Um homem mascarado entrou em uma sala de cinema em Aurora, Colorado, nos Estados Unidos, e abriu fogo contra os espectadores do filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Segundo as primeira informações, o atirador, de cerca de 20 anos, soltou alguma espécie de bomba de fumaça e, em seguida, começou a atirar aleatoriamente nos clientes do cinema. O ataque ocorreu durante uma cena de tiroteio do filme, o que teria confundido ainda mais as vítimas.
A princípio, a polícia tinha informado um número de 14 mortos, mas uma nova declaração baixou para 12 a quantidade de vítimas fatais. Cerca de 50 pessoas teriam se ferido durante o crime. Não foram divulgados dados mais concretos.
Segundo informações de redes locais de TV, o atirador mascarado foi preso em um estacionamento, atrás do cinema. Vídeo mostra confusão na saída
Um vídeo supostamente mostra a confusão na frente das portas do cinema. Filmado com um celular, o vídeo não mostra nada de concreto, mas podemos ver clientes correndo, muita gritaria, seguranças e policiais, além de pessoas com sangue nas roupas.
Clube da Luta
Em 1999, um ataque semelhante aconteceu em uma sala de cinema do Shopping Morumbi, em São Paulo, durante a exibição do Clube da Luta.
Na ocasião, o então estudante de medicina Mateus da Costa Meira abriu fogo na sala de cinema, matando 3 pessoas.
Mateus foi condenado a 110 anos de prisão, mas a pena foi reduzida a 48 anos. Na prática, esta redução não quer dizer muita coisa, já que pelas leis brasileiras ninguém pode ficar preso por mais de 30 anos.
Filme abre discussão sobre sistema manicomial brasileiro e tem estreia transmídia
Hoje, dia 20 de julho, estreia o filme “Menos que Nada”, do diretor e roteirista Carlos Gerbase, responsável também por “3 Efes” e “Tolerância”. A novidade dessa produção é que o lançamento será realizado ao mesmo tempo nos cinemas, em DVD e na internet via streaming. A proposta da produção é facilitar o acesso do público ao cinema nacional e ampliar a discussão sobre o sistema manicomial e a saúde pública no Brasil, abordados no longa-metragem.
O enredo de “Menos que Nada” conta a história de Dante (Felipe Kannenberg) um homem solitário, que sofre de esquizofrenia e vive num hospital psiquiátrico esquecido pelos amigos e a família. O estado de saúde de Dante começa a mudar quando a nova médica residente Paula (Branca Messina) se interessa pelos seus sintomas e decide investigar sua vida, buscando pessoas do seu passado. Completam o elenco: Rosane Mulholland (René), Maria Manoella (Berenice) e Carla Cassapo (Laura).
A relação médico e paciente é explorada nesse suspense, que tem como pano de fundo os sintomas da esquizofrenia e o desencadeamento dessas reações. Para movimentar essa discussão e fazer as pessoas refletirem sobre o filme e o assunto, “Menos que Nada” promoverá uma forte interação com o público na internet por meio das suas redes sociais, no Facebook e no Twitter.
Serão publicadas informações sobre produção, elenco, curiosidades, estudos sobre o tema, análises de psiquiatras e psicanalistas, com a proposta de gerar discussões sobre esses temas e trazer pessoas para socializar dentro desse universo. Também serão realizadas promoções e desafios sobre o filme com os usuários.