Camisetas com frete grátis

Listas de Quinta: 5 Filmes de James Cameron


A lista de quinta desta semana é sobre um diretor que se acostumou a causar frisson a cada novo lançamento.

James Cameron já provocou pelo menos três terremotos no cinema mundial, em 1991, 1997 e 2009, sempre com filmes com muita ação e muita inovação tecnológica.

Segue a lista de cinco filmes imperdíveis de Cameron:

O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984) - Um robô vem do futuro para matar a mãe do homem que será o salvador da humanidade, em uma guerra entre homens e máquinas. Junto com ele, chega também um humano, amigo do futuro líder, que tem a missão de proteger a garota. Schwarzenegger, com um sotaque austríaco carregadíssimo, estourou de vez e se tornou um dos maiores astros de Hollywood depois de interpretar o Terminator, um dos vilões mais sinistros do cinema.

Aliens - O Resgate (Aliens, 1986) - Sete anos depois de Alien, de Ridley Scott, Cameron dirigiu esta continuação. Estrelado, novamente, por Sigourney Weaver, Aliens deixa de lado o horror da primeira parte, focando mais na ação. Venceu o Oscar de efeitos visuais, o que se tornaria normal nos filmes do diretor.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day, 1991) - Schwarzenegger está de volta, só que agora ele vem do futuro para proteger um John Connor rebelde e adolescente. Sarah Connor, sua mãe, está presa em um hospício, já que ninguém acredita em sua história de fim de mundo e guerra contra robôs. Esta é uma das melhores continuações do cinema e o meu preferido do Cameron. Mais um que ganhou o Oscar de efeitos visuais. A primeira vez que vi aquele robô se transformando em "mercúrio" e depois voltando, foi de pirar a cabeça.

Titanic (Titanic, 1997) - História de um amor impossível utilizando a tragédia do Titanic como pano de fundo. Na época, achei o filme muito fantasioso e meloso e não gostei, talvez influenciado negativamente por todo aquele hype. No entanto, não dá para negar a importância de uma fita que gerava filas inacreditáveis, que desciam as escadas dos shoppings. Além disso, de novo, os efeitos deixavam todos boquiabertos. Para variar, venceu o Oscar de efeitos visuais (foram 11 ao todo). Cameron entrava para a história do cinema.

Avatar (Avatar, 2009) - Volta triunfal de Cameron às telonas. Avatar foi o filme de 2009 (e começo de 2010). Nunca vi uma obra cinematográfica levar tanta gente mais de uma vez aos cinemas (coisa que acho bizarra, diga-se de passagem). De novo, Cameron abala o mundo dos efeitos visuais, com o 3D altamente palpável das florestas de Pandora (mais um Oscar). Apesar do roteiro sem grandes surpresas, a beleza dos cenários de Avatar foram suficientes para que eu saísse do cinema maravilhado.

Apesar dos filmes de Cameron sempre ganharem prêmios de efeitos visuais, ele tem o grande mérito de sempre usar os efeitos para a trama, e não o contrário. Não vemos um personagem digital criado apenas para dizer: "olha, eu consigo fazer personagens digitais", problema existente em uma boa parte dos filmes atuais, incluindo diversos blockbusters.

E é isso. Quais filmes vocês tirariam ou incluiriam na lista? O Segredo do Abismo? Ou será que deveria ter cedido espaço para Piranhas 2 - Assassinas Voadoras, o primeiro filme de Cameron?

Lançamento: Compre Avatar em DVD e Blue-Ray



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO