Artes conceituais de Brave, o novo filme da Pixar
Ale Camargo, animação, Brenda Chapman, Imagem, Mark Andrews, News, pixar, TextoHá alguns dias atrás, o site Entertainment Weekly publicou artes conceituais inéditas de um dos próximos filmes da Pixar, Brave. O filme – com data de estreia programada para 22 de junho de 2012 – contará a história de Merida, uma jovem princesa das highlands escocesas que desafia seus pais ao querer ser uma arqueira, e coloca o reino em perigo. Será o décimo terceiro filme do estúdio.
Ainda é cedo para dizer muito sobre Brave (originalmente intitulado The Bear and the Bow), mas já há alguns detalhes interessantes. Esse será o primeiro conto de fadas da Pixar, tema tradicionalmente mais explorado pela Disney. Será também a primeira história deles protagonizada por uma personagem feminina, e originalmente estava sendo dirigido pela primeira diretora da história do estúdio (Brenda Chapman, chefe de desenvolvimento de história de O Rei Leão, e co-diretora de O Príncipe do Egito).
Entretanto, em meio a rumores de problemas na produção, Brenda Chapman (que também foi a autora do argumento original) foi demitida no final do ano passado, e a direção passou para Mark Andrews (diretor do curta-metragem Banda de Um Homem Só).
Essa não é a primeira vez em que um filme da Pixar passa por uma mudança brusca no meio de uma produção. O caso mais notório talvez tenha sido com o filme Ratatouille, quando o roteirista e diretor Jan Pinkava foi substituído de última hora por Brad Bird (Os Incríveis).
Mas além disso, John Lasseter e os demais diretores da Pixar parecem vir aplicando a mesma política aos projetos da Disney sob sua supervisão. Eles demitiram Chris Sanders e Dean DeBlois do filme Bolt (originalmente intitulado American Dog). Também afastaram o veterano animador Glen Keane da direção do filme Enrolados (que por anos foi chamado, mais razoavelmente, de Rapunzel).
Difícil saber o quanto as recentes mudanças afetarão Brave. Mas vamos torcer para que, independentemente desses problemas, venha por aí mais um grande filme.