Camisetas com frete grátis

Maiores vilões do cinema - parte 1


Todo mundo torce pelos heróis, certo? Pode até ser. Mas não há dúvidas de que são os vilões que acabam vindo à mente na hora de citarmos nossos personagens preferidos.

Resolvi fazer uma série de textos dedicados aos grandes vilões do cinema. Começarei com o básico, usando como fonte livre a lista publicada pela OFCS, em 2002. De 2002 para cá já tivemos ótimos vilões, que pretendo citar também.

Segue a primeira lista:


Darth VaderStar Wars: Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980), O Retorno de Jedi (1983) – Corpo de David Prowse, voz de James Earl Jones

A encarnação do mal. O cavaleiro jedi que foi seduzido para o lado negro da Força assusta assim que entra em cena, com sua figura imponente. Quando sua roupa, capa, capacete e voz não funcionam para intimidar seus adversários, utiliza o sufocamento ou, em último caso, o sabre de luz vermelho. É o braço direito do Imperador Palpatine, ditador de toda a Galáxia.



CoringaBatman: O Cavaleiro das Trevas (2008) - Heath Ledger

O mais insano de todos os vilões. Ele não quer nada, além de ver o circo pegar fogo. Seu único plano é corromper a todos na cidade: Batman, Harvey Dent, Gordon...

Já escrevi um texto falando sobre ele. Veja aqui:

Por que O Cavaleiro das Trevas é o melhor filme de herói?



Hannibal LecterO Silêncio dos Inocentes (1991), Hannibal (2001), Dragão Vermelho (2002) - Anthony Hopkins

Difícil pensar em um vilão tão seguro, educado, encantador e, ao mesmo tempo, tão aterrorizante. Hannibal é o psiquiatra internado em um hospício, acusado de assassinar e comer diversas vítimas. No filme que o tornou famoso, de 1991, ajuda uma jovem e sensual cadete do FBI a procurar um assassino em série. O rosto de Anthony Hopkins, como Hannibal, é o que há de mais assustador no cinema.



Norman Bates Psicose (1960), Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986), Psicose 4: O Começo (1990) - Anthony Perkins

Psicose nos brindou com uma trinca assustadora: Norman Bates, a “mãe” e o Motel Bates, que é praticamente uma entidade a parte no filme. Norman acabou ficando no imaginário popular como aquele tipo de assassino do qual ninguém desconfia, que chega até a despertar certa pena das pessoas, de tão boboca que parece ser. A cena do assassinato no chuveiro, no filme de 1960, é uma das mais famosas e imitadas de todos os tempos.



HAL 90002001: Uma Odisséia no Espaço (1968) – Voz de Douglas Rain

A espaçonave S. S. Discovery está a caminho de Júpiter, provavelmente para descobrir a origem de toda a existência. No comando estão Dave Bowman e Frank Poole, mas HAL 9000, o mais avançado de todos os computadores, decide que uma missão tão importante não pode ficar a cargo de simples mortais, tão sujeitos às falhas. O velho embate entre homem e máquina nunca foi tão contundente quanto na solidão do espaço. Um detalhe especial para HAL cantando “Daisy”, enquanto suplica piedade a Dave.



Annie WilkesLouca Obsessão (1990) – Kathy Bates

Um famoso escritor de livros açucarados sofre terrível acidente. Ao acordar, está em uma casa, sob cuidados de Annie Wilkes, enfermeira aposentada e, segundo ela mesma, sua maior fã. Quando Annie descobre que o paciente resolveu matar sua personagem preferida, decide usar todos os recursos possíveis para mantê-lo aprisionado, até que reescreva a história da maneira que ela considera correta.

A vilã vem diretamente das páginas de Stephen King. Quando um famoso tem pesadelo com algum fã, com certeza é a Annie que aparece em seu sonho.



Alex Forrest - Atração Fatal (1987) - Glenn Close

Alex deveria ser apenas mais uma conquista de Dan, homem casado que começa a ter um caso aparentemente banal com essa mulher, que conheceu no trabalho. Aos poucos, ela vai se tornando mais e mais obcecada por ele. Logo, Alex está telefonando para sua casa, perseguindo sua família e pegando o coelhinho de estimação. Glenn Close tem uma atuação inesquecível neste filme.



Saruman, o Branco - Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002), O Retorno do Rei (2003) - Christopher Lee

É claro que nenhuma lista de vilões ficaria completa sem Christopher Lee. Em uma história em que o principal vilão é apenas uma idéia e um "olho", Saruman tem a obrigação de personificar o mal e ser o contraponto a Gandalf, mestre e oráculo do lado do bem. Em suas poucas aparições nos filmes, Saruman se mostra um personagem que perdeu o rumo e acabou sucumbindo ao mal, fazendo de tudo para atingir seus objetivos, escravizando e destruindo tudo o que existe de belo à sua volta.

A voz de Christopher Lee conjurando feitiços malignos é de arrepiar.


Esta foi a primeira parte da lista. Deixe suas sugestões para a segunda parte. Quem são os grandes vilões de todos os tempos, no cinema?

Maiores vilões do cinema - parte 1 é um post original do blog dos Grandes Filmes.



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO