Christopher Lee - O vilão
Christopher Lee, George Lucas, Horror, Melhores Filmes, O Hobbit, PeterCushing, Senhor dos Anéis, Star Wars, Terror, Texto, Tim BurtonNascido em 1922, o ator britânico Christopher Lee pode ser considerado O VILÃO do cinema.
Além de ter feito vários filmes de terror pela Hammer, ele interpretou vilões em três das séries mais conhecidas da história do cinema: 007, Senhor dos Anéis e Star Wars.
Muito alto, com uma voz grave e empostada, Lee impressiona assim que entra em cena. Em poucos minutos dá para perceber que ele é perfeito para perseguir mocinhos (e jovens indefesas), fazer discursos marcantes e, obviamente, conjurar feitiços do mal.
Atuando desde 48, Lee fez ponta em vários filmes. Em 1957, ele interpreta a criatura em A Maldição de Frankenstein, da Hammer Films. Foi a deixa para que ele passasse a ser, juntamente com o Peter Cushing, um dos principais atores da produtora.
Em 1958, fez o papel principal em Drácula, personagem que interpretaria em pelo menos 10 filmes. Lee, nos anos 60 e 70, ficaria muito conhecido pelo papel do Príncipe das Trevas. Ainda nos anos 60, pela Hammer, ele faria A Múmia, O Médico e o Monstro e mais uma série de filmes de terror.
No ano de 74, Christopher entra no hall dos vilões de 007, ao interpretar o assassino Francisco Scaramanga em 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro. Scaramanga quer eliminar James Bond (Roger Moore) com sua arma de ouro, a fim de provar que é o maior assassino do mundo.
O ator continuou trabalhando em muitos filmes nos anos 80 e 90, muitas vezes fazendo participações especiais em filmes como A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Tim Burton.
Lee voltaria a aparecer com força total no começo dos anos 2000. Em 2001, 2002 e 2003, o ator interpretou magnificamente o mago Saruman, um dos grandes vilões da trilogia de O Senhor dos Anéis. As cenas em que Saruman faz seus feitiços e discursos são impressionantes.
Ainda em 2002 foi lançado Star Wars - Ataque dos Clones, onde Lee fez o Conde Dooku, um jedi que sucumbiu ao lado negro da Força. O ator conseguiu a façanha de criar um dos poucos personagens marcantes da nova trilogia, ao interpretar um guerreiro com jeito de lord, exímio espadachim e de muita lábia. O personagem voltaria a aparecer no começo de Star Wars - A Vingança dos Sith, de 2005.