Globo de Ouro: Histórias Cruzadas merece o prêmio principal
Crítica, Emma Stone, Globo de Ouro, Globo de Ouro 2012, Premiação, Resenha, Tate Taylor, Viola DavisO diretor Pedro Almodóvar declarou que o Globo de Ouro é um prêmio muito mais humano do que o Oscar e só tenho a concordar. Depois de assistir à metade dos indicados ao prêmio de Melhor Filme (ainda não vi Os Descendentes, Cavalo de Guerra e Hugo Cabret), é possível perceber como os longas de 2011 mexem com o emocional do público.
O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball) mostra um diretor de baseball que fracassou como jogador na juventude e promete usar um novo método para ganhar campeonatos. Ele utiliza jogadores considerados ruins para mostrar que há muito mais no esporte do que a fama ou o talento para alcançar a vitória. O filme Tudo Pelo Poder (Ides of March) relata traição, chantagem e a busca pela vitória, deixando de lado integridade, honestidade, lealdade e conceitos morais. Já Histórias Cruzadas (The Help) conta a história de uma mulher à frente de seu tempo que contesta o preconceito racial na década de 60, quando empregadas domésticas não podiam nem usar o mesmo banheiro de suas patroas.
Histórias Cruzadas provavelmente não vai competir pelo Oscar, mas merece reconhecimento: um filme sensível, bonito, com excelentes atuações e uma história emocionante sem deixar de ser divertida. É triste ver a realidade do sul dos Estados Unidos na década de 60: o assassinato de Martin Luther King, a Ku Klux Klan, a morte de John F. Kennedy e outras mudanças que ocorreram numa época tão marcante. O preconceito das mulheres suburbanas de classe média tanto com as empregadas quanto com mulheres que desejavam uma carreira de sucesso. Um filme que mostra a hipocrisia, a maldade e o preconceito de uma maneira revoltante. Não era fácil para uma mulher que estudou e gostava de trabalhar viver numa época e num local onde o único papel que ela podia ter era de esposa e mãe.
O diretor Tate Taylor viveu em Jackson, Mississippi, e era amigo próximo da escritora Kathryn Stockett, autora do livro The Help. Emma Stone brilha como a personagem Skeeter, junto das espetaculares atrizes Viola Davis e Octavia Spencer.
Vale a pena ser visto!
Globo de Ouro: Histórias Cruzadas merece o prêmio principal é um post original do blog dos Grandes Filmes.
Autora: Isabela Zamboni - @isabelazm Graduanda em Jornalismo. Adora filmes que fazem pensar e tem grande carinho por musicais. |