O Internet Movie Database é uma da melhores fontes de informações técnicas sobre filmes, atores e diretores. Além dos milhões de filmes cadastrados, eles permitem que os usuários postem comentários, resenhas, abram listas de discussões e deem notas para os filmes.
Com as notas, eles criaram dois rankings muito interessantes: o Top 250, onde encontramos os 250 melhores filmes de todos os tempos, e o Bottom 100, onde podemos conferir os 100 piores filmes já feitos, de acordo com os usuários do IMDb.
O ranking Bottom 100 é composto por várias obras desconhecidas, de origens obscuras, mas se olharmos com cuidado podemos achar uma série de bombas que tiveram muita divulgação na época do lançamento. É fácil fazer um filme ruim gastando 5 mil dólares, mas só um verdadeiro artista joga fora 9 milhões de dólares dos estúdios fazendo e divulgando algo como A Gostosa e a Gosmenta.
Baseado no IMDb, segue uma lista de 5 dos piores filmes de todos os tempos:
Acampamento do Papai (Daddy Day Camp, de Fred Savage) – Dois pais sem dinheiro não podem mandar seus filhos para um acampamento, então resolvem montar o seu próprio. Cuba Gooding Jr. enfrenta a temível “maldição do Oscar” neste filme que é um apanhado de clichês de comédias com crianças no campo. Ganhou o Framboesa de Ouro de pior sequência ou prequel, além de três outras indicações, incluindo ator para Cuba. Nota no IMDb: 2,4 – Posição: #98
Contato de Risco (Gigli, de Martin Brest) - Ben Affleck vive um criminoso que tem que sequestrar o irmão do promotor que cuida do processo do seu chefe. Para isso, conta com a ajuda de uma criminosa lésbica, vivida por Jennifer Lopez. O filme é tão ruim, mas tão ruim, que Affleck se desculpou por ele no Saturday Night Live. É um dos grandes ganhadores do Framboesa: filme, roteiro, diretor, ator, atriz, casal, além do prêmio especial de pior comédia dos últimos 25 anos. Nota no IMDb: 2,3 – Posição: #96
Glitter – O Brilho de Uma Estrela (Glitter, de Vondie Curtis-Hall) – Mariah Carey é uma jovem cantora que tenta se tornar uma grande estrela enquanto procura sua família, já que foi abandonada quando criança. Pense em um filme estrelado pela Mariah Carey, onde a cantora praticamente interpreta a ela mesma... pois é, não é preciso comentar mais nada, mas não dá para deixar de falar do cartaz, que é uma das coisas mais bregas já penduradas em um cinema. Ganhou o Framboesa de pior atriz, para Mariah, além de 5 outras indicações. Nota no IMDb: 2.0 – Posição: #59.
A Gostosa e a Gosmenta (The Hottie and the Nottie, de Tom Putnam) – Paris Hilton é uma mulher sem nenhum talento específico (nenhum mesmo) mas que nasceu com mais dinheiro do que jamais conseguirá gastar, então ela vai tentando. Tenta ser cantora, modelo, garota propaganda, participante de reality show, atriz, protagonista de filme pornô caseiro, essas coisas. Neste filme, ela é uma “gostosa” de bom coração, que só vai aceitar namorar com o amor de sua vida quando encontrar o homem perfeito para sua melhor amiga, que é a “gosmenta”. Impressionante! Venceu os Framboesas de pior dupla / casal, pior atriz e o prêmio especial de pior atriz da década. Nota no IMDb: 1,8 – Posição: #44.
Bebês Geniais: Super Bebês 2 (Superbabies: Baby Geniuses 2, de Bob Clark) – Segundo a sinopse, “a trama gira em torno de um bebê pra lá de especial (…) uma combinação precoce de Rambo e James Bond”. Uma bobagem inacreditável. Bizarro também é o fato dele ser estrelado por Jon Voight, pai da Angelina Jolie, ganhador do Oscar e com outras 3 indicações para o prêmio. Aqui, ele acabou concorrendo ao Framboesa de Ouro, mas não levou. O filme está na segunda posição entre os piores filmes de todos os tempos no IMDb, com nota igual a 1,4.
E esta é a primeira parte de uma lista que mostrará alguns dos piores filmes já lançados. Assistiu algum desses filmes no cinema? Conte como foi a sua experiência para a gente nos comentários.
Uma verdadeira “lista de quinta”.