Livro Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - parte 2
Andy Wachowski, Filme Tosco, Filmes Nerds, George Lucas, George Miller, Howard Deutch, John Hughes, Lana Wachowski, Livro, Nerd, Peter Jackson, Robert Zemeckis, Steven Spielberg
Como disse no primeiro texto, Jogador Número 1, de Ernest Cline, possui centenas (talvez até milhares) de referências a tudo o que diz respeito aos anos 80. O livro já começa com uma citação obscura de Os Caça-Fantasmas e segue passeando por filmes e séries da minha infância.
Tosqueira de infância
Continuando a leitura, logo em seguida tive a grata surpresa de ver que um dos filmes que eu mais adorava quando era criança tem uma posição de destaque na história. Ao se logar no Oasis (para saber o que é o Oasis, leia Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas – parte 1), a frase de verificação de Wade Watts é tirada do ultra-tosco O Último Guerreiro das Estrelas.
Durante muito tempo sonhei em “zerar” um jogo e descobrir que, na verdade, ele era um programa de recrutamento para uma armada estelar.
O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter, de Nick Castle, 1984) - Um adolescente consegue chegar no final de um jogo de fliperama, que na verdade é uma máquina que testa possíveis futuros guerreiros estelares. Quando a tropa é destruída, o terráqueo passa a ser a última esperança da galáxia. Estrelado por Lance Guest, Robert Preston e Dan O'Herlihy. (pag 37)
Dá-lhe John Hughes
Na página 50 são citados nada menos que 6 comédias / dramas adolescentes dirigidos ou escritos por John Hughes. Três deles são classificados como “fantasias de menina tola”: Gatinhas e Gatões, A Garota de Rosa-Shocking e Alguém Muito Especial. Os outros três como “fantasias de menino tolo”: Mulher Nota Mil, Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, o maior clássico de Hughes.
Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles, de John Hughes, 1984) – Uma garota está completando 16 anos, mas toda sua família esquece disso, por causa do casamento da irmã mais velha. Enquanto sonha em namorar o menino mais bonito da escola, ela tenta lutar contra a impopularidade - Estrelado por Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Justin Henry e John Cusack.
Clube dos Cinco (The Breakfast Club, de John Hughes, 1985) – Cinco adolescentes de grupos diferentes acabam ficando em detenção juntos. Apesar de a princípio não se suportarem, acabam tendo que se conhecer melhor para lidar com suas diferenças - Estrelado por Molly Ringwald, Anthony Michael Hall, Emilio Estevez e Paul Gleason.
Mulher Nota Mil (Weird Science, de John Hughes, 1985) – Dois geeks decidem utilizar toda sua inteligência para criar a mulher perfeita. E nada mais perfeita, no anos 80, que a Kelly LeBrock - Estrelado por Anthony Michael Hall, Ilan Mitchell-Smith, Kelly LeBrock, Bill Paxton e Robert Downey Jr.
Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off, de John Hughes, 1986) – Prestes a se formar no colégio, o popular Ferris Bueller decide matar aula e levar sua namorada e o melhor amigo para um dia de diversão na cidade. Twist and Shout na veia. - Estrelado por Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones, Jennifer Grey e Charlie Sheen.
A Garota de Rosa-Shocking (Pretty in Pink, de Howard Deutch, 1986) – Garota pobre, que estuda em uma escola de riquinhos, sonha em conseguir um lindo vestido para o baile do colégio. Enquanto ela sonha com o bonitão da escola, seu melhor amigo se mostra totalmente fiel a ela - Estrelado por Molly Ringwald, Harry Dean Stanton, Jon Cryer, James Spader e Andrew MacCarthy.
Alguém Muito Especial (Some Kind of Wonderful, de Howard Deutch, 1987) – Inverta os sexos de A Garota de Rosa-Shocking e temos Alguém Muito Especial. O cara é apaixonado pela menina mais popular e não percebe que sua melhor amiga é quem faz tudo por ele - Estrelado por Eric Stoltz, Mary Stuart Masterson e Lea Thompson.
As Trilogias Sagradas de Halliday
Na página 82, o protagonista cita o que o criador do Oasis chamava de As Trilogias Sagradas. Não há muito o que discutir:
Star Wars – Trilogia Original (George Lucas, 1977 / Irvin Kershner, 1980 / Richard Marquand, 1983) – A história da luta de Luke, Léia e Han Solo para salvar a galáxia do império do mal, controlado por Palpatine e seu aprendiz, Darth Vader.
Star Wars – Nova Trilogia (George Lucas, 1999 / 2002 / 2005) – A história de como o jovem jedi Anakin Skywalker se tornou o temível Darth Vader.
O Senhor dos Anéis (Peter Jackson, 2001 / 2002 / 2003) – A saga do anel, criada por J.R.R. Tolkien, levada às telonas pelo diretor Peter Jackson.
Matrix (Irmãos Wachowski, 1999 / 2003 / 2003) – Humanos rebeldes lutam pela sobrevivência em um mundo onde as pessoas estão escravizadas pelas máquinas e vivem dentro de uma realidade virtual.
De Volta Para o Futuro (Robert Zemeckis, 1985 / 1989 / 1990) – Um cientista excêntrico transforma um DeLorean em uma máquina do tempo. Acidentalmente, o jovem Martin McFly é enviado para 30 anos no passado e altera o curso da história. A partir daí, ele e o cientista devem corrigir os eventos diversas vezes, para não destruir tudo o que eles conhecem, seja no passado, no presente ou no futuro.
Indiana Jones (Steven Spielberg, 1981 / 1984 / 1989 / 2008 / ????) – As aventuras de um arqueólogo chamado Indiana Jones, que viaja para lugares exóticos buscando artefatos e brigando contra nazistas (ou comunistas). Obs. O Halliday diz que Indiana Jones é uma trilogia pois “todos os filmes” lançados depois de A Última Cruzada (1989) devem ser ignorados. Hoje temos apenas um, mas na história, pelo jeito, foram lançados mais alguns filmes na série.
Mad Max (George Miller, 1979 / 1981 / George Miller & George Ogilvie, 1985) – Em um futuro pós apocalíptico, um policial deve enfrentar gangues que tomam conta do deserto australiano.
Podemos ver que o Halliday, como todo bom nerd, era muito chegado em trilogias.
Será que ele escondeu seu “easter egg” em uma cidade Gungan, guardada por um perigoso exército de Jar-Jar Binks? Eu definitivamente teria medo de encontrar centenas de Jar-Jars, tropeçando e batendo suas orelhas em mim...
E, em breve, a terceira parte do texto, com um pequeno guia para curtir ainda mais a busca pelo Easter Egg de Halliday.
Leiam também:
Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - parte 1
Livro Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - final
Livro Jogador Número 1 e suas referências cinematográficas - parte 2 é um post original do blog dos Grandes Filmes.
![]() |
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |
|