A Arte de Drew Struzan
Ale Camargo, Cartaz, Drew Struzan, George Lucas, Guillermo Del Toro, Poster, Ridley Scott, Steven Spielberg, TextoO que “De volta para o Futuro”, “Star Wars”, “Indiana Jones”, “Blade Runner”, “Harry Potter”, e “Hellboy” têm em comum? Fora o fato que são alguns dos filmes e séries mais famosos do cinema, todos tiveram cartazes criados pelo artista Drew Struzan.
Hoje em dia é talvez difícil entender a importância dessa arte meio esquecida. Mas para aqueles que cresceram nos anos 70 e 80 (como eu) , os cartazes eram parte vital da experiência cinematográfica.
Eram também a primeira amostra que tínhamos da magia, emoção e aventura que os filmes nos reservavam. Claro que muitas vezes os filmes não chegavam aos pés das promessas coloridas de seus cartazes, mas isso não importa.
O fato é que a produção de cartazes para cinema era uma arte, e o norte-americano Drew Struzan foi um de seus grandes mestres. Nascido em 1947 e autor de cartazes para mais de 150 filmes, ele marcou época com seu trabalho. Trabalhou para alguns dos maiores nomes do cinema, entre eles Steven Spielberg, George Lucas, John Carpenter, Richard Donner, Guillermo del Toro e muitos outros.
Hoje – justamente quando tudo o que se imagina pode ser criado via efeitos digitais – a arte da produção de cartazes para o cinema praticamente se extinguiu. E temos cartazes em sua maioria preguiçosos, pouco mais que fotos grandes dos astros e estrelas.
Há poucos anos atrás, cansado da política dos grandes estúdios e desapontado com o rumo da publicidade no cinema, Drew Struzan decidiu se aposentar. Hoje - fora um ou outro trabalho especial para um amigo (como o cartaz da série Walking Dead, abaixo, que fez para Frank Darabont) - ele se dedica à sua arte pessoal e à sua família.
E , silenciosamente, o cinema perdeu um pouco de sua cor.
Autor: Alê Camargo - @bubafilmes Alê Camargo é roteirista, diretor de animação e leciona animação 3d na Pós Graduação da Universidade Anhembi Morumbi. |