Os 10 maiores fracassos de bilheteria de 2011
Brad Anderson, David Gordon Green, Jodie Foster, Joel Schumacher, Kevin Munroe, Lee Tamahori, Lista, Marc Forster, Marcus Nispel, News, Retrospectiva, Retrospectiva 2011, Simon Wells, TextoDepois da lista dos 10 filmes que mais arrecadaram em 2011, chegou a vez de listarmos 10 grandes fracassos de bilheteria em 2011.
Essa lista é mais complicada de se fazer, e muito mais divertida, também.
Em primeiro lugar, deve-se sempre levar em conta que a bilheteria deve ser comparada com o orçamento estimado do filme. Se analisarmos apenas a arrecadação, podemos ter uma impressão errada.
Este é o caso do famigerado Lanterna Verde. Com uma bilheteria mundial em torno de 219 milhões de dólares, poderíamos pensar que o filme é um grande sucesso. Seria, se o orçamento do mesmo não tivesse sido de 200 milhões. Quase que o filme não se paga. Apenas para compararmos, podemos pegar outro filme que tem o mesmo orçamento: Carros 2. Sua arrecadação em todo o mundo ultrapassou os 550 milhões de doletas. Isso sim é um sucesso.
Nesta época surgem várias listas citando os fracassos de bilheteria, mas como várias delas são apenas traduções de listas americanas, acabam cometendo o erro de não levar em conta a bilheteria no restante do mundo. Muitas vezes, um filme é salvo com a bilheteria estrangeira, depois de ter fracassado nos EUA. É o caso de Padre, que custou 60 milhões, arrecadou menos de 30 milhões nos EUA, mas conseguiu quase 50 milhões fora das terras do Tio Sam, somando uma arrecadação total de 78 milhões.
Mas chega de lenga-lenga e vamos à lista de 9 filmes que arrecadaram menos da metade do que custaram (e um blockbuster que arrecadou só um pouquinho a mais que a metade):
1. Redenção (Machine Gun Preacher, de Marc Forster) - O filme estrelado por Gerard Butler pode ser considerado o grande fracasso de 2011. Orçado em 30 milhões de dólares, o filme arrecadou 1,1 milhão em todo o mundo. O filme ainda deve aumentar sua arrecadação, já que ainda está sendo lançado em alguns países, mas não deve conseguir muito mais do que isso. Até agora, recuperou apenas 4% do que foi gasto em sua produção.
2. O Dublê do Diabo (The Devil's Double, de Lee Tamahori) - Custou cerca de 19 milhões e arrecadou 1,3 milhão, 7% do valor gasto.
3. Mistério da Rua 7 (Vanishing on 7th Street, de Brad Anderson) - Custou cerca de 10 milhões e teve bilheteria de pouco mais de 1 milhão, 11% do valor gasto.
4. Reféns (Trespass, de Joel Schumacher) - Este merece uma atenção especial. Estrelado por Nicolas Cage e Nicole Kidman e dirigido por Joel Schumacher (aquele mesmo de Batman Eternamente e Batman & Robin), Reféns é um erro do começo ao fim. O filme custou cerca de 35 milhões de dólares e arrecadou, nos EUA, apenas 24 mil (isso mesmo, mil). No fim, com a bilheteria de fora dos Estados Unidos, conseguiu uma arrecadação total de 4,8 milhões, 14% do que foi gasto.
5. The Big Year (The Big Year, de David Frankel) - Este nem foi lançado por aqui. Custou cerca de 41 milhões e arrecadou 7,4 milhões, 18% de seu valor.
6. Dylan Dog e as Criaturas da Noite (Dylan Dog: Dead of Night, de Kevin Munroe) - Custou 20 milhões e arrecadou 4,6 milhões, 23% do que foi gasto.
7. Marte Precisa de Mães (Mars Needs Moms, de Simon Wells) - Este é outro que merece um comentário. A animação custou cerca de 150 milhões de dólares, uma verdadeira fortuna, mas recebeu críticas bem fracas e acabou nem chegando aos cinemas de vários países. Arrecadou pouco menos de 39 milhões, 26% de seu orçamento.
8. Um Novo Despertar (The Beaver, de Jodie Foster) - Estrelado por Mel Gibson, que há tempos não emplaca uma, custou 21 milhões e arrecadou apenas 6,3 milhões, 30% do que foi gasto.
9. Sua Alteza? (Your Highness, de David Gordon Green) - Outro filme de grande orçamento, com James Franco e a oscarizada Nathalie Portman no elenco. Gastaram quase 50 milhões de dólares. Acabou arrecadando apenas 24,8 milhões, 50% do orçamento.
10. Conan - O Bárbaro (Conan: The Barbarian, de Marcus Nispel) - Uma superprodução, custou 90 milhões de dólares e arrecadou 48,7 milhões em todo o mundo, pouco mais da metade do que foi gasto (54%).
Claro que temos que finalizar a lista fazendo novamente uma menção honrosa ao Lanterna Verde. Apesar dele ter conseguido se "pagar", é óbvio que ele foi uma grande decepção da Warner, que provavelmente esperava uma arrecadação pelo menos duas vezes maior para o seu grande filme de herói do ano (Thor, Capitão América e X-Men, da Marvel, conseguiram na bilheteria pelo menos o dobro do que custaram).
Um fracasso de bilheteria pode evitar uma continuação, queimar totalmente um diretor ou, em alguns casos mais graves, até levar um estúdio à falência. Talvez por isso os estúdios estejam dando preferência em investir em sequências, que costumam ter retorno garantido.
Você acha que algum destes filmes merecia melhor sorte nas bilheterias? Deixe sua opinião.
Fonte: Box Office Mojo e IMDb
Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível. |