Camisetas com frete grátis

O Escritor Fantasma: Tenso e sufocante :: Crítica


O cineasta Roman Polanski está preso desde novembro de 2009 na Suíça, aguardando o processo de extradição para os EUA, onde foi condenado em 1978 por abusar sexualmente de uma garota de 13 anos, em 1973, cuja culpa ele mesmo assumiu em 1977, quando fugiu e se refugiu na França, onde ficou “protegido” até o ano passado.

Polêmico, ele concluiu este O Escritor Fantasma na prisão domiciliar suíça e ganhou, pelo trabalho, o urso de prata de melhor diretor no Festival de Berlim, em fevereiro deste ano. O roteiro do filme é baseado no romance The Ghost Writer, de Robert Harris, que denuncia assassinatos políticos promovidos pela CIA, agência de espionagem norteamericana.

No filme, Ewan McGregor vive o tal escritor fantasma, que é contratado para escrever a biografia do primeiro-ministro Adam Lang (Pierce Brosnan). Isolado numa ilha, ele desconfia que o seu retratado teria perseguido militantes islâmicos e que o escritor contratado antes dele, para a execução do mesmo serviço, foi encontrado morto numa praia. Começa aí uma intrincada trama, cheia de reviravoltas e com tom de sarcasmo à hipocrisia norteamericana.

Polanski conferiu ao filme uma aura de film-noir, com imagens cheias de sombras e um ambiente predominantemente acinzentado, sob constante clima nublado. Escolha genial, que sufoca não só o protagonista, como também o espectador, cada vez mais tenso com os acontecimentos e ansioso por um desfecho.

Ewan McGregor incorpora bem o seu ghost-writer e Olivia Williams entrega uma atuação adequadamente contida, mas a escolha de Polanski por atores como Pierce Brosnan e Kim Catrall (de Sex and the City) foi um tiro n'água. Ambos não conseguem se livrar da própria imagem para nos fazer acreditar em seus personagens. O resultado: interpretações frágeis.

Mesmo assim e com o auxílio de uma trilha sonora igualmente noir (excelente), o diretor consegue realizar uma obra consistente e que instiga o público até o final surpreendente e momentaneamente incompreensível.

Texto do colaborador Fred Burle no Cinema - @fredburle

Quer ter seu texto publicado no Grandes Filmes? Clique aqui e saiba mais.

Veja o trailer e a ficha do filme O Escritor Fantasma




Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO