Diretores que devem ser vistos
Christopher Nolan, Isabela Zamboni, Lars Von Trier, Melhores Filmes, Pedro Almodovar, Stanley Kubrick, Texto, Woody AllenTodo mundo que é fã de cinema aprecia as obras dos principais diretores. Apesar de gostar muito de vários, escolhi 5 principais que merecem ser assistidos (claro que na minha humilde opinião) e por que vale a pena comentar sobre eles.
Stanley Kubrick
Não precisa de muita explicação. Kubrick é genial em seus filmes, principalmente por conseguir fazer diversas obras que mudam totalmente a temática. A maioria dos diretores segue a mesma linha de pensamento e os filmes acabam se tornando parecidos. Isso não acontece com Kubrick, que consegue trabalhar com gêneros totalmente diferentes: 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica, Lolita, Spartacus, De Olhos Bem Fechados, Dr. Fantástico, O Iluminado, cada um com uma história divergente.
O mais interessante é a visão do diretor: sempre mestre na ironia e com uma opinião pessimista sobre o ser humano. Ele tenta retratar os pensamentos e vontades mais íntimas de um ser, por mais absurdas que sejam.
Além disso, os filmes dele sempre têm trilhas sonoras que deixam um clima de tensão no ar.
Woody Allen
Diferentemente de Kubrick, Allen sempre segue a mesma linha em seus filmes: personagens que falam demais, temática do relacionamento, cenários lindos (Nova Iorque, Barcelona, Paris, Londres) e, claro, com grande tom de ironia. Woody é ótimo em comédias, que fazem você rir dos absurdos que as pessoas são capazes de fazer.
O que mais chama atenção nos filmes dele é como o ser humano tende a se preocupar com coisas infames e nunca pensam em como sua vida pode ser triste ou ilusória. Porém, os personagens passam por uma crise e acabam encarando tudo com outros olhos.
Outro fator interessante é que o diretor tenta passar seu conhecimento cultural para os personagens: música, cinema, literatura, filosofia. Vale a pena conferir!
Pedro Almodóvar
Os filmes de Almodóvar chamam a atenção tanto pela fotografia quanto pela temática.
Aborda com frequência a sexualidade e as vontades íntimas das pessoas (coisas que ninguém tem coragem de admitir). Retrata polêmicas como estupro, pedofilia, traição, homossexualidade, assassinato, travestis, prostitutas e personagens que não se encaixam na sociedade.
O que vale a pena é também o quesito irônico e divertido, além da fotografia chamar a atenção pela cor vermelha e tons quentes.
Suas obras são chocantes e interessantes.
Christopher Nolan
Definir Christopher Nolan é complicado, mas o ideal seriam filmes “mindfuck”, ou seja, que você precisa refletir, pensar duas vezes, reassistir e contemplar, de tão fantásticos.
Apesar de ter poucos trabalhos, o diretor já mostrou que tem futuro e faz sucesso. Suas tramas são tensas, enigmáticas e prendem a atenção do começo ao fim.
Conseguiu transformar a história do Batman numa obra-prima, com personagens marcantes e impressionantes.
Quem assistiu A Origem, O Grande Truque e Amnésia sabem como o diretor consegue trabalhar bem um roteiro e cativar o público.
Lars Von Trier
Apesar das inúmeras polêmicas e declarações sem pé nem cabeça, o diretor não deixa de ser genial em seus filmes. Ele consegue transmitir como ninguém a injustiça e a capacidade do ser humano de ser hipócrita, podre e egoísta.
Assistir às suas obras é se sentir irritado, triste e perceber que realmente existe aquele tipo de escória no mundo.
As filmagens são diferentes, com câmeras que parecem caseiras e personagens injustiçados e melancólicos. São filmes pesados, que acabam com o humor, mas Lars sabe como ninguém transmitir sensações e emoções fortes.
Claro que na hora de analisar obras de diretores, nunca levo em conta os problemas pessoais ou a personalidade de cada um. Penso que o que deve ser analisado são os aspectos técnicos e filosóficos de cada trabalho.
Outros diretores que são ótimos e merecem ser citados: Sofia Coppola, Akira Kurosawa, Martin Scorsese, Alfred Hitchcock, Darren Aronofski (e a lista segue infinita).
Quais os melhores diretores do cinema para você? Deixe seu comentário aí embaixo.
Autora: Isabela Zamboni - @isabelazm Graduanda em Jornalismo. Adora filmes que fazem pensar e tem grande carinho por musicais. |