Oscar 2012: O Artista é uma linda homenagem ao cinema
Crítica, Isabela Zamboni, Jean Dujardin, Michel Hazanavicius, Oscar 2012, Resenha, TextoO Oscar já foi uma premiação melhor. Neste ano, filmes muito fracos estão concorrendo ao prêmio: seria uma falha da Academia ou está complicado produzir bons filmes?
Fico com a primeira opção, afinal, diretores como David Fincher, Christopher Nolan, Quentin Tarantino, Darren Aronofsky e vários outros dessa nova geração surpreendem os fãs com longas fantásticos. Ao conferir os indicados a Melhor Filme, acredito que O Artista, de Michel Hazanavicius, seja uma das melhores escolhas. Não que Árvore da Vida ou Meia-Noite em Paris sejam ruins, mas o filme francês é uma belíssima homenagem ao cinema mudo e com delicadeza consegue transmitir fortes emoções ao espectador.
O Artista conta a história da transição do cinema mudo para o cinema falado e de um ator que se torna decadente (lembra um pouquinho o clássico Cantando na Chuva, mas acredito que seja proposital). Com uma fotografia impecável e repleto de cenas divertidas e comoventes, acredito que é um forte candidato a levar a estatueta. Os personagens são carismáticos, a trilha sonora é cativante e o roteiro não deixa a desejar.
Os Descendentes, Histórias Cruzadas, Árvore da Vida, Meia-Noite em Paris e Cavalo de Guerra também são filmes fortes e interessantes. Já o longa O Homem que Mudou o Jogo, estrelado por Brad Pitt, é o típico clichê que mostra aquela velha história sobre esportes e superação – nada original e que mereça um Oscar.
De qualquer maneira, a dica é conferir O Artista.
Mesmo sendo mudo e branco e preto (o que não agradou algumas pessoas na Inglaterra – elas pediram o dinheiro de volta quando perceberam que haviam pago para assistir um filme “antigo” no cinema) ele prende a atenção do começo ao fim. Principalmente pelos excelentes personagens e, é claro, o cachorrinho Terrier que rouba a atenção.
O filme estreia dia 10 de fevereiro no Brasil.
Oscar 2012: O Artista é uma linda homenagem ao cinema é um post original do blog dos Grandes Filmes.
Autora: Isabela Zamboni - @isabelazm Graduanda em Jornalismo. Adora filmes que fazem pensar e tem grande carinho por musicais. |