Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes de Roman Polanski


A Lista de Quinta de hoje é uma homenagem ao diretor Roman Polanski, que acabou de lançar o filme O Escritor Fantasma.

Dono de um inegável talento, Polanski sempre esteve com a vida exposta na mídia, onde seus ótimos filmes dividem espaço com manchetes policiais. Em 1969, teve a esposa (a linda atriz Sharon Tate) brutalmente assassinada pelos seguidores de Charles Manson. Ela estava no oitavo mês de gravidez. Já em 1977, foi condenado por abusar sexualmente de uma jovem aspirante a modelo, de 13 anos de idade, crime pelo qual foi recentemente preso na Suíça, onde aguarda uma provável extradição para os EUA.

Deixando de lado a vida "Aqui Agora" de Polanski, segue uma lista de 5 filmes dirigidos por ele que, para mim, são essenciais:


Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965, com Catherine Deneuve e Ian Hendry) – Primeiro filme da chamada “Trilogia do apartamento”. Uma bela manicure começa a sofrer uma série de alucinações ao ficar isolada em casa, durante uma viagem de sua irmã. Impressionante.

O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby, 1968, com Mia Farrow, John Cassavetes e Ruth Gordon) – Mais um da “Trilogia do apartamento”. Um jovem casal se muda para um prédio onde estranhos vizinhos começam a invadir mais e mais sua vida. Ao engravidar, a esposa começa a ter alucinações envolvendo o casal de vizinhos e o futuro de seu filho. Um dos filmes mais assustadores que vi quando era criança.

Chinatown (Chinatown, 1974, com Jack Nicholson, Faye Dunaway e John Huston) – Um filme de detetive, onde o personagem de Jack Nicholson é contratado para descobrir um caso extraconjugal e acaba se envolvendo em uma trama que envolve assassinato e abuso sexual. O meu preferido do diretor.

O Inquilino (Le Locataire, 1976, com Roman Polanski e Isabelle Adjani) – Homem aluga apartamento que pertenceu a uma garota que se suicidou. Ao presenciar atitudes suspeitas de seus vizinhos, começa a suspeitar que estes a levaram à loucura e querem fazer o mesmo com ele. Mais um incrível terror psicológico de Polanski. O terceiro filme da “Trilogia do apartamento”.

O Pianista (The Pianist, 2002, com Adrien Brody e Emilia Fox) – Ao acompanharmos a história de um pianista polonês e sua família, vemos como os nazistas vão, pouco a pouco, restringindo os direitos dos judeus até, finalmente, submetê-los a todo tipo de provações e humilhação, no Gueto de Varsóvia e nas ruínas da guerra. Finalmente, Polanski vence o Oscar de melhor diretor, mas não pôde acompanhar pessoalmente à premiação, pois seria preso se fosse aos EUA.

Ao escrever esta lista fiquei com muita vontade de rever a trilogia, filmes que vi há muito tempo atrás. Este fim de semana vai ser “pesado”.

Não deixem de fazer comentários dizendo seus filmes preferidos do Polanski.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO