Andrew MacCarthy.

Alguém Muito Especial

Alguém Muito Especial (Some Kind of Wonderful, de Howard Deutch, 1987) – Inverta os sexos de A Garota de Rosa-Shocking e temos Alguém Muito Especial. O cara é apaixonado pela menina mais popular e não percebe que sua melhor amiga é quem faz tudo por ele - Estrelado por Eric Stoltz, Mary Stuart Masterson e Lea Thompson.


As Trilogias Sagradas de Halliday

Na página 82, o protagonista cita o que o criador do Oasis chamava de As Trilogias Sagradas. Não há muito o que discutir:

Star Wars – Trilogia Original (George Lucas, 1977 / Irvin Kershner, 1980 / Richard Marquand, 1983) – A história da luta de Luke, Léia e Han Solo para salvar a galáxia do império do mal, controlado por Palpatine e seu aprendiz, Darth Vader.

Star Wars – Nova Trilogia (George Lucas, 1999 / 2002 / 2005) – A história de como o jovem jedi Anakin Skywalker se tornou o temível Darth Vader.

O Senhor dos Anéis (Peter Jackson, 2001 / 2002 / 2003) – A saga do anel, criada por J.R.R. Tolkien, levada às telonas pelo diretor Peter Jackson.

Matrix (Irmãos Wachowski, 1999 / 2003 / 2003) – Humanos rebeldes lutam pela sobrevivência em um mundo onde as pessoas estão escravizadas pelas máquinas e vivem dentro de uma realidade virtual.

De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985 / 1989 / 1990) – Um cientista excêntrico transforma um DeLorean em uma máquina do tempo. Acidentalmente, o jovem Martin McFly é enviado para 30 anos no passado e altera o curso da história. A partir daí, ele e o cientista devem corrigir os eventos diversas vezes, para não destruir tudo o que eles conhecem, seja no passado, no presente ou no futuro.

Indiana Jones (Steven Spielberg, 1981 / 1984 / 1989 / 2008 / ????) – As aventuras de um arqueólogo chamado Indiana Jones, que viaja para lugares exóticos buscando artefatos e brigando contra nazistas (ou comunistas). Obs. O Halliday diz que Indiana Jones é uma trilogia pois “todos os filmes” lançados depois de A Última Cruzada (1989) devem ser ignorados. Hoje temos apenas um, mas na história, pelo jeito, foram lançados mais alguns filmes na série.

Mad Max (George Miller, 1979 / 1981 / George Miller & George Ogilvie, 1985) – Em um futuro pós apocalíptico, um policial deve enfrentar gangues que tomam conta do deserto australiano.

Podemos ver que o Halliday, como todo bom nerd, era muito chegado em trilogias.

Será que ele escondeu seu “easter egg” em uma cidade Gungan, guardada por um perigoso exército de Jar-Jar Binks? Eu definitivamente teria medo de encontrar centenas de Jar-Jars, tropeçando e batendo suas orelhas em mim...

E, em breve, a terceira parte do texto, com um pequeno guia para curtir ainda mais a busca pelo Easter Egg de Halliday.

Leiam também:
Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - parte 1
Livro Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - final




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO