Camisetas com frete grátis

Fernanda Baronne - Conhece essa voz? (2)


Continuação da entrevista com a dubladora Fernanda Baronne - Veja a parte 01

GF: Você já deu aula de dublagem para crianças. Como foi essa experiência? Existe muita pressão por parte dos pais dos alunos?

Dei aula pra criança muitos anos... Tenho orgulho de dizer que entre meus alunos estão Lina Mendes, Gustavo Pereira, Helena Palomanes, Dudu Drummond... entre outros. É uma experiência única: ao mesmo tempo que você precisa fazer as crianças entenderem que aquilo é um trabalho de verdade e precisa ser encarado com seriedade, não dá pra perder o lado lúdico. Esse equilíbrio é bem tênue.

Fernanda Baronne dublando

Não existe pressão alguma por parte dos pais dos alunos, e se tivesse acontecido alguma vez, certamente não aconteceria a segunda. Não teria o menor cabimento, e eu não aceitaria de maneira alguma. A equação é simples: há crianças que nascem com o dom e pegam a técnica muito rápido, outras que vão conseguir dublar depois de muito trabalho e dedicação, e as que não levam jeito, normalmente porque não estão a fim. Dessa forma, fica fácil identificar a criança que está na aula por causa dos pais, e não por causa dela, e com bastante jeitinho colocar essa situação para os pais. Quando a criança tem algum problema sério de dicção, como língua presa, ou algum problema vocal grave, como rouquidão aguda, nós sempre orientávamos para que os pais procurassem a ajuda de um fonoaudiólogo.


GF: Estava olhando a lista dos seus trabalhos e fiquei espantando com a quantidade de filmes de heróis existente: X-Man, Elektra, Homem-Aranha 3, Homem de Ferro 2, Superman – O Retorno, Batman: O Cavaleiro das Trevas. É alguma espécie de regra do mundo da dublagem: “Opa, é filme de herói. Chamem a Fernanda!”

(risos) Acho que é uma mistura de coincidência com "aptidão heróica vocal"! (risos) Você esqueceu da Kim Possible, meu xodó, uma adolescente que salva o mundo quando não está na escola! Também fiz uma outra heroína num desenho chamado Dalila & Julio. A Jennifer Garner (ALIAS, Elektra) é outro xodó! Eu me envolvia muuuuito com a história quando dublava ALIAS.


GF: Você está fazendo trabalhando na minha série favorita atualmente: The Big Bang Theory, onde interpreta a Penny. Como é estar em um projeto que, de repente, se torna algo tão famoso e comentado?

É muito legal! Também adoro a série! Infelizmente, como ela não passa dublada, as pessoas estranham um pouco, o que é super normal, quando vêem em português, e muitas acabam até criticando sem se tocar de que não gostaram pelo simples fato do "estranhamento".

O inverso funciona da mesma maneira. Pegue, por exemplo, uma série como Barrados no Baile que todo mundo sempre viu dublado, e coloque em inglês na TV a cabo... os comentários são: "Nossa, como é ruim!", "Nada a veeer!”, quando na verdade é apenas uma coisa diferente daquela a qual você está acostumado.


Fernanda Baronne em Relações - Peça Quase Romântica

GF: Existe algum trabalho do qual você não gostou do resultado final? Algo que você ouve e fala: “Hummm, isso não ficou legal.”?

Acho que todo mundo implica com seus primeiros trabalhos, né? Quando eu comecei, assim como qualquer dublador, eu não tinha o domínio da técnica e nem a "pegada" da dublagem. Com o tempo e a prática, se você tiver talento, claro, tudo melhora! Eu também não fiquei esperando sentada. Comecei cedo demais e nunca abandonei o teatro. Me formei em 99 na Escola Estadual de Teatro Martins Pena, e minha passagem por lá definitivamente fez diferença na minha carreira. Continuo fazendo teatro - que eu AMO! E agora estou começando a engatinhar no vídeo.

Acho que o ator deve buscar todos os meios e formas de expressar seu trabalho; a dublagem é uma delas. E uma muito rica por sinal! Quanto ao "não gostar" de algum trabalho é muito relativo... o que acontece muito é pensar "Nossa, se eu tivesse uma noção mais ampla da trajetória da personagem, certamente eu teria feito melhor". Mas nada muito grave.


GF: E o contrário? Existe algum trabalho favorito?

Uma pergunta menos difícil... Alguns trabalhos favoritos: Jennifer Garner (em ALIAS), Emily Watson (em Hillary e Jackie), Zhang Ziyi (em Memórias de uma Gueixa), Audrey Tautou (em Código da Vinci e Eterno Amor), Charlize Theron (em Regras da Vida), Eva Green (em Cruzada), Kate Bosworth (em Superman – O Retorno) . Com certeza estou esquecendo algum!


Fernanda Baronne na voz de Vampira, de X-Men Evolution:




Páginas: 01 02 03



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO