Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes do Akira Kurosawa


A Lista de Quinta de hoje homenageia um dos meus diretores preferidos, o japonês Akira Kurosawa.

Kurosawa dirigiu mais de 30 filmes em cerca de 40 anos de carreira e é apontado como influência por diversos cineastas consagrados, como Sergio Leone, Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino e George Lucas.

Seus filmes conseguem criar identificação com os espectadores, mesmo quando tratam de personagens tão enraizados na cultura japonesa, como os samurais.

Confira aqui minha lista de 5 filmes imperdíveis de Akira Kurosawa:

Rashomon (Rashômon, 1950) – Um crime brutal é reconstituído através do depoimento de 4 testemunhas. O problema é que cada uma delas conta uma versão completamente diferente para o mesmo evento, tornando praticamente impossível para quem está ouvindo a história saber qual a verdade. Um filme incrível, estrelado por Toshiro Mifune.

Os Sete Samurais (Shichinin No Samurai, 1954) – Os habitantes de uma aldeia pobre e afastada são anualmente atacados e roubados, sempre pelo mesmo grupo de bandidos. Finalmente, eles decidem mandar um enviado à cidade grande para contratar Samurais que topem proteger a aldeia do ataque. Também estrelado por Mifune, é a obra prima de Kurosawa. O filme serviu de inspiração para diversas obras, incluindo Sete Homens e Um Destino (1960), de John Sturges, e Vida de Inseto (1998), a animação da Pixar.

Dursu Uzala (Dersu Uzala, 1975) – Um explorador do exército soviético é resgatado por Dersu Uzala, um caçador Goldi, em plena Sibéria. Eles se tornam cada vez mais amigos enquanto o caçador serve de guia ao militar. O filme trata de maneira muito poética o choque de cultura existente entre os personagens e a amizade que surge em situações adversas. Ganhou o Oscar de filme estrangeiro.




Ran (Ran, 1985) – Um senhor feudal decide dividir seu reino entre os três filhos, esperando que eles se apoiem mutuamente e continuem prestando reverência ao pai. O plano começa a ruir quando um dos filhos não aceita os termos da divisão, o que acaba levando a uma guerra que pode destruir toda a família e seus domínios. Filmaço sobre traição, mentiras e vingança. Venceu o Oscar de melhor figurino.

Sonhos (Yume, 1990) – Uma série de pequenos contos onde, mais do que as histórias, o que realmente importa são as lindas imagens. Como nos sonhos, os cenários são coloridos e algumas vezes dão a impressão de alucinações. Imperdíveis também são as cenas que recriam pinturas de Van Gogh, mas isso merece um post à parte.

E esta é minha lista de filmes do Kurosawa que todos devem assistir. Claro que ainda falta pelo menos uma dezena de filmes incríveis, como Yojimbo, Kagemusha, Rapsódia em Agosto e Depois da Chuva.

Deixe seus comentários citando os filmes que você mais gostou deste grande diretor de cinema.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO