Camisetas com frete grátis

Maiores vilões do cinema - parte 2


Eis a segunda parte da lista dos grandes vilões do cinema.

A primeira lista fez bastante sucesso, com muitos acessos e comentários no twitter, então nesta resolvi criar polêmica. Seria Michael Corleone um vilão? Fiz esta pergunta no twitter e obtive todo tipo de resposta. O que vocês acham?

Seguem mais oito vilões que, para mim, são essenciais na história do cinema, incluindo um nacional. Sempre lembrando que a lista é livremente baseada nesta: OFCS.



Al CaponeOs Intocáveis (1987) – Robert De Niro

Os Intocáveis é um dos grandes filmes dos anos 80 e muito disso se deve à figura de Al Capone, o mafioso que vive uma vida de rei em Chicago. Um sujeito sensível, que chora ao assistir Il Pagliacci, mas não hesita em matar um de seus subordinados com o taco de beisebol (uma das cenas mais marcantes do cinema).



Michael CorleoneO Poderoso Chefão (1972), O Poderoso Chefão 2 (1974), O Poderoso Chefão 3 (1990) - Al Pacino

Apesar da polêmica que pode gerar, resolvi incluir Michael Corleone na lista de maiores vilões. Sei que muita gente acha que o personagem interpretado por Al Pacino está mais para um anti-herói. A questão é que, para mim, Michael passa de mocinho (mafioso, assassino, mas ainda assim mocinho), no primeiro Poderoso Chefão, para um vilão frio, no segundo filme da série.

No primeiro filme, Michael é levado pelos acontecimentos e, quando percebe, já é o “padrinho”. No segundo a coisa é diferente, ele está descontrolado e completamente paranóico. Isolado em sua posição de líder da máfia, não faz mais distinção entre amigos e inimigos.



Jack TorranceO Iluminado (1980) - Jack Nicholson

O mais aterrorizante dos vilões citados aqui, Jack Torrence tenta assassinar a própria mulher e o filho durante a estada da família em um hotel isolado pela neve.

Jack parece ser uma pessoa normal que vai ficando cada vez mais insano, influenciado pela aura maligna do hotel. Quem não conhece as cenas dele, transtornado, perseguindo os dois com um machado?



Zé Pequeno Cidade de Deus (2002) - Leandro Firmino

O representante nacional da lista, Zé Pequeno é a maldade encarnada, no filme Cidade de Deus.

Enquanto Bené, Cenoura e Mané Galinha fazem o estilo “bandido boa-praça”, Zé Pequeno mata a rodo, sem se importar com quem é que está na mira do revólver.



Agente SmithMatrix (1999), Matrix Reloaded (2003), Matrix Revolutions (2003) – Hugo Weaving

Os agentes são uma espécie de polícia especial da Matrix com poderes ilimitados. Eles conseguem manipular o ambiente, assumir o corpo de qualquer pessoa e possuem super-poderes. Dentre todos os agentes, ninguém é mais poderoso que o Agente Smith, interpretado com maestria pelo estranho Hugo Weaving. A cena dele recitando para Morpheus um monólogo sobre a “natureza humana” é inesquecível.



O-Ren IshiKill Bill Vol.1 (1999) – Lucy Liu

Kill Bill tem vários vilões, mas nenhum é tão marcante quanto O-ren Ishii. A chefe da máfia japonesa tem os asseclas mais perigosos do filme e protagoniza o grande duelo da primeira parte da história, enfrentando a noiva com uma espada de samurai.

Apesar de tudo isso, é no flashback que conta a história de sua vida que podemos ver como Ishii é “fodástica”, no momento em que ela questiona os outros chefes da máfia sobre sua ascendência. Impressionante!



Harry Lime - O Terceiro Homem(1949) - Orson Welles

Harry Lime demora um bom tempo para aparecer em O Terceiro Homem, mas seu cinismo é o suficiente para que ele entre nesta lista. Em uma Viena dividida entre as quatro vencedoras da Segunda Guerra, Lime vê o ambiente perfeito para dar um golpe milionário, não se importando com o fato de que milhares de pessoas morrerão por isso.

A frase do relógio cuco, dita de improviso por Orson Welles, diz tudo sobre o personagem.


Tommy DeVito- Os Bons Companheiros (1990) - Joe Pesci

Em filmes de gângsteres normalmente temos algum personagem perturbado, mas poucos se comparam com Tommy DeVito, vivido por Joe Pesci. Ele é fora de controle, matando qualquer um que lhe olhe torto, não importando se a vítima é o barman meio panaca ou um chefe da máfia.

Pesci viveria mais um bandido no mesmo estilo em Casino, outro filme de Scorsese, 5 anos depois.




Por enquanto é isso. Quem vocês acham que deve aparecer na terceira parte desta lista? Deixem seus comentários.

Maiores vilões do cinema - parte 2 é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO