10 filmes de mulherzinha, mas muito mulherzinha mesmo!
Ashton Kutcher, Bill Nighy, Carol Bull, Colin Firth, Drew Barrymore, Ellen Page, Hugh Grant, Jennifer Garner, Julia Roberts, Lista, Patrick Swayze, Renee Zellweger, Richard Gere, TextoNa literatura, tem um nome: chick lit. No cinema, é chick flick ou comédia romântica. Os homens chamam de filmes chatos. E as mulheres chamam de “história da minha vida”, com trilha sonora e fotografia maravilhosa. Mas há um consenso, em chamar tudo isso de filme de mulherzinha.
Eu adoro filme de mulherzinha. Não me critiquem por isso, eu sou mulher e tenho que ceder a minha vontade de um pouco do romantismo, drama e risadas de vez em quando. Não consigo viver só de filmes europeus e cults; às vezes todos precisamos de um blockbuster. E não tem nada mais bloskbuster que uma boa comédia romântica.
Esse é o tipo de filme que todas as mulheres amam, e todos os homem odeiam (ou fingem que odeiam). A gente ri, chora, se emociona. Torce pra mocinha, xinga o vilão. Se apaixona pelo herói, canta trilha e depois fica falando que é o filme preferido até assistir outro do mesmo tipo.
Mas a verdade é a seguinte: toda mulher tem sua lista dos 10 filmes românticos-melosos-de-mulherzinha. E eu resolvi compartilhar a minha lista com vocês.
1- O Diário de Bridget Jones: nada mais mulherzinha do que escrever um diário. Filme sobre os dramas de Bridget Jones, uma mulher linda e levemente acima do peso que se enfia em muitas confusões em busca do homem perfeito. Com Colin Firth, Hugh Grant e Renée Zellweger nos papéis principais, formando um triângulo amoroso muito louco. Destaque da briga entre os dois bonitões. Ele é meu número um porque não tem como não se identificar com a Bridget.
2- 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você: um drama adolescente. Ficar ou não ficar com o bad boy? Ir ou não ao baile? Estudar ou não na França? Torturar ou não a irmã mais nova? Alguns problemas de quando somos adolescents, e depois que ficamos adultos, parecem meio fúteis. Tudo isso retratado no filme com Julia Stiles e Heath Ledger. Trilha sonora maravilhosa e o saudoso Heath na sua melhor forma.
3- Letra e Música: um ex-ídolo pop tenta dar a volta por cima compondo uma música para a estrela do momento. Entretanto, ele não é muito de letras, só de melodia. Numa corrida contra o tempo, ele encontra a parceira ideal e rola aquele clima. Como é possível estragar essa relação? Com Drew Barrymore e Hugh Grant, tudo é possível. Outro filme com trilha sonora maravilhosa, do tipo casamento.
4- Juno: um grande filme sobre uma menina comum. Juno é só uma adolescente quando fica grávida e decide dar o bebê para adoção. O filme retrata esses 9 meses, em que sua barriga foi crescendo, seus amigos foram sumindo e seu coração foi ficando apertado. Com Ellen Page no papel principal, este filme já virou um clássico. Uma comédia dramática com diálogos inteligentes e uma fotografia linda.
5- Simplesmente Amor: "I feel it in my fingers, I feel it in toes". O Natal deixa nossos corações cheios de sentimentos, e esse filme retrata nada mais do que isso. As relações que mantemos entre amigos, entre família, entre colegas, todas estão neste filme que tem o Natal como pano de fundo. Um filme com muitos atores e muitas histórias. Hugh Grant, Colin Firth e Rodrigo Santoro estão nele.
6- Dirty Dancing - Ritmo Quente: quem nunca teve vontade de dançar arrasando que nem a Baby que atire a primeira pedra. A famosa história de amor entre a dama e o vagabundo. Aluna rica se apaixona pelo professor de dança pobre, rola uma intriga com a família, uma desilusão amorosa da irmã e a dança final, que faz até marmanjo chorar. A famigerada música "Time of my life" já tocou em casamento, 15 anos, bodas... e continua na moda. Com o saudoso Patrick Swayze.
7- Uma Linda Mulher: o clássico dos clássicos. Ela, uma garota de programa. Ele, um executivo rico. Se apaixonam, rola uma intriga, ele dá uns presentinhos e no final rola o beijo apaixonado. Superando preconceitos, este filme mostra que as profissionais do sexo também amam. Com Julia Roberts e Richard Gere, e outra música famosa que já cansou de tocar em toda e qualquer festa: "Pretty Woman".
8- Como Se Fosse a Primeira Vez: nada mais romântico do que conquistar todos os dias a mesma mulher, de muitas formas diferentes. No início, ninguém entende o que ocorre, mas logo que é revelado o problema da mocinha todos nos compadecemos da situação. Com Drew Barrymore e Adam Sandler, muitas risadas e lágrimas na certa. Um filme que prova que existe mesmo essa coisa de "o homem dos meus sonhos".
9- De Repente 30: a atualização daquele filme com o Tom Hanks, Quero Ser Grande. A menina sonha em ter 30 e tem seu desejo realizado. Entretanto, só o corpo cresceu, a mente ainda é de uma garota. E quando ela descobre que está longe de ser quem ela achava que seria, você fica com peninha e torce pra ela voltar a ter 13 anos. Com Jennifer Garner e Mark Ruffalo, tem uma cena ótima deles dançando Thriller e deixa aquele famoso aviso: cuidado com o que você deseja!
10- De Repente é Amor: um garoto e uma garota que vivem se reencontrando nos acasos da vida. Ele é um cara todo certinho, com um cronograma pra vida toda. Ela é uma garota toda descolada e que segue com o fluxo. Que tipo de futuro eles poderiam ter juntos, quando o universo conspira contra eles? Um lindo filme, com uma linda trilha e uma linda fotografia. Com Amanda Peet e Ashton Kutcher. Destaque para a cena em ele faz uma serenata com a música mais brega de todos os tempo "I’ll be there for you", do Bon Jovi.
Você acha que faltou algum filme? Me diga qual é e por que! Porque lista é assim mesmo, cada um faz a sua.
10 filmes de mulherzinha, mas muito mulherzinha mesmo! é um post original do blog dos Grandes Filmes.
Autora: Carol Bull - @carolzinhabull Formada em Estudos de Mídia, faz pós-graduação em Arte e Cultura. É amante do cinema desde sempre. |