Camisetas com frete grátis

A Serbian Film – Terror Sem Limites é só um filme muito ruim :: Crítica


A polêmica

A notícia chegou como uma bomba estourando na internet: a Justiça do Rio de Janeiro proibiu a exibição do longa de terror A Serbian Film - Terror Sem Limites, que seria projetado no Cine Odeon, em 23/07, como parte da programação da RioFan. Na verdade, isto apenas coroava uma controvérsia que tinha começado alguns dias antes, quando a CEF tinha vetado o filme em suas dependências, na Caixa Cultural.

A Serbian Film – Terror Sem Limites

Claro que a repercussão foi imediata, com parte da imprensa e os usuários das redes sociais se posicionando contra a censura. A ação, proposta pelo DEM - Partido dos Democratas (Aham, Cláudia, senta lá!), dizia em seu texto que o filme faz "verdadeira apologia a crimes contra criança e um incentivo para práticas de pedofilia". Para muitos, esta afirmação comprovava que quem propôs a censura não tinha visto o filme. Raffaele Petrini, o distribuidor de A Serbian Film no Brasil, contestou o DEM: "Qualquer pessoa que assistiu ao filme sabe que não há apologia alguma. Fica claro que quem entrou na justiça não viu o filme, pois eu não mandei DVD para ninguém".

A polêmica se arrastou até o último dia 05/08, quando finalmente a saiu a classificação indicativa da obra, que obviamente foi liberada apenas para maiores de 18 anos. Mas quando tudo parecia terminado, eis que surge novamente o fantasma da censura e, no dia 09/08, a Justiça Federal de Minas Gerais proibiu novamente a exibição do terror em todo o Brasil.

Com esta nova proibição, o governo mais uma vez se coloca no papel de paizão dos cidadãos adultos brasileiros, que parecem não ter discernimento suficiente para decidir o que devem ou não assistir. Sob qualquer justificativa, a censura é deplorável e, independente do filme em questão, ridícula.

Cabe notar um fato interessante. Até um dia antes da proibição, o trailer de A Serbian Film tinha sido visto 1700 vezes, no período de cerca de um mês. Nos três dias depois da decisão da Justiça, o mesmo trailer recebeu 4300 visitas.

Como eu disse no twitter, não há melhor garoto-propaganda que a censura.


O filme

A Serbian Film - Terror Sem Limites conta a história de um ator pornô aposentado que, em troca de um bom dinheiro, aceita trabalhar para um diretor meio estranho, com ares de artista cult. Sem saber exatamente que tipo de filme será feito, logo ele percebe que está envolvido em algo muito sinistro, mas por diversos motivos não consegue deixar a “produção”.

A Serbian Film – Terror Sem Limites

O diretor Srdjan Spasojevic disse que "este é um diário de nosso próprio molestamento pelo governo sérvio. Estamos pagando na mesma moeda". Se o intuito era ser metafórico e criar alguma forma de protesto, Spasojevic falhou miseravelmente. Talvez teria sido melhor mostrar menos e dar mais margem para o espectador refletir. Se tem uma coisa que A Serbian Film não faz é chamar a audiência para qualquer tipo de reflexão.

A grande verdade é que o filme é uma bobagem inacreditável. Um amontoado de cenas que vão ficando cada vez mais violentas e repugnantes, que têm o único intuito de chocar a quem está vendo.

E é aí que realmente podemos perceber que quem quis proibir o filme não o assistiu. Eles poderiam falar que o filme dá vontade de sair da sala, ou que dá vontade de vomitar, mas jamais que ele incita a pedofilia. As cenas que envolvem crianças (e que visivelmente foram filmadas com bonecos) só causam repugnância.

Tudo no filme é muito ruim, a começar pela interpretação do ator principal, que é risível. O vilão parece ter saído de um filme tosco dos anos 80, é muito exagerado, você bate o olho nele e fala: "Ok, entendemos que você é o cara mau do filme". E o roteiro não tem nada que chame a atenção, uma história totalmente óbvia em que você consegue adivinhar tudo oque vai acontecer 10 minutos antes.

Ao contrário de filmes como Short Bus, que passa o tempo todo na TV paga, aqui não há cenas reais de sexo reais. Tudo é simulado e sem muito cuidado, fica bem óbvio que não está rolando sexo ali. Uma das cenas de assassinato até que é bem feita, onde a atriz é morta com uma machete, mas as outras me lembraram Jason Voorhees matando adolescentes em Crystal Lake. A cada golpe dado gritamos: "Boneco! Boneco! Boneco!"

A Serbian Film – Terror Sem Limites

Toda a sequência final, que deveria impactar quem está assistindo, acaba não tendo o tanto efeito. O filme já mostrou tanta coisa desnecessária que os eventos finais não chocam mais. E, de novo, é só prestar um pouquinho de atenção nas reações dos atores que você vai adivinhando tudo antes.

A verdade é que, aqui no Brasil, A Serbian Film seria um filmeco visto por algumas centenas de fãs de filme de terror gore. Agora, com esta propaganda gratuita, está todo mundo comentando e querendo saber do que se trata.

Polêmico, violento, gratuito, grotesco... A Serbian Film - Terror sem Limites é só um filme muito ruim.

Fontes: Cineclick e O Globo



Grandes Filmes Autor: Grandes Filmes - @grandesfilmes

Criador e revisor do blog dos Grandes Filmes. Viciado em cinema e nerd incorrigível.
QR-Code

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO