Por que maio é o mês das noivas? Segundo a tradição que se segue aqui no Brasil, maio é o mês das mães e de Maria (mãe de Jesus), e nada mais certo do que botar as noivas no mesmo patamar: ao assumir o matrimônio, elas afirmam que também querem ser mães.
Nos países do hemisfério Norte, maio é quando a primavera está no auge, e celebravam-se festas populares ligadas à beleza, feminilidade e fertilidade. Ao que tudo indica, com o passar do tempo, essas características também foram absorvidas por nossa cultura, apesar de estarmos em pleno outono.
As noivas são constantemente celebradas no cinema, principalmente porque casar ainda é um sonho feminino para muitas mulheres. Tal momento é tão especial que resolvemos fazer uma homenagem a todas as noivas com uma lista de filmes que falam sobre o matrimônio, do planejamento à execução.
1-
Noiva em Fuga (
Runaway Bride, de Garry Marshall, 1999): Quando se pensa em noivas no cinema, instantaneamente se pensa neste filme. Ike Graham é um jornalista machista que mora em Nova York. Quando ouve falar da história de Maggie Carpenter, uma moça que já tentou se casar três vezes mas fugiu na hora de subir ao altar, ele resolve publicar sua história. Entretanto, acaba sendo posto na rua por não confirmar a veracidade dos dados que recebeu. Decidido a recuperar seu emprego, Ike vai atrás de Maggie para botar à prova a história da noiva fugitiva. Ele só não contava com uma coisa: se sentir balançado pela bela moça.
2-
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (
Annie Hall, de Woody Allen, 1977): Alvy Singer e Annie Hall formam um casal nada convencional. Ele, um humorista judeu divorciado e dependente de terapia. Ela, uma cantora que inicia a carreira e cheia de neuroses. Em pouco tempo, eles já estão morando juntos e dividindo a rotina. Mas o que pode acontecer com esse casal super complicado quando começam as briguinhas e disputas conjugais?
3-
Quatro Casamentos e um Funeral (
Four Weddings and a Funeral, de Mike Newell, 1994): Charles é um solteirão britânico sem nenhuma vontade de assumir seus relacionamentos. No entanto, ao conhecer uma jovem americana durante um casamento, ele se sente abalado. Carrie é simpática, bonita e extrovertida, e a atração é mútua. Entretanto, serão necessários mais três casamentos e um funeral para que esta relação seja passada a limpo.
4-
Noivas em Guerra (
Bride Wars, de Gary Winick, 2009): Emma e Liv são amigas desde pequenas, e sempre sonharam com a mesma coisa: se casar no
Plaza Hotel. Elas planejam tudo, desde os mínimos detalhes até que, com 26 anos, ambas ficam noivas ao mesmo tempo. Mas um erro com a marcação das datas dos casamentos vai separar essas amigas, e se casar vai se tornar um tormento para as duas.
5-
O Pai da Noiva (
Father of the Bride, de Charles Shyer, 1991): George Banks é um empresário de sucesso que tem uma vida perfeita, com uma família em total harmonia. Mas tudo isso muda quando sua filha Annie volta de viagem e anuncia que não só conheceu o amor de sua vida, como também vai se casar em breve. Acometido de uma crise de ciúmes louca, George cria várias confusões desde o planejamento da festa até o dia do casamento.
6-
A Noiva Cadáver (
Corpse Bride, de Tim Burton e Mike Johnson, 2005): Em uma cidade vitoriana do século XIX, Victor Van Dorst está prestes a pedir a mão de Victoria Everglot em casamento. Entretanto, quando vai à floresta dar uma voltinha e tomar coragem para cortejar Victoria, Victor acidentalmente se casa com a Noiva-Cadáver, e é levado para a
Terra dos Mortos. Ele tenta desfazer o mal-entendido, mas ao passar um tempo por lá, acaba percebendo que o local é muito mais animado que a sua cidadezinha. Além disso, também conhece a história de sua “esposa”, e percebe que se prolongar sua ausência, algo de muito ruim pode acontecer com Victoria.
7-
Lisbela e o Prisioneiro (
Lisbela e o Prisioneiro, de Guel Arraes, 2003): Lisbela é uma mocinha sonhadora que adora filmes de Hollywood. Ela está noiva de Douglas, quando o malandro Leléu chega a cidade. Eles se conhecem e logo se apaixonam, mas vivem um amor proibido que sofre não só pressões sociais e familiares, como também muitas dúvidas e crises. Em meio às voltas da vida, eles seguem seus destinos com uma lição cinematográfica: a graça não é saber o que acontece, é saber como e quando acontece.
8-
O Casamento dos Meus Sonhos (
The Wedding Planner, de Adam Shankman, 2001): Mary é uma conceituada organizadora de casamentos, que consegue transformar qualquer cerimônia simples em um evento romântico e inesquecível para todos. Mas é quando ela se interessa por um dos noivos dos casamentos que está planejando que percebe a falta que um grande amor faz em sua vida. E é por causa disso que ele se envolve em grandes problemas.
9-
O Melhor Amigo da Noiva (
Made of Honor, de Paul Weiland, 2008): Tom e Hannah são melhores amigos, mas é só quando ela vai passar uma temporada na Escócia e volta noiva de um escocês lindo e rico que Tom percebe o quanto é apaixonado por Hannah. Decidido a ele mesmo pedi-la em casamento, é supreendido quando ela lhe pede que seja sua “madrinha”. Ele reluta, mas aceita a proposta com um único intuito: sabotar esse casamento.
10-
Casamento Grego (
My Big Fat Greek Wedding, de Joel Zwick, 2002): Toula é uma mulher de 30 anos que trabalha no restaurante da família. Tudo que seu pai quer é que ela arranje um bom casamento com um grego, mas ela quer mais do que isso pra sua vida. Com ajuda de sua mãe, ela convence seu pai a deixá-la estudar e trabalhar na agência de viagens com sua tia. É nesta agência que Toula conhece Ian, um professor inglês que mexe com seu coração. Mas a relação que era mantida em segredo logo é descoberta e eles resolvem se casar. Ao mesmo tempo que essa família grega super tradicional aprende a aceitar Ian, ele tenta se adaptar às tradições gregas.
E você? Pensou em algum filme especial sobre noivas ou casamentos? Tem algum filme faltando na lista? Comente, dê sua opinião e nos ajude a completar esta lista... só não vale indicar o vídeo do casamento da sua prima.