Fica a dica: Psicopata Americano
2000, Christian Bale, Crime, Crítica, Fica a Dica, Mary Harron, Resenha, Sthefany Nunes, TextoE hoje, no Fica a Dica nós temos Psicopata Americano. Este é um filme que muitas vezes é mal interpretado, já que algumas pessoas pensam que ele é mais um dessas obras gore, com violência sem sentido.
A obra é uma adaptação do polêmico livro homônimo, de Bret Easton Ellis, muito discutido nos EUA por ter um alto teor de violência e sexo. Na história, temos Patrick Bateman, vivido por Christian Bale (sim, antes de ser o Batman, ele foi um maluco chamado Bateman, apenas uma coincidência), que é um executivo de grande sucesso, extremamente egocêntrico, que leva uma vida com muito luxo.
Conforme o filme se desenrola, vemos que Patrick é um sociopata totalmente sem limites, que faz o que for preciso para conseguir satisfazer seus instintos.
O filme retrata bem a cultura dos anos 80, marcada pela ascenção dos yuppies (jovens profissionais urbanos), conhecidos por manterem uma fachada de perfeitos, com bons empregos e grandes salários, frequentando ótimos restaurantes, mas com vidas totalmente degradadas, muitas vezes pelo uso de quantidades altíssimas de drogas.
Com uma direção segura de Mary Harron e trilha sonora envolvente, principalmente nas cenas de assassinato, Psicopata Americano se mantém clássico por ser um filme que faz refletir, não usando somente de assassinatos aleatórios para atrair maior audiência.
Recomendo assistir mais de uma vez, pois há muito o que se descobrir no filme.
Uma dica muito importante: esqueçam Psicopata Americando 2. Não estrague sua boa lembrança do primeiro filme.
Malditas continuações...
Autora: Sthéfany Nunes - @fannynunes Nerd de carteirinha com direito a live long and prosper e 42. Viciada em seriado e não faz nada sem música. |