Camisetas com frete grátis

Farinelli - O Castrado: Filme para os amantes de óperas


Farinelli foi uma curiosa personalidade do século XVII. Ele possuiu uma das maiores vozes líricas de sua época. No entanto, a proposta da criação de sua cinebiografia vai muito além de uma simples retratação de sua importante trajetória, ou apresentá-lo para aqueles que não o conheciam, mas sim mostrar de fato quem foi “O Castrado" e como e porque ele ficou tão famoso na Europa.

Farinelli - O Castrado, de Gérard Corbiau

Em termos narrativos, sabemos que para que certas perguntas sejam respondidas, é essencial fazer uma pesquisa aprofundada da personalidade em questão, pois essa atitude evitará que a história se torne obscura, não deixando nenhum tipo de dúvida no espectador, já que estamos lidando com fatos reais.

Nas cinebiografias é muito comum (e necessário) o uso de flashback para explicar fatos que ocorreram no passado, e que terão algum tipo de ligação com os fatos futuros. Alem disso, a própria trama do filme exige do espectador um pouco de conhecimento histórico para entender os "porquês" relacionados às atitudes da época.

A primeira vez que ouvi o termo "castrado" foi no grupo de estudo de músicas líricas do qual fiz parte. Na época, o professor ministrante havia ressaltado um fato curioso: a partir do século XVI, havia se iniciado o processo de castração dos meninos, em sua maioria órfãos, para evitar que ocorresse a mudança de voz quando os mesmos chegassem à puberdade. O motivo para tal ato era, principalmente, porque as mulheres eram proibidas de participar dos coros das igrejas.

Farinnelli ganhou destaque porque sua voz abrangia uma vasta extensão de notas musicais, suscitando fortes emoções a todos aqueles que assistiam suas apresentações.

Farinelli - O Castrado, de Gérard Corbiau

A cena mais marcante do filme, sem dúvida nenhuma, é quando o Castrado está cantando a ópera Rinaldo: Lascia ch'io pianga, de Handel. Neste instante percebemos e entendemos porque Farinelli se tornou o mais famoso cantor castrado do velho continente e porque era tão solicitado pelos reis europeus.

É uma pena que não existam registros de como era a verdadeira voz de Farinelli. No filme, para se aproximar da possível voz, foi necessário usar um soprano e um contra-tenor somente para dar ao espectador uma breve noção de quão incrível ela seria..

Para os amantes de óperas, o filme é uma excelente recomendação assim como a própria ópera Rinaldo de Handel.



Ficha técnica:

Farinelli - Il Castrato

Direção: Gérard Corbiau

Roteiro: Andrée Corbiau / Gérard Corbiau / Marcel Beaulieu

Elenco: Stefano Dionisi / Enrico Lo Verso / Elsa Zylberstein / Jeroen Krabbé / Caroline Cellier




Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo do cinema e das séries?
ASSINE GRATUITAMENTE O NOSSO FEED RSS
Add no Google Reader

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO